ONLINE
9




Partilhe este Site...

val

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

zs

val

s

d

 DRTE 

D

 MDA

S

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


RICARDO HORNUNG: RESERVA E CONSÓRCIO
RICARDO HORNUNG: RESERVA E CONSÓRCIO

Por duas vezes vereador mais votado, hoje na vice-prefeitura, teve com neto 71% dos votos

s

2017-07-12 às 17:30:19) Nascido em Ponta Grossa e formado farmacêutico em Maringá, Ricardo Hornung veio de uma família de políticos. O prefeito, que é seu tio, está no quinto mandato. O pai, Carlão, foi vereador por dois mandatos, disputou em 96 à prefeitura e hoje é secretário de Obras. Sua mãe teve também uma gestão como vereadora. Na manhã desta quarta-feira, Ricardo Hornung fora o entrevistado do site Oberekando. Vice-prefeito de Reserva, ele também preside o Consórcio Caminhos do Tibagi (CCT).

O princípio na vida política veio do fato de ter entrado na disputa há 45 dias do pleito em 2008, em lugar de seu irmão, Fernando, e acabaria por ser o mais votado para a Câmara - Fernando, aliás, atualmente compõem o Legislativo -. Naquela oportunidade, 1156 votos! Para o segundo mandato, repetiu a melhor votação reservense, com 951 votos.

Com apoio da coligação formada pelo PP que é seu atual partido (ao qual deixa para ir ao PSDB), do PSDB e Solidariedade, teve a indicação de ser candidato a vice de Netto. Ricardo, sem esquecer gratidão, destaca a importância desta força recebida em sua caminhada na vida pública, “tanto como vereador, e nessa eleição de prefeito junto com o Netto, onde nós tivemos 71% da votação de Reserva!”. Nesse sentido ele continua: “Então, o apoio e a intenção que a população tem de ajudar e o trabalho que nós fazemos sempre no município, é reconhecido”.

 

CENTRAL DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS

Conseguido por Telêmaco por meio da parceria com o CCT, ele comenta que é um projeto do ex-presidente do consórcio, que também é de Reserva, juntamente com o prefeito anterior da Capital do Papel, e que foi implantado comitantemente em Reserva. Ricardo, tendo assumido à frente do Consórcio em primeiro de janeiro deste ano, disse da dificuldade porque Telêmaco tinha problemas de pagamento à empresa que fornece esse serviço e existe uma cobrança da população quanto ao mesmo.  Em contato com Dr. Márcio, Hornung afirmou que não existe tão somente o interesse na continuidade neste serviço, como uma maior abrangência deste. Uma reunião com os vereadores em Telêmaco, em diálogo franco sobre o assunto, mostrou também essa intenção, explicou.

 

PATRULHA DO CAMPO

s

O presidente do CCT recebeu do governador a patrulha do campo, que está em Tamarana e logo que encerrados os trâmites burocráticos atenderá aquela população. Os próximos municípios a recebê-la serão Ortigueira, Tibagi e Reserva. O trabalho de parceria foi bastante intenso com a Emater até o ano passado, e hoje centra-se mais com a Codapar e a Seab.

 

RESERVA

Um das principais frentes tem sido à pavimentação: “Nós fomos eleitos com 71% dos votos, com essa bandeira”. Assim como nos demais setores, a burocracia muito grande acaba atrasando os planos da Administração.  Ele disse que está satisfeito por ver do prefeito Netto, o sim à parceria com o Consórcio, onde existem equipamentos trabalhando nas estradas rurais. Ricardo esteve no Pinhal Preto, Barra Bonita, e Chapadão: “Sempre tenho acompanhado desde que eu era vereador”. Ele citou que a Câmara Municipal tem ajudado muito: “Tivemos a aprovação nos últimos dias e os vereadores de forma extraordinária; pois já estavam em recesso, vieram a aprovar 3 milhões para investimento em asfalto”, sendo os recursos de 2 milhões de repatriação e 1 milhão o ICM Extra, que atende a comunidade do Val e atenderá ao Rio Novo.

Na área de Saúde, lembrou que Cláudio de Souza é um secretário muito técnico, elogiando seu desempenho também como secretário que já foi em Ortigueira e Telêmaco Borba.

Lembrando a recente entrega por esforço do deputado Sandro Alex, de um ônibus escolar, não se furtou e citou que existe um compromisso com a comunidade do Chapadão: Lá há uma serra muito forte onde até anos atrás os moradores não tinham como transitar devido à falta de uma ponte, que fora feita numa das gestões de Netto, onde Ricardo já era vereador. “Acredito que ano que vem possamos colocar um ônibus traçado nessa região”, citando o plano de Netto.  

Ao falar do cancelamento da festa na cidade no início da gestão, explicou que o fator não fora somente financeiro e de economia aos cofres públicos, mas uma série desses, e pensou-se na segurança da população também. Ele e o prefeito são unânimes quanto aos investimentos, ou nesse, ou no próximo ano, no centro de eventos.

Na área de habitação, um projeto que deverá atender de 100 a 120 famílias que já passou pela Câmara e retornou ao prefeito, está na fase de análise e possibilitará pequenas reformas.

 

SEGURANÇA

É uma área que ele reconhece com uma significativa melhora, e a luta para que Reserva ganhasse a Companhia da Polícia Militar era grande, e foi iniciada ainda na gestão passada quando Germano Barbosa assumiu a prefeitura, e Ricardo estava presidindo a Câmara Municipal.

 

FUTURO NA POLÍTICA

“Nesse momento não penso em reeleição.  O meu pensamento agora é que nós temos que trabalhar, corrigir erros, acertar, e fazer de tudo para que a população olhe esse, como um bom mandato”. Ele seguiu e informou que pensa muito em organização dos partidos. Atualmente Hornung está deixando o Partido Progressista e ingressando no PSDB, que foi um compromisso com o Governo do Estado. Ricardo já assinalou que Germano comporá com ele no PSDB. Além dele, também enumerou Dr. José, que são lideranças importantes no município.

O vice desconversa ao ser perguntado da pretensão de ser candidato no futuro, à Prefeitura. O intuito agora é, com Netto, olhar pelo crescimento do município. O deputado Evandro Júnior foi dele citação, pelos investimentos na escola do Rio Novo, viabilizados por ele, com valor de 150 mil reais. Nesse caso, lembrou o esforço do vereador Marquinhos. O plano de carreira para todos os servidores foi outra citação, e era uma medida que por décadas se esperava.

Assista à entrevista completa com Ricardo Hornung:

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO