ONLINE
19




Partilhe esta Página

ACITEL

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Sanepar iniciará segunda fase da ampliação
Sanepar iniciará segunda fase da ampliação

Agora, em outubro, no sistema de abastecimento

FONTE: PMTB

2021-09-29 às 07:02:25) Obras que vão beneficiar toda a cidade estão em andamento, com investimentos de R$ 45 milhões

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investe, de forma ininterrupta, na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água em Telêmaco Borba.

A primeira etapa, que teve início em 2019, deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022, com a implantação do novo reservatório de quase 1 milhão de litros de água, a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água Tibagi para 320 litros por segundo e a implantação de 17 Km de rede de distribuição.

Também reforçam o abastecimento mais 12 novas estações elevatórias de água tratada e 71 válvulas de pressão distribuídas em toda a cidade. “A segunda fase das obras já inicia agora em outubro. Esse investimento vai garantir o abastecimento da população de Telêmaco Borba de forma contínua, com aumento da produção, incremento da reservação e melhoria na distribuição, gerando equilíbrio no sistema. Vai aprimorar a disponibilidade de água na cidade de forma geral”, destaca o gerente da Sanepar na região, Rafael Polak. O investimento total nas duas fases da obra é de quase R$ 45 milhões.

As obras que iniciam no próximo mês complementam o projeto de expansão do sistema de abastecimento e distribuição de água para toda a população. Serão executadas mais cinco estações elevatórias de água, 11 quilômetros de redes de distribuição e 700 metros de rede adutora de água bruta, mais melhorias e adequações na Estação de Tratamento, e mais dois reservatórios, com capacidade de 1 milhão e 3 milhões de litros, além das interligações, instalações elétricas e demais equipamentos necessários.

A previsão de conclusão da segunda etapa das obras é para o segundo trimestre de 2023. “A produção de água vai aumentar em 60% e a reservação será ampliada em 150%. A primeira e a segunda etapas atenderão perfeitamente as demandas de consumo e o crescimento da cidade, no mínimo, pelos próximos 20 anos. É um benefício enorme para a população, para o município”, diz o gerente.

 

INTERVENÇÕES NO SISTEMA 

Para a conclusão da primeira fase das obras e também na continuidade com a segunda etapa, a Sanepar precisará fazer dezenas de intervenções no sistema de abastecimento ao longo dos próximos meses, de maior ou menor porte, e que podem afetar o fornecimento de água. O gerente Rafael Polak enfatiza: “Para ampliar o sistema, em vários momentos será necessário interromper o fornecimento de água à população. Em muitos casos não é possível mexer na rede sem paralisar a distribuição. Nessas situações, a Companhia conta com a compreensão e a colaboração dos clientes, principalmente quanto ao uso econômico da água, para evitar desperdícios e permitir que o sistema normalize o quanto antes possível”.

A próxima interligação programada está prevista para este domingo (3), das 10h15 às 14h15. Sempre que houver interrupção no fornecimento de água para obras, melhorias e interligações os serviços serão avisados à população com, no mínimo, 72 horas de antecedência, pelo site da Companhia, no link: https://site.sanepar.com.br/paradas-no-abastecimento

FONTE: ASSESSORIA DA SANEPAR

--

D