ONLINE
7




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


SAÚDE DE RESERVA, COM CLÁUDIO DE SOUZA
SAÚDE DE RESERVA, COM CLÁUDIO DE SOUZA

Secretário esteve com Beto Preto, que garantiu equipamentos e veículos. Parceria com IDF foi comentada

d

2019-06-21 às 13:28:56) Na semana que está se encerrando, o secretário de Saúde de Reserva, Cláudio de Souza, foi entrevistado do Oberekando. Ele, que quando exerceu o mesmo cargo aqui em Telêmaco, tinha já, um excelente relacionamento com a imprensa, assim continua. Atualmente, deixe-se evidente aqui, não é diferente a tratativa por parte de Ede Pukanski com os meios de comunicação. Cláudio, inclusive, elogiou a atuação do telêmacoborbense, frente à presidência do Cresems. “Nós temos uma felicidade e que ela não se perdeu, dos sete secretários. Isso permanece. Nós estamos trabalhando muito unidos, com apoio sempre quando um precisa do outro”.

Das obras na rodovia que liga a cidade a Porteira Grande e também do anúncio que deve sair a pavimentação asfáltica até Imbaú, o secretário tem inúmeros ganhos para sua pasta, a primeira com um basta nas curvas assassinas e que já tantas pessoas vitimou e a segunda, numa redução de tempo para deslocamentos até unidades hospitalares quando necessário.

Como secretário do Cosems-PR - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, esteve recentemente em reunião no gabinete do secretário de Saúde do Estado, Beto Preto. Na Conferência Estadual de Saúde também se fez presente, onde acertaram-se situações no setor, em relação ao Estado, e também, obviamente, quanto a Reserva. “Diante do descredenciamento do Hospital Menino Jesus para atendimento Sus, isso vai refletir em torno de 80 pessoas mês que nós vamos estar levando para Telêmaco Borba, com excelente parceria que nós estamos terminando de firmar com IDF”. Esta unidade hospitalar já está atendendo os pacientes reservenses.

 

RELACIONAMENTO COM O ESTADO

Nesse aspecto, Beto Preto sinalizou que uma ambulância na cota que será destinada pelo Estado nos próximos seis meses. Um segundo veículo, Logan Sedan 1.6, de imediato, também será liberado.

Na Unidade de Saúde de Santa Helena, cuja licitação saiu e de quase 800 mil reais, também foi pedido ao Estado nessa reunião de Cláudio, uma cadeira odontológica e gabinete completo, ao qual o prefeito Neto enviará um ofício e será formalizada a solicitação, “e pediu para que a gente elenque outros equipamentos aqui para o Pronto Socorro”. Um equipamento de ultrassonografia e um cardiotoco. Também respirador, bomba de infusão, cardioversor, “que hoje são equipamentos que hoje nós temos, mas importante termos mais, por garantirem sobrevida aos nossos pacientes, que estejam sobre nossos cuidados”.

Ele relembrou que pede tudo o que pode ao Estado e também ao prefeito, em prol da Saúde para os reservenses, e sempre tem sido atendido. Que confia no atual secretário de Estado, e pelas portas abertas que teve na época, com o secretário Michelle Caputo, hoje deputado estadual.

Disse que espera que o presidente da República reveja a tabela Sus, pois analisa que sem isso, fará com que hospitais fechem suas portas. No entanto, tranquiliza a população que será atendida pelo IDF que antes disponibilizava-se do hospital local, mas que “Graças a Deus continua com portas abertas para atendimento de outra população”, mesmo que exceto a Sus.

“Quero agradecer ao prefeito Neto, que não está medindo esforços no sentido jurídico e financeiro, para que essas parcerias sejam efetuadas”. Uma boa notícia dele e que era uma preocupação das gestantes, foi a assinatura e a garantia que o Hospital Menino Jesus continuará a ser prestador de serviços na área de obstetrícia, “custeados com recursos do município”.

Cláudio deixou registrado apoio incondicional do IDF, nas pessoas do seu presidente, Dr. André Coraiola e diretor administrativo, Gesner Penteado. Também à Clínica Sim, “que são pessoas que com o tempo nós adquirimos uma confiança de ambos os lados, e que neste momento eu estou usufruindo dos serviços”, mantendo atendimento de imagem e hospitalar.

 

NOTA DO EDITOR

d

Na visita anterior feita a essa cidade por este jornalista, por vezes em deslocamentos a cidades mais distantes de Telêmaco, é comum a este levar algum de seus irmãos, e um deles, teve um mal estar no caminho e foi, chegando a Reserva, muito bem atendido pela equipe e médico do Pronto Socorro local. “Meu particular muito obrigado, registro eu, Edivaldo Oberek!”