ONLINE
7




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


SAPOPEMA: VALOROSA ASSISTÊNCIA SOCIAL
SAPOPEMA: VALOROSA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um bate-papo destacou importantes trabalhos desenvolvidos e trouxe a luz, alguns alertas

s

2019-04-15 às 20:44:15) Uma entrevista hoje em Sapopema, gravada no CIPS - Centro Integrado de Projetos Sociais, onde também situa-se a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tratou se diversos temas, como as crianças que são atendidas pelos projetos, as frentes de trabalho e desafios diários das colaboradoras, e onde se discutiu-se cuidados para se evitar abusos, sejam sexuais por parte de crianças e adolescentes, e também, crimes onde filhos e netos se apropriam de senhas ou cartões de benefícios de seus familiares, e até contraem empréstimos consignados sem que eles saibam. Todo esse trabalho em defesa da população é tratado pela SMAS.

O bate-papo foi com Silvana Maria Rocha Calixto, secretária municipal de Assistência Social; Angelita Subtil Guerreiro da Silva, diretora de Projetos da SMAS; Joile Mallmann, assistente social da SMAS, e Claudia Moro da Costa, comandante da Guarda Mirim de Sapopema.

 

CLÁUDIA COMENTA PROJETOS E GUARDA MIRIM

d

Cláudia citou os projetos em andamento, como da Costura, onde “as mulheres, além de aprender, podem vender o trabalho que fizeram aqui”. O EVA, recreação, Zumba e atividades físicas, a fanfarra que é composta de membros da Guarda Mirim, e aulas de artesanato em argila. Neste, o material vendido tem a renda revertida para a Provopar. Comandante que é da Guarda Mirim, ela falou que este trabalho vem resgatando bastante a questão moral dos alunos: “Já temos três convites de desfiles, sendo 10 de agosto para Morretes, em setembro, Ponta Grossa, novamente, e em dezembro, Camboriú.

d

 

JOILE FAZ ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS

Joile, com sala no mesmo prédio, assim como é o caso também de Angelita, informou que sua função é o acompanhamento dos alunos, como visitas domiciliares, atendimentos, de acordo com as necessidades trazidas pelos instrutores. Em conjunto com Angelita, tem também para si o resgate de alunos, sejam faltosos, ou que por algum motivo acabam não participando dos projetos, contatando com os pais ou fazendo reunião com os mesmos.

 

SILVANA: “O INTUITO DA SMAS É O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS”

Neste sentido, Silvana reforçou o intuito da Assistência Social que é o fortalecimento de vínculos. Ela lembrou a psicóloga que faz acompanhamento constante, e o contraturno que é feito, onde são atendidas crianças vindas das escolas. “As crianças são pegas nas escolas, almoçam com a gente e a tarde o ônibus as levam”. Uma Van, recém-recebida, é usada para buscar e levar crianças em suas casas. Também crianças que estudam à tarde, chegam pela manhã, almoçam e se dirigem à escola.

De diversas atividades extras, as crianças ontem (domingo), participaram da final do Campeonato no estádio, com a Guarda Mirim. “Foram sexta-feira pra Londrina, na Exposição! O que a gente está podendo melhorar, até na questão social deles, para poderem ter mais conhecimento e maior vínculo das crianças com outros locais, a gente está procurando levar eles, para que tenham uma nova visão, não só de Sapopema, mas de outros lugares que foram conhecer”.

 

A DIRETORA DE PROJETOS, ANGELITA, É FILHA DE DONA MARA, DO PÃO DO AMOR

Angelita, perguntada pelo Oberekando, falou da homenagem como Cidadã Honorária, que sua mãe, Mara Guerreiro, recebeu, e como a família viu esse momento: Dona Mara faz um lindo trabalho social, onde com o projeto “Pão do Amor”, tem também o envolvimento das crianças que são oportunizadas a ajudar durante a tarde. Estes pães são feitos na capela do Bairro da Mambuca, em média oito mil pães mês, doados à Casas de apoio ao Hospital do Câncer de Londrina, às casas de moradores de rua, aos lares de vovôs e vovós, além de casa de apoio a crianças com HIV, além de para o asilo de Sapopema, para o projeto ora entrevistado e à Apae sapopemense.

Ela explicou que se ensinam as crianças, disciplina, e isso, especialmente junto com seus instrutores que estão no dia-a-dia delas, e “essa humanização. Você vir ao próximo! Fazer o bem sem olhar a quem, porque eles vão até o bairro e não sabem pra quem vai esse pão”, além de com isso, aprenderem também noções de culinária.

 

SMAS: PALESTRAS COM DIVERSOS ENFOQUES E DIVERSAS OUTRAS AÇÕES

Outras ações são feitas pela SMAS, como o atendimento no Cras, que coordena o Bolsa Família, o Grupo da Melhor Idade, o Família Acolhedora, palestras com temas abordados com crianças, adolescentes e jovens.

 

ABUSO SEXUAL: DENUNCIE!

No Dia 18 de maio, por exemplo, dedicado ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes, estão sendo preparados materiais para campanha nesse sentido. Nesta área (ASSISTA O VÍDEO ABAIXO NA ÍNTEGRA), foi-se comentado e discutido o “abuso sexual” quando se trata de crianças, e quanto a adolescentes, a “exploração sexual”, e formas que elas possam ser aparentes, e que por óbvio, devem ser denunciadas. O que acontece muito, em casos quanto a isso, segundo Joile, “é que a criança, não verbaliza, por medo, por vergonha, e por várias questões”. Nas palestras, disse ela, é indicado que se converse com quem é seu amigo, “e não necessariamente, com seu pai ou mãe. Pode ser a professora, pode ir ao Conselho (Tutelar), pode procurar a instrutora aqui no projeto, ou qualquer uma de nós da equipe. O importante é que ela (criança) denuncie de alguma forma!”.

 

APROPRIAÇÃO DE SENHAS BANCÁRIAS DE IDOSOS POR FAMILIARES: CRIME!

Outras formas de abusos também, decorrentes em vários municípios, são menores, filhos, ou netos, que se apropriam de senhas de contas bancárias, ou fazem empréstimos consignados em aposentadoria ou benefícios de idosos de suas famílias. “Por vezes se descobre que o filho fez o empréstimo em nome da mãe, que não tem coragem de fazer um BO (Boletim de Ocorrência) e fica por isso mesmo”, deixando impossível se comprar remédios, e ai vem ao Cras para que se ajude em cesta básica: “Temos vários idosos em Sapopema passando por isso!”, informou Silvana.

A secretária fez questão de exaltar que sua equipe é fantástica. Os agradecimentos foram também à Paulinho Branco e Gimerson Subtil que chefiando o Poder Executivo, sempre estão à disposição. O apoio intersecretarias foi outro agradecimento feito por Angelita.