ONLINE
10




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

S 

D

W


Secretária municipal em Imbaú visita a Frísia
Secretária municipal em Imbaú visita a Frísia

Ela conheceu as instalações e vistoriou área de vegetação atingida por incêndio

FONTE: PMI

2021-09-16 às 07:32:36) A Secretária de Meio Ambiente de Imbaú Patrícia Hilgenberg, esteve recentemente visitando a Cooperativa Frisia. Além de conhecer as instalações e o importante trabalho desenvolvido, a secretária vistoriou uma grande área de vegetação atingida por incêndios florestais. O fogo dos últimos dias quase atingiu uma área da cooperativa e também do pátio de obras da prefeitura, causando transtorno para os moradores que residem ao redor.

Patrícia Hilgenberg informou que “ providências estão sendo tomadas para a prevenção e combate a este sério problema, inclusive com a implantação da Defesa Civil no município, com estrutura necessária para atuar nestas situações . Imbaú necessita dos trabalhos do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba e isso dificulta ainda mais o combate aos incêndios, pela distância e logística”, disse.

Apesar das chuvas dos últimos dias a estiagem que atinge nossa região e a vegetação ressecada fizeram aumentar a ocorrência de incêndios florestais. Somente em Imbaú o Corpo de Bombeiros registrou dezenas de ocorrências nos últimos dias. A orientação dos bombeiros é que as pessoas que avistarem uma ocorrência de incêndio florestal contatem imediatamente a central de operações da corporação, pelo número 193, e não tentem apagar as chamas por conta própria.

Além das condições climáticas ou naturais, uma parcela significativa dos incêndios é causada pela ação humana. As causas são as mais variadas, a partir de queimadas irregulares de vegetação e de lixo, bitucas de cigarro lançadas no mato, fogueiras e fogos de artifício, além das brincadeiras que as crianças, por inocência, acabam fazendo. No Paraná, a infração administrativa e a multa para os responsáveis por provocar um incêndio ambiental variam de acordo com o tamanho da área atingida. O valor mínimo é de R$ 5 mil, mas pode chegar a R$ 50 milhões, dependendo de quantos hectares foram afetados pelo fogo e os danos causados na fauna e na flora da região.

--

D