ONLINE
9




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


SECRETARIA DE OBRAS DE TB EM FOCO
SECRETARIA DE OBRAS DE TB EM FOCO

Kroll falou das iniciativas e obras e agradeceu ao prefeito por ter lhe confiado no cargo

c

2020-07-11 às 10:38:33) Na manhã de ontem, quem conversou com o Oberekando foi João Henrique Kroll (Ique), que é secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba. Foram diversas as pautas, abaixo, topicalizadas.

“Todos os secretários estão de parabéns, cada um na sua secretaria fazendo seu trabalho. Com as dificuldades que estamos tendo com a pandemia, mas estão fazendo o esforço ao máximo, de não parar todas as obras da cidade. Estamos trabalhando com bem menos efetivo. As vezes atrasada um serviço lá ou cá, mas a população entende”.

 

PRAÇAS E COMPLEXOS DE LAZER

Praças, foram citadas também por este site, como forma de haver interação das pessoas de bem, aos locais públicos. Estão se trabalhando em praças dentro da cidade, mas também praças novas, que são terrenos baldios que estavam abandonados. Estes, no passado, levavam doenças, como a dengue, além de terem sido refúgio para descaminhos.

Ele acenou para três grandes obras, que serão iniciadas: Centro comunitário do São Silvestre, e dois complexos na Vila Isabel. Estão em andamento na São Francisco, nas Cem Casas, quadra do Socomim e vários outros pontos da cidade. “Será inaugurada atrás do Conjunto Tibagi, uma praça. Outras pracinhas das Cem Casas nós também estamos mexendo. Então nós estamos mexendo em vários pontos da cidade”. Na Bandeirantes, o complexo, e também na Marinha: “São dois complexos importantes em dois bairros que precisam! ”. Ique anunciou também para o Bandeirantes, o início do recape asfáltico em ruas que estiverem necessitadas. Esta localidade já ganhou a iluminação de Led.

 

ILUMINAÇÃO

“Nós vamos ser o primeiro município do estado do Paraná, de 100% de iluminação de Led”. Hoje foi encerrada a iluminação no Casa Bella. No Jardim Argentina esta também será colocada. Ficará para a semana vindoura, o Distrito Industrial, lâmpadas de 150 e 200 wats, que completará os 100% naquele local. Esta ramificação, que deverá ser concluída nos próximos quinze dias, segundo o secretário, partirá do viaduto.

 

TRANSFORMAÇÃO DO SÃO SILVESTRE E JARDIM UNIÃO

Os bairros são Silvestre e Jardim União tem e terão no caso do primeiro, ainda mais, uma verdadeira transformação. O centro comunitário do Jardim União teve “OS” assinada por ele, e obras devem começar nos próximos dias. Ainda no Sã Silvestre, o terreno aonde estava o abrigo dos menores receberá uma grande obra, que é uma nova escola municipal. O Centro Comunitário do São João foi outra obra entregue, recentemente.

 

RECAPE

Chegando a quase 140 quilômetros. No início da gestão, a meta colocada fora de 100 quilômetros para os quatro anos. “Agora com o Bandeirante, Marinha, Jardim Ana Mery, também mais algumas ruas na Vila Rosa, para lá se concluir, além da Rio Iguaçu que nós estamos sinalizando”.

 

SINALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE TRÂNSITO

Foram ciados também os servidores do TBran. Kroll explicou que sob sua responsabilidade, o pavimento, e com a Secretaria de Gabinete, através de Luís Fernando Matos, via TBTran, a finalização destes, para uso.

 

 

COLETA DE LIXO

Os funcionários que eram deste setor, em sua maioria, comentou João, estavam se aposentando, dentre outros fatores que levaram a terceirização. Foi feito, inclusive, elogio a todos os servidores, “guerreiros”, que desempenharam este trabalho. Mas a terceirização, a equipe posta, vem recebendo elogios da população, pela atenção e esmero que vem tendo. Isso foi testemunhal inclusive, pelo entrevistador. “Nenhuma cidade hoje, acima de 50 mil habitantes, consegue fazer a coleta de lixo por conta própria, devido à dificuldade de contratação, e de manutenção”, destacou Ique.

Além do trabalho em si, o secretário disse que tem recebido muitos elogios quanto ao respeito dos garis com o morador, “de chegar, dizer bom dia, boa tarde, ou um oi. Esse é um sistema, que faz a diferença para um morador”.

 

FEIRA DO BEM

Um projeto que já está consolidado, e mais pontos de coletas foram colocados. Krol disse que teve a ideia em 2017, foi pesquisar, leu, esteve in loco em cidades que já a tinham adaptada. Depois levou até o prefeito Márcio, que deu sinal verde. “Acho que foi um dos maiores programas sociais... social e ambiental, que Telêmaco fez até hoje! ”. Essa semana, mais oito pontos novos de coleta de recicláveis e troca por alimentos: Rio Alegre, São Francisco, Área 10, Jardim União, Vila Osório, Área 1, Área 3 e Monte Carlo.

 

PONTOS DE CIRCULAR

Outra medida que tem agradado aos munícipes são os novos pontos de ônibus urbanos. Mais uma ação da TBTran.

 

BAIXA PRESENÇA DA POPULAÇÃO NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Um problema que é presente quase na totalidade do Brasil, onde as pessoas reclamam – o que é um direito delas -, mas essas mesmas, não participam das reuniões, discussões, audiências públicas ou conferências públicas que decidem o orçamento ou aonde serão aplicados os recursos das cidades! Telêmaco não foge, infelizmente, a isso: “O morador que estiver insatisfeito deve levar sua reivindicação até o presidente do bairro, e ele, vai trazer até nós!”. Para ele, dirigir-se à Secretaria, aos chefes de divisões, é outro caminho, após o primeiro, além, claro, de participar das audiências públicas: “Levar o problema seu ao solucionador deste, e não levar em redes sociais, antes de conversar”. Outro canal é também a ouvidoria, depois, caso, esgotadas as possibilidades já descritas.

A entrevista foi fechada com agradecimento do secretário à população, e em especial, ao prefeito, por ter a ele, confiado esta incumbência. Ele fez questão também de parabenizar quem está na linha de frente, que são os funcionários da Secretaria de Obras.

--

D