Com a palavra, o gerente regional, Francisco Oroski
13/02/26 às 21:17:49) Durante a semana, a entrevista na Sanepar foi com o gerente regional, Francisco Oroski, cuja incumbência abrange mais 11 municípios, além de Telêmaco, a sede.
A conversa foi iniciada com este jornalista, nascido no bairro Socomim, que circunvizinha o Alto das Oliveiras, agradecendo pela manutenção da estrutura por parte da empresa de abastecimento, da antiga caixa d´água, que além de um bem patrimonial e histórico - se permitem aspas a esse que aqui escreve, “meu irmão, Jairo Oberek (Cascudo), foi o mestre de obras na construção da mesma, e eu, ainda criança, era quem levava para ele, o almoço, e com muita alegria”.

“Ali, sempre, todas as cidades, a Sanepar é um ponto de referência! O pessoal fala muito da caixa d'água da Sanepar! Existem várias caixas d'água, vários modelos de caixa d'água. Tem modelo de cuia, enfim, tantos outros. E ali, como você falou, é um símbolo da cidade. E no início do projeto, cogitou-se a possibilidade de a retirar, mas, como já é um símbolo e estava a estrutura pronta, a gente optou por manter”.
O local ganhou nova capacidade de armazenamento de água, e a cidade passou por uma grande ampliação na rede de água, e também de rede, coleta e tratamento de esgoto. “A Sanepar ainda não concluiu totalmente as obras. A gente vai ter mais uma terceira etapa pra finalizar agora, levando água de quantidade e qualidade pra população, porque a gente tem que manter o abastecimento de 24 horas”. Explicou também que “hoje a gente trata 100% do esgoto coletado. Então, não tem nada de esgoto sem tratamento!”.
CAIXAS DE GORDURAS: MOMENTO TENSO!
Uma das polêmicas recentes acontecidas na cidade, foi a fiscalização e exigência das caixas de gordura. Anualmente, e de forma aleatória, 20% dos clientes atendidos, recebem vistoria, e ao longo de cinco anos, a totalidade é vistoriada. Todas as empresas de saneamento no país, fazem essa exigência, que consta na Legislação! Outra situação comentada por Francisco, é o direcionamento da área de chuva, o que deve ir para a rede pluvial, sendo mandado para a rede de esgoto, e isso tem tolerância zero, por parte da empresa.
Os bueiros, existentes nas extremidades das calçadas, são partes da rede pluvial, e os PV´s (Poços de Visitas), com a marca da Sanepar, compõem a rede de esgoto. Quando há o extravasamento dos poços de visitas, é comunicado especificamente a Sanepar, e ela tem até 1 hora para chegar ao local, e resolver o problema. Já, para vazamentos de água, o número de contato para atendimento é o 0800 200 0115. Em emergências, até mesmo um vídeo pode ser enviado para a Sanepar, ao whats App (41) 99544-0115, para Telêmaco e Região. Reclamações e postagens em redes, como o Facebook; disse Francisco, não são levadas à empresa, que monitora apenas os canais aqui citados. Importante sempre, solicitar o protocolo daquilo que fora reclamado, ou solicitado!
É POSSÍVEL PAUSA NA COBRANÇA QUANDO UM IMÓVEL É DESOCUPADO?
Outras situações foram esclarecidas por ele, a pedido do Site. É possível que seja dado intervalo na cobrança da fatura da Sanepar, devido a mudança de endereço? “Sim, é possível você solicitar uma pausa para não pagar ali, se eu não me engano, de até 90 dias. Depois ele volta a cobrar automaticamente. Se precisar, se consegue pedir outra pausa”. Ele aconselhou também que seja titular da conta, o inquilino, quando se tratar de imóvel alugado, pois qualquer problema que possa advir, não sobrecarregará o proprietário do imóvel.
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECOMENTO E ETA, EM TB
“A gente tem hoje uma segurança hídrica que o Rio Tibagi pode subir o nível que for, e o sistema não para o abastecimento! Atualmente existem bombas hídricas na captação que podem trabalhar embaixo d'água, não tem problema nenhum. O painel elétrico a gente deixou na parte mais elevada, que não chega a enchente. Então, tivemos a ampliação da captação, da estação de tratamento, e mais dois reservatórios novos no Alto das Oliveiras e também no Eta, na Santa Rita. Em frente à Escola Ideal, foi construída uma elevatória intermediária, então dali recalca a capacidade inteira. No Alto das Oliveira são mais 3 milhões de litros de água armazenados. Outra ampliação foi na Campina Alta, com mais bombas. A etapa final de trabalhos dará a Telêmaco, a garantia de abastecimento 24 horas por dia”.
Uma observação dele, foi que, se existirem quedas de energia, aí sim, também acontece a interrupção, mas, nesse caso, importante respeitar a recomendação da Sanepar em se ter uma caixa d’água de 500 litros. O trabalho feito e planejado para Telêmaco, dará autonomia para os próximos 30 anos.
Mais uma vez, lembrou Oroski, que é de responsabilidade da Sanepar, os PV, e que os bueiros, são da Prefeitura.
PRECAUÇÕES
Isto acima colocado, traz luz à que cuidados por parte da população sejam muito importantes, como jamais jogar papel higiênico nos vasos sanitários, pois segundo ele, “existem alguns vídeos rodando na internet, que o pessoal incentiva de jogar o papel higiênico no vaso”. Sem pudor, são jogados também fraldas, absorventes, papel, pano, escova de dente, e preservativos (Camisinhas). Um dado quanto às fraudas, é que em contato com a água, elas inflam – se expandem, devido ao gel que elas contêm. Isso tudo traz entupimento à rede de esgoto.
Mais uma situação colocada por ele, são reclamações de incidência de dores no estômago, diarreia, e em geral, logo que as pessoas voltam das praias ou passeios em sítios, por exemplo, e atribuem isso à problemas na qualidade da água: Tranquilizou a informação de Francisco, de que coletas são feitas rotineiramente, justamente prevenindo qualquer problema. Mais uma situação, é a suspeita de que se paga, na conta, a existência de ar na canalização e hidrômetro. Explicou que entre uma operação e outra quando se têm manutenção, no retorno do sistema, existe a possibilidade sim, disso se dar, mas significará décimos de centavos no valor total da fatura.
ÁGUA: UM BEM FINITO
Por ser a água, um bem finito, é de bom senso, por mais que cada um pague a sua fatura; não esbanjar! O lavar a louça sem a torneira aberta constantemente, evitar banho de mangueira, ou a mesma prática na lavagem de carro, sem se preocupar com o consumo! Uma dica para quem tem piscina, é adquiri produtos de tratamento, e deixar a mesma água com o maior número de dias possíveis em uso. Isso pode ser mais barato do que esvaziar e enchê-la novamente!
A entrevista foi encerrada com ele, colocando o escritório à disposição da população, que tem atendimento das 8h30 às 5h da tarde, bem como pelo Whats App. O atendimento virtual é 24 horas, assim como o 0800.