ONLINE
7




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


Saúde e o Outubro Rosa 2020
Saúde e o Outubro Rosa 2020

Conscientização é premente na Secretaria telêmacoborbense

2020-10-05 às 08:13:36) O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca o controle do câncer de mama e do colo do útero, com objetivo de promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

A Clínica da Mulher  em Telêmaco Borba acredita que ter uma boa qualidade de vida é muito importante para a saúde da mulher. Um ponto crucial é a mulher ter conhecimento sobre o próprio corpo, dar importância aos fatores de proteção, como praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada e saudável, evitando bebidas alcoólicas e tabaco.

Em 2020, o Outubro Rosa vem como um marco ao retorno das ações de rastreamento, devendo ser realizado de maneira organizada, evitando dessa forma a transmissão da COVID-19.

O objetivo é alcançar ás mulheres do público-alvo na periodicidade adequada;

Mamografia: deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Citopatológico do colo do útero (preventivo): deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada três anos.

Ainda se ressalta a importância de realizar a vacina do HPV na faixa etária recomendada de 09 a 14 anos, em duas doses com intervalo de 6 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades de Saúde e da Clínica da Mulher, disponibilizam exames de rastreamento mamografias e preventivos para o câncer de colo de útero, devendo ser agendados previamente seguindo todas as medidas de prevenção para transmissão pelo COVID 19.

--

D