ONLINE
18




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Secretário de Segurança veio à TB
Secretário de Segurança veio à TB

Projetos do município foram elogiados

FONTE: PMTB

s

2020-02-14 às 07:17:49) A alta cúpula da Secretaria Estadual de Segurança Pública esteve em reunião com prefeito, Dr. Márcio Matos, na Prefeitura Municipal na manhã de quinta-feira (13). No encontro a equipe da Prefeitura pôde mostrar os projetos que vem desenvolvendo na área da segurança pública, iniciativas estas que foram bastante elogiadas pelo Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Rômulo Marinho Soares.

Estiveram na reunião o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Péricles de Matos; o Delegado Geral, Silvio Jacob Rockembach; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Maurício Genero; Diretor-Geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; Comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária, Tenente-Coronel Erich Wagner Osternack; o Comandante do 26º Batalhão da PM, Major Marcos Ginotti Pires; o Delegado Adjunto, Anderson Seiji Kudo; o Superintendente da Polícia Civil de Telêmaco Borba, Paulo Sérgio Torrecilha. Também estiveram representando a Klabin, Amanda Araújo e Reinaldo Kiel, além do Secretário Geral de Gabinete, Nando Matos; o Procurador Geral, Rubens Benck; o chefe de Gabinete, Wanderley Batista Carneiro e o analista de sistemas, Leandro Bernardi Ramires.  

A reunião inclusive começou com uma apresentação realizada por Leandro, onde mostrou os serviços de implantação Centro Integrado de Segurança (CIS), que reunirá as forças de seguranças municipais como a Guarda Patrimonial, a futura Guarda Municipal, a Centra de Videomonitoramento, TBTRan e também terá espaço para projetos das Polícias Civil e Militar, como o COPOM, o “Espaço Família” que servirá para atendimento de casos de violência infantil e contra a mulher, oferecendo um ambiente mais favorável para o atendimento dessas vítimas, entre outros importantes serviços. Os investimentos em segurança pública devem ultrapassar R$ 5,5 milhões.

O prefeito aproveitou a oportunidade para cobrar do secretário estadual um maior efetivo de policiais militares, civis e bombeiros. Diante dos avanços registrados na cidade, Coronel Marinho se comprometeu a aumentar o efetivo na cidade. O secretário estadual  cobrou que a Klabin inclua como contrapartida social do Projeto PUMA II, a construção de moradias para que policiais de outras cidades venham morar em Telêmaco Borba, a chamada Vila Militar. Os representantes da empresa se comprometeram em verificar a possibilidade.

No encontro também a Prefeitura entregou a matrícula do terreno desapropriado para construção do IML e do Instituto de Criminalística, além disso também foram tratados de espaços para construção da Delegacia Cidadã e o Cense e a Casa de Semiliberdade. Coronel Marinho elogiou o andamento do processo de desapropriação e pretende incluir no próximo orçamento as construções.

 

VISITAS

A criação do CIS despertou atenção especial do secretário estadual de Segurança, que visitou as obras do local, que está previsto para ser inaugurado em junho.  Ele viu o sistema de segurança do Programa Cidade Vigiada e destacou que Telêmaco Borba está “um passo a frente” das outras cidades. “É uma grata surpresa saber que a Prefeitura está a frente nesse quesito. Isso nos motiva a reforçar as forças policiais em Telêmaco. Eu levo a melhor impressão dos investimentos na cidade. Essa sinergia de união das forças policiais faz com possamos trazer os melhores apoios para cá”, comentou.

Coronel Marinho também acredita que o Centro será bem atuante, servindo de exemplo para outras cidades. Ele também recebeu informações dos investimentos feitos nos bairros, como as revitalizações de praças e espaços públicos e reforçou a ideia de que esse é um grande investimento que trará frutos a médio e longo prazo. O secretário Nando Matos também explicou que o Projeto Cidade Vigiada prevê construção de seis bases de apoio nos bairros de Telêmaco Borba, que ajudarão as forças da PM, Polícia Civil, além das forças de segurança do município. Iniciativa que também foi enaltecida pelo Secretário de Segurança. 

O comandante-geral da PM também foi só elogios à iniciativa. “Esse é o futuro. É a integração das forças e a inteligência a serviço da segurança. Aqui pode ser usado em vários serviços, inclusive para prevenção de crises. A cidade está de parabéns pela iniciativa”, afirmou Coronel Péricles.

A união dos trabalhos em um só espaço também foi enaltecida pelo delegado geral. “É fundamental o trabalho no mesmo espaço físico para que haja uma melhor coordenação das atividades. Sem dúvida a Prefeitura está fazendo um grande trabalho”, alegou delegado Rockembach.

Além do Centro Integrado de Segurança, as autoridades também visitaram as instalações que serão cedidas pela Prefeitura para construção do IML e do Instituto de Criminalística e também o terreno para construção da Delegacia Cidadã.

O prefeito se mostrou lisonjeado com a visita e também com os elogios recebidos das autoridades em Segurança Pública. “Isso mostra que nós estamos no caminho certo, sendo pioneiros nessa tecnologia no estado e que isso em breve colherá bons frutos. Foi interessante o reconhecimento que estamos um passo a frente de outras cidades, investindo em inteligência e que não poupamos esforços em dar ajuda para as Polícias, Bombeiros e principalmente trazer mais segurança para nosso povo”, explanou.