ONLINE
74




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Secretários de Saúde da região visitam HR de TB
Secretários de Saúde da região visitam HR de TB

Local atenderá casos da COVID-19

 FONTE: PMTB

2020-06-04 às 07:43:26) Na terça-feira (2), no período da tarde, o prefeito Dr. Márcio Matos e o diretor da 21ª Regional de Saúde Cleverton Soares receberam os secretários de saúde da região para uma visita ao Hospital Regional de Telêmaco Borba (HRTB) que será referência ao atendimento dos pacientes acometidos pelo Coronavírus (COVID-19).

O hospital abriu as portas neste dia para atender oficialmente a população. A ação se deu pelos esforços reunindo o Governo do Estado do Paraná, Klabin e a Prefeitura de Telêmaco Borba.

De acordo com o cronograma inicial do Estado, o projeto ficaria pronta apenas em outubro.

Mas, por determinação do governador Ratinho Junior e apoio da Klabin e da Prefeitura de Telêmaco Borba, parte da operação foi antecipada, possibilitando inicialmente a abertura de 40 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria.

Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19, com a administração sendo feita pela Santa Casa de Ponta Grossa.

Além de Telêmaco Borba, o hospital irá atender também os moradores de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania. “O hospital de Telêmaco Borba está pronto há muito tempo, mas somente agora será entregue de verdade aos paranaenses. Não queremos fazer festa nem inauguração, apenas entregar mais um serviço à população”, afirmou Ratinho Junior. “O momento é de muita união. De falar menos e trabalhar mais”, acrescentou.

O prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos, ressaltou a importância da nova unidade hospitalar. "São mais de dez anos de espera. Estamos muito satisfeitos porque a cidade conta somente com hospitais particulares e há muitos pacientes que se deslocam diariamente para receber atendimento em outras regiões do Estado", afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Dr. Ede Pukanski, é importante a união dos municípios da 21ª Regional e que vieram se informar do funcionamento do hospital. “ É também fundamental garantir que, após a pandemia, continue funcionando e sendo uma referência no atendimento materno infantil que é a sua vocação e preencher um vazio assistencial em nossa região”.

PARCERIA – O convênio com a Klabin permitiu a aceleração da entrega. O investimento da empresa apenas nesta fase foi de R$ 1,5 milhão, direcionado a equipamentos, adequação e manutenção de estruturas de segurança e obras civis. “Esse hospital foi construído há muito tempo e precisou passar por reformas. Estamos colocando para funcionar sem olhar para trás, um dia histórico. O compromisso do Governo do Estado é trabalhar pelas pessoas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A edificação, destacou o secretário, foi inaugurada por diversas vezes desde 2010, mas ainda não tinha recebido nenhum paciente. "Essa unidade hospitalar é nova, mas precisava de reparos e manutenção. Com essa parceria entre o Governo do Estado e a Klabin, pudemos avançar, acelerar e em pouco mais de um mês disponibilizar leitos de UTI e de enfermaria voltados para os pacientes Covid-19”, disse Beto Preto.

REFERÊNCIA – Ele lembrou que quando estiver funcionando com a capacidade total, o centro médico terá espaço para 20 leitos de UTI e 60 de enfermaria clínica. No pós-Covid, a estrutura será dedicada preferencialmente ao atendimento da mulher. “Será uma referência para toda a região, com atendimento 100% SUS”, disse o secretário.

Responsável pela operação, Paulo Gustavo Bozz Serla, gerente na Santa Casa de Ponta Grossa, contou que 90 profissionais já foram contratados para administrar o dia a dia do hospital regional. “Será uma importante retaguarda para destinar todos os pacientes que testarem positivo. Isso faz com que o vírus não seja disseminado dentro das áreas hospitalares. As unidades de pronto atendimento, por exemplo, podem continuar com sua rotina normal”, destacou.

--

D