ONLINE
36




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


SARAMPO: Saúde implanta dose zero
SARAMPO: Saúde implanta dose zero

Medida visa bloquear a disseminação do vírus

FONTE: PMTB

12/06/25 às 09:19:51) Por orientação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), Telêmaco Borba implanta a partir desta semana a “Dose Zero (D0)” da vacina contra o sarampo para aumentar a proteção contra a doença em crianças de seis meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias) de idade.

A ampliação da vacinação contra o sarampo é uma medida para bloquear a disseminação do vírus da doença que já possui casos confirmados autóctones em países vizinhos como a Argentina. O último caso registrado no Brasil foi em junho de 2022 e, no Paraná, em junho de 2020. A recomendação do Ministério da Saúde trata-se de uma medida preventiva para evitar a reintrodução do vírus no País.

A D0 não substitui as doses do calendário de rotina, que indicam uma dose de vacina aos 12 e 15 meses de idade com a tríplice viral. Além disso, em casos de contato com suspeitos ou confirmados de sarampo ou rubéola, a D0 deve ser administrada em até 72 horas após a identificação do caso suspeito.

Dentro da rotina, pessoas de 5 a 29 anos, devem ter 2 doses de vacina tríplice viral. De 30 a 59 anos, deve ter 1 dose da vacina tríplice viral. Os profissionais de saúde devem estar atentos, pois independentemente da idade, precisam ter o esquema com 2 doses.

A Secretaria de Saúde reforça que neste sábado, 14 de junho, as Unidades de Saúde Santa Rita, Jardim Bandeirantes, Socomin, BNH, Vila Izabel, Área 2, Centro, CAIC, Bela Vista, Alto das Oliveiras, Área 6, Triângulo e Marinha estarão abertas das 8h às 12h, das 13h às 17h; e a Unidade do Vila Esperança das 8h às 12h, para intensificação da vacinação contra Influenza, além de também ofertar a dose zero do sarampo.