ONLINE
10




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 MDA

S

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


RICARDO: VIÉS SOCIAL DA MENSAGEM DE JESUS
RICARDO: VIÉS SOCIAL DA MENSAGEM DE JESUS

Skalinski lançou seu segundo livro, que já está à venda

DE

2018-09-13 às 17:03:39) O escritor telêmacoborbense, Ricardo Adriano Skalinski, que já é autor de “Raízes: Fragmentos da imigração Polonesa nos Campos Gerais do Paraná”, lançou recentemente sua mais nova obra: Sobre “Perspectiva Social da Mensagem de Cristo” foi o bate papo dele com o Oberekando, no hall de entrada do Anfiteatro do Centro Cultural Elohá Quadrado.

“É com grande alegria que nós trazemos mais este complemento literário, esta opção literária para as pessoas. O livro é fruto de uma pesquisa realizada para conclusão de um curso de Pós-Graduação (Especialização) em Sociologia e Filosofia”, extraído do artigo que foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, apresentado por Ricardo em março último.

Ele disse que entrelaçou três temáticas que tem apreço: Sociologia, Filosofia e dentro da competência deste último, também Ética e Cristianismo. O curso foi à distância, pelo Instituto Votuporanga, de São Paulo,

As nuanças com as coisas que Jesus viveu em seu tempo, vê ele, passam por vezes despercebidas com aquilo que vivemos em nosso tempo.

O tema é apreciado por Skalinski, já pós-graduado em Educação com ênfase em Teologia Moral, em Curitiba, e também em Teologia, ambos presenciais e desde aí vem pesquisando: “É um assunto que eu gosto e faz parte de nosso mundo real”. O texto atual parte de quanto eram a moral e a ética aplicados nos tempos de Jesus junto ao seu povo.Quando se fala da perspectiva social, o escritor lembrou tratar-se não da assistência social, mas sim, da socialização e contato humano. O valor naquela época que se dava à mulher, aos acamados mais vulneráveis e as corrupções das elites, é abordado nos escritos.Os conflitos sociais na época de Jesus também aconteciam e essa reflexão é colocada à luz. A obra acaba sendo um exercício para se fazer um parâmetro daquela época para os dias de hoje.

 

VALORES: Quando se falam neles, as pessoas imaginam tantas coisas, mas eles nada mais são que os princípios que nos movem. “São os valores, os critérios de tomadas de decisão: Devo ou não devo fazer… posso ou não posso fazer! Esses critérios que nos norteiam as escolhas, são os valores!”. A moral e o fato de ser moralista trazem de ser a primeira, um conjunto desses valores pré-definidos”. A ética, vê ele, não como um código de valores, mas sim uma análise sobre dos valores que se está observando.Como ética tem em sua raiz, tornar a casa habitável, nada como a sociedade compreender o que edifica e o que destrói, e Jesus faz o tempo todo essas análises, do que, por exemplo, é mais importante, se a lei ou a vida.

 

RAÍZES: O autor, a pedido do Oberekando, comentou do trabalho com seu primeiro livro, Raízes, lançado em dezembro de 2017, fora reservado para doação, grande parte de seus exemplares, Houve também grande divulgação em Ponta Grossa. Com ênfase na Imigração Polonesa, o tema é concernente à região sul brasileira, sobremaneira, e especialmente, o Paraná. A Biblioteca Pública do Paraná e o Consulado Polonês em Curitiba, e universidades, receberam exemplares. Skalinski disse-se muito feliz, porque a intenção era trazer a tona o sentimento “de que nós somos parte de uma história e que a história do Paraná é uma história rica, e que merece ser contada e recontada, e as próximas gerações merecem saber de sua ‘história’”.

 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO: Com valor de R$ 25,00, o livro encontra-se à venda na Livraria Católica, localizada na Avenida Edmundo Mercer Júnior, nas proximidades das Faculdades Anhanguera e Casas Bahia.

Ricardo é um dos componentes, todos os sábados, à partir das 8 horas, do programa Despertando com Jesus, pela Rádio Vale do Tibagi. Ele é um exímio músico. Neste sentido, participa nos domingos, à noite, dos encontros da Comunidade Poço de Jacó, no Salão Nobre da igreja matriz.

 

LEIA TAMBÉM:

RAÍZES: SKALINSKI FAZ UM BRILHANTE LANÇAMENTO. A comunidade local e convidados, prestigiou o evento e adquiriu a obra