ONLINE
6




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Sapopema e o enfrentamento ao coronavírus
Sapopema e o enfrentamento ao coronavírus

Manu, secretária de Saúde, detalhou o esforço e prestou mérito à equipe

S

2020-06-16 às 19:50:08) Na entrevista ainda na manhã desta terça-feira, Emanuele Antonia Chede Subtil conversou com o Oberekando. Ela é secretária municipal de Saúde de Sapopema. Na pauta, especialmente, o combate ao coronavírus.

“Lamentavelmente ontem tivemos mais quatro casos positivos, mas são todos moradores da mesma residência. De um positivo, então o pessoal já estava notificado, isolado, sem contatos com as outras pessoas, então este círculo, esta árvore, é bem pequena, graças a Deus, porque eles não tiveram contato com muitas pessoas”, o que torna mais fácil conter a contaminação neste momento, explicou ela.

Enquanto acontecia a entrevista, o trabalho de construção da ampliação da UBS central, Bento José da Costa, não parava: Mais consultórios médico e ginecológico.

A secretária agradeceu a Klabin, pela parceria que proporcionou a desinfecção, no caso da Saúde, do local que está sendo usado como sentinela para a questão do Covid-19, que é a Clínica da Mulher. Também na Academia da Saúde, UBS central e em frente ao Hospital Santana: “Foi de grande valia para nós! ”.

A pedido do Oberekando, Manu, como é carinhosamente chamada por todos, fez um retrospecto dos avanços conseguidos neste período dela, à frente da Saúde, e citou o zeramento da fila que havia de cirurgias, onde ainda existiam pedidos do ano de 2015, pendentes. Reforma nas UBS´s e inauguração das UBS´s rurais. A conquista do Selo Bronze da UBS central foi destacada. Enfim, vários benefícios, carros novos com frota renovada: “Graças à Deus, com os nossos deputados, com o Gimerson e Paulinho”.  No ano passado, a vinda do Paraná Rosa para Sapopema, como evento centralizado da Regional, foi o reconhecimento do empenho da equipe de Saúde local.

Ela elogiou as iniciativas que Gimerson de Jesus Subtil tem feito à frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná, o CISNOP, bem como toda liberdade de trabalho dada por Paulinho Branco, ouvindo especialmente, a equipe técnica para tomada de decisões: “Ter esse aval dele, para se poder trabalhar com liberdade e segurança, é muito importante”.

Ao final da entrevista, Emanuele explicou que Sapopema está se empenhando na testagem de todos os contatos diretos dos positivados: “Esta é a razão para este número em Sapopema. Não adianta fugir da realidade e isolar apenas os contatos. O que adotamos é o que foi feito em países que melhor enfrentaram o Covid”.

Manu fez questão de lembrar que a população continue a reconhecer o esforço dos profissionais todos, da Saúde, e o sacrifício que está sendo feito, até mesmo colocando a saúde deles em risco, pelo próximo.

No final da manhã, logo após esta entrevista, ela teve agenda com a Regional de Saúde de Cornélio Procópio.

 

LOGÍSTICA DE ATENDIMENTO:

D

ACADEMIA DA SAÚDE: Neste local, a equipe de monitoramento faz o atendimento das pessoas em isolamento.

 

D

CLÍNICA DA MULHER: Unidade sentinela, exclusiva para o Covid-19.

 

XD

UBS CENTRAL: Atendimento dos demais casos, exceto coronavirus.

 

Assista abaixo a entrevista na íntegra

--

D