ONLINE
6




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


SECRETARIA DE OBRAS DE TB COM AGENDA LOTADA
SECRETARIA DE OBRAS DE TB COM AGENDA LOTADA

Ique comenta as diversas frentes de trabalho

s

2019-07-11 às 08:25:18) João Henrique Kroll, mais conhecido como Ique, que é secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, falou ao Oberekando na manhã de ontem. Confira os tópicos do bate-papo:

 

AÇÕES DE OBRAS QUE AUXILIAM NA SEGURANÇA

Num paralelo com a sua secretaria e Segurança Pública, ele vê com muita relação, pois ao se construir uma praça se levam as crianças ao lazer, ao esporte e à cultura, afastando-as de descaminhos. Também pavimentação, e o Programa Ilumina Telêmaco: “Na semana que vem vamos homologar o novo contrato para lâmpadas de Led, pela terceira etapa. Vamos terminar a iluminação 100% Led e isso é segurança! Os bairros Vila Esperança, Vila Cristina, Vila Rosa, Bandeirantes, e Área 6, que não foram contemplados, serão agora”. Outro fato com isso é uma economia na Copel, de 70 mil reais mês. Neste sentido ainda, pelo Gabinete, aproveitou ele, citando o Centro de Monitoramento que será efetivado.

A queda nos números de mortes nos últimos 60 dias, deve-se, segundo Ique, também a uma grande ênfase dada pelo governo municipal com Dr. Márcio à segurança, e jovens frequentando mais as praças e áreas de lazer: “Bonito você ver, por exemplo, na Área 7, a noite, aquela praça lotada de criança!”.

 

JARDIM UNIÃO COM NOVA REALIDADE

s

Um dos locais que anos e anos era abandonado pelas gestões, o Jardim União vive hoje nova realidade. Asfaltamento, antes, serviço de galerias, um complexo de lazer que mudou a cara daquele local, além de iluminação em Led. Existem ainda, de acordo com o secretário, algumas ruas com pavimentação a serem feitas e conforme conversa com Patrick Hernandes, presidente atuante do Bairro, deve acontecer até meados do ano que vem.

 

RENOVAÇÃO DE FROTA DA SECRETARIA E EQUIPAMENTOS MAIS EFICAZES

Há uma renovação de frota, e numa nova aquisição junto ao Governo do Estado, na Sedu, de dois caminhões caçambas novos, um caminhão pipa novo, este último visando ajardinamento e cuidado com todas, mas especialmente, as recentes praças. Também uma retroescavadeira nova e uma escavadeira hidráulica, e mais um equipamento para varreção de ruas, cujo caminhão já está no pátio: Este equipamento que nele será adaptado, poucas cidades têm, e sua capacidade é de até 20 Km/Dia de serviço. Um programa neste sentido em breve será lançado pelo Gabinete da Prefeitura.

 

COLETA DE RECICLÁVEIS: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO E AUXÍLIO DA PREFEITURA

Um alerta foi dado pelo secretário quanto a coleta de recicláveis, porque alguns bairros são percorridos bastante cedo, o que por vezes aquela pessoa que iria colocar algum resíduo a ser recolhido, o faz após ter passado a equipe, e reclama que o caminhão tenha se omitido.

A terceirização da coleta do lixo orgânico e também de recicláveis pela Prefeitura, além do Programa Feira Verde, deverão nos próximos dias serem lançados. A princípio, haverá a troca de três quilos de recicláveis por um quilo de produtos da Feira Verde: “Esse reciclável vai pra onde? Pra Cooperativa! Nós vamos dar condições de material limpo pra Cooperativa e vamos aumentar a renda dos cooperados!”.

 

PAVIMENTAÇÃO

O volume de recape asfáltico em nível de Paraná, em Telêmaco Borba, está bem avançado, e outro benefício é que diferente de várias cidades, a população não paga o asfalto em si, além do trivial imposto, o IPTU, aonde está inclusa taxa de manutenção.

As próximas localidades a receber esse benefício serão Monte Carlo, Áreas 2, 3 e 7, São João, algumas ruas na Vila Cristina e Rosa, que serão concluídas. Santa Rita, Alto das Oliveiras, Centro, Bandeirantes, Ana Neri e Macopa: “A Rua Guararapes na Marinha será finalizada, e mais algumas que ainda são de terra”.

COLABORAÇÃO DOS CONDUTORES: Se por um lado as vias estão ficando boas, por outro, aumenta por vezes a falta de consciência dos condutores de veículos e motocicletas, quanto ao limite de velocidade que tem sido abusivo, e o que faz com que a população peça mais e mais, os famosos quebra-molas: “Quebra-molas não são necessários para reduzir velocidade. Quem reduz a velocidade é o próprio condutor”. Hoje, por exemplo, explicou Ique, você já consegue desviar de uma via com muito movimento, quando se trabalhou na cidade a questão da mobilidade urbana. Bonavilla e Jardim Kroll foram dois dos locais citados, quanto a estrutura viária concluída.

 

ANDAMENTO DE OBRAS NA PRAÇA PEDRO CORTÊS ESTÁ INTENSO

s

O trabalho na Praça Pedro Cortês é outra realidade, e demanda de grande mão-de-obra. Ainda com os problemas que nela se viam, e com o início da reforma, quando ainda não havia sido fechada, esta era uma das mais movimentadas da cidade, então deve ser muito grande a procura pela mesma, e assim poderá ser considerada “Nova Pedro Cortes” (Grifo do site Oberekando), quando ela for entregue, após concluída a obra.

 

PARABÉNS A CADA VALOROSO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

Ele exaltou na entrevista, a liberdade de trabalho que é dada a ele, pelo prefeito Dr. Márcio. Na ocasião, em decorrência da Festa do Servidor neste domingo, aproveitou e saudou a cada colaborador de sua Secretaria e em geral, pois são os merecedores de todo carinho por parte da população e da Administração.

Ao encerrar o diálogo, Kroll fez questão de lembrar que a população está vendo o destino dos recursos que Telêmaco está recebendo, com as inúmeras ações e serviços prestados pela Administração, e sobretudo, pela Secretaria de Obras. Sem fugir do assunto, disse que as obras na Concha Acústica e Avenida Horácio Klabin vão acontecer.

Durante na conversa, provando a correria que é sua vida na Obras, Ique teve duas ligações do prefeito Márcio, ao qual agradecemos a paciência. Concluída a reportagem, os dois se encontraram na UBS do BNH para mais uma frente de trabalho.