ONLINE
20




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


SAÚDE: CLÁUDIO DE SOUZA E AVANÇOS EM RESERVA
SAÚDE: CLÁUDIO DE SOUZA E AVANÇOS EM RESERVA

Secretário municipal falou ao Oberekando

s

2018-10-05 às 08:09:51) Coincidentemente aniversariante da sexta-feira (05), o secretário municipal de Saúde de Reserva foi o entrevistado desta quinta-feira. Cláudio de Souza (48) tem distinta caminhada e experiência na área, tendo exercido a mesma função em Ortigueira e Telêmaco Borba.

Política de boa vizinhança e tratativa cordial com toda a imprensa, desde que já era secretário de Saúde, primeiramente de Ortigueira, depois de Telêmaco e agora em Reserva, faz parte do cotidiano dele. “Tanto quanto os elogios, mas também quando necessárias, críticas, e sempre construtivas”.

 

INICIATIVAS E APOIO DO PREFEITO NETO

Quanto ao seu trabalho com a comunidade reservense, elogiou o apoio programático e financeiro que vem da Administração do prefeito Frederico Hornung, “assim como de gestão e parceria, conversando com a gente”, e neste sentido há a estrutura de vários setores, a exemplo do de Transporte. Neste, a compra de 12 veículos novos e uma licitação próxima para compra de mais dois veículos pequenos e uma ambulância.

Também a contratação de vários servidores: “Nesta semana mesmo eu estive na UBS da Campinas Belas, apresentando a médica concursada, Dra. Letícia, também a enfermeira Bárbara, que vai atender aquela localidade, que estava sem profissional de enfermagem”.

Na Vila Martins, deve ser entregue uma importante reforma naquela UBS. Investimento em torno de 400 mil no Pronto Atendimento Municipal onde funciona a Secretaria de Saúde, com um ambiente para urgência e emergência, e sala toda equipada: “Vamos ter um leito semi-intensivo, equipado com ventilador mecânico, monitor cardíaco, e cardioversor. Quase um leito de UTI de tão bem preparado”. Esta medida, segundo ele, dá maior segurança e tranquilidade aos pacientes, especialmente pelas distâncias entre Reserva e os centros com mais recursos como de Telêmaco e Ponta Grossa.  Acrescentou Souza que tudo isso é possível pela forte parceria com a população, com o Conselho Municipal de Saúde e os servidores, Câmara de vereadores, e um prefeito que já dá o orçamento de forma a cuidar do que já vem sendo feito, e com eficiência.

Cláudio explicou que o processo de trabalho na Saúde se inverteu, pois antes era descendente, onde se trabalhava com aquilo que se era dado, e com o passar dos anos e o crescimento dos colegiados ligados à Saúde, como o COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná) e Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS), conseguiu-se invertei isso, sendo hoje ela trabalhada de forma crescente: “O município vê suas prioridades, coloca no Plano Municipal de Saúde e daí busca recursos com o Estado e com a União”.

Na ocasião, o secretário enalteceu com o Consórcio Intermunicipal de Saúde e os municípios que dele fazem parte, a parceria com o IDF, Instituto Dr. Feitosa, de Telêmaco, que via central de leitos, tem tido uma postural elogiável, não existente antes, e que conta com a sensibilidade de André Coraiola e Gesner Penteado. Oportunamente, ele disse, inclusive, que assim como Reserva, os demais municípios estão pleiteando junto ao Consórcio, que o IDF tenha também cadastrado, um ambulatório para consultas e exames via Sus.

 

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Fora feita no dia 1º de outubro uma foto oficial com todos os colaboradores que estavam presentes na Secretaria, para marcar a abertura do mês. Uma campanha intensa em todas as Unidades Básicas de Saúde de coleta de preventivos será feita, e uma parceria forte com a Clínica Sim. Captar a doença de forma precoce é uma das ações que acontece no Outubro Rosa, analisa ele, “porque a chance de cura é muito maior”.

Com o encerramento desta campanha, segue-se o Novembro Azul, onde se irá buscar a ala masculina para que realize seus exames, e principalmente para que, em caso de incidência, se faça um diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata.