ONLINE
46




Partilhe esta Página

ACITEL

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


SARGENTO FREDERICO É HOMENAGEM NO BANDEIRANTES

Ele emprestou seu nome ao Centro Comunitário

2024-01-25 às 07:17:29) No final da tarde de ontem, após passagem da chuva, a Prefeitura Municipal fez a inauguração da revitalização e reforma do Centro Comunitário do Jardim Bandeirantes, que homenageou o morador David Frederico Santos, que faleceu em 2014.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Dr. Márcio Artur de Matos; sua vice, Rita Mara de Paula Araújo; os vereadores Ezequiel Ligoski Betim, Felipe Pedroso, Elisangela Rezende Saldivar, Antonio Carlos Flenik, Antonio Siderlei Siqueira, e falando em nome deles, Jeferson Thomaz de Abreu. A presidente da Associação de Moradores, Eliane Aparecida Cartes Cunha e secretários municipais, lá estiveram.

Além de filhos e demais familiares, o ato teve Ivone de Fátima Santos, a esposa do Sargento Frederico, como mais conhecido era, o homenageado.

O investimento foi de 150 mil reais, e o local tem 250 metros quadrados e consta nele, um salão de festa, cozinha, escritório, churrasqueira e seis banheiros, divididos entre femininos e masculinos.

 

HOMENAGEM (Dados fornecidos pela PMTB)

A justa homenagem ao senhor David Frederico dos Santos foram sugestões da presidente da Associação de Moradores, Eliane Cunha, e do diácono Pompílio Ferreira Filho, que foram prontamente aceitas pelo prefeito, Dr. Marcio, e a vice-prefeita, Rita Araújo.

David Frederico Santos, mais conhecido como Sargento Frederico, nasceu no dia 29 de dezembro de 1958, na cidade de Palmeira, filho de Clotário Santos e Vitalina Ferreira Santos.

Em 1968 se mudaram para a cidade de Irati para ter mais condições de estudos já que David era o mais novo dos quatro irmãos.

Em 1979 fez o concurso da polícia militar, onde foi aprovado, iniciando seus estudos em fevereiro de 1980 na academia policial Militar de Guatupê, se formando 3º sargento militar bombeiro em 28 de novembro de 1980. No mesmo ano também se casou com Ivone de Fátima Santos, e tiveram 3 filhos: David Frederico Santos Jr, Gustavo Ivoney Santos e Thaís Cibele Santos.

Em abril de 1984 fixou residência na cidade de Telêmaco Borba, onde tinham inaugurado recentemente um destacamento do Corpo de Bombeiros, vindo a morar com a família no bairro Jardim Bandeirantes.

Nesse meio tempo, os filhos cresceram, estudaram e constituíram suas famílias. Fred Júnior casou-se com Francine Hauser Santos e têm duas filhas: Carolina Hauser Santos e Camila Hauser Santos; Gustavo casou-se com Thaís Fernanda Cherato Santos e têm três filhos: Leonardo Ferreira Santos, Eduardo Ferreira Santos e Guilherme Ferreira Santos.

Thaís se casou com Emerson Ferraz, têm um filho que, em homenagem ao avô têm o seu nome: David Frederico Ferraz.

Sargento Frederico era um homem batalhador, qual sempre se incomodava com os problemas do bairro. Foi eleito pela 1ª vez vice-presidente, juntamente com senhor Alberto, popular Sapinho, no período de 2005 a 2009.

Nos anos de 2010 à 2014 foi eleito pela 2ª vez como vice, agora então do Sr Edinho. Em 2012 devido à candidatura para vereador de Edinho, ele assumiu a presidência do bairro, sendo assim, trabalhando em duas gestões. Nesta oportunidade Edinho não foi eleito, e assim, reassumiu a presidência no ano seguinte.

O tempo passou e devido a sua boa disciplina no quartel, recebeu várias condecorações militares vindo a ser graduado conforme hierarquia militar a 1° subtenente Frederico, sendo designado a trabalhar em Castro para comandar o quartel do corpo de bombeiros daquela cidade, onde permaneceu por cerca de 1 ano.

Aos 48 anos de idade pediu a baixa na Polícia Militar do Corpo de Bombeiros, pois já estava com a saúde um tanto debilitada.

Trabalhou na prefeitura municipal na gestão do então prefeito Dr. Eros.

Com mais tempo em casa, ele se dedicou à família e, principalmente à comunidade onde se tornou coordenador da igreja católica do bairro, a comunidade Sagrado Coração de Jesus, vindo então a se preocupar com a mesma, pois estava com sua construção condenada. Assim, seguindo todos os protocolos e diretrizes, pôs a antiga construção abaixo, dando então início a nova construção qual temos hoje.

Se dedicou fisicamente e espiritualmente à igreja como ministro da eucaristia, catequese de adultos e outras obras litúrgicas onde foi eleito duas vezes coordenador desta comunidade.

Fez também a escola de Teologia para leigos da igreja católica.

Preocupava-se não somente com o bairro, mas também com os problemas sociais e morais da cidade, assim vindo a trabalhar também como voluntário na Guarda Mirim e ainda como professor voluntário no Projeto Pescar, da indústria Braslumber.

Em abril de 2014 foi constatado que estaria seriamente doente, diagnosticado com um câncer no intestino e no fígado. Infelizmente o sargento Frederico nos deixou no dia 10 de julho de 2014. Seu corpo, inclusive, foi velado no Centro Comunitário, onde tanto lutou. Ficou para nós o carinho de suas lembranças, seus exemplos e seu legado de vida.

--

LEIA TAMBÉM:

SORRIDENTE PEDRO CRUZ, ETERNIZADO NO BANDEIRANTES: Inaugurado ontem, complexo de lazer que o homenageia.

SHOW DE ESPORTES NO JD BANDEIRANTES: Skate, Copinha de Futsal e Projeto Brincar, no Programa Multiação