ONLINE
12




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

qwer


RESTRITIVAS: Acitel expede Nota de Consternação
RESTRITIVAS: Acitel expede Nota de Consternação

Medidas, segundo Associação, estão sendo devastadoras, especialmente às pequenas empresas

FONTE: ACITEL

2021-04-08 às 07:24:11) Leia na íntegra, abaixo, a Nota de Consternação da Acitel

“A ACITEL - Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba vem através desta apresentar uma Nota de Consternação referente às medidas restritivas estabelecidas pela Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba em relação ao comércio local.

A entidade vem a público reforçar aquilo que não é novidade para ninguém, ou seja o quanto está sendo devastador à atividade econômica das pequenas empresas lidar com os efeitos desta pandemia do coronavírus (Covid-19).

Observou-se durante todo este período, em que completou um ano de pandemia, que se criou duas classes de atividades empresariais: aquelas tidas como essenciais e as não essenciais. Ainda, em nossa cidade existem aquelas que estão localizadas na Avenida Horário Klabin e aquelas que não.

Passados mais de doze meses da implantação das medidas para contenção do avanço da pandemia, o nosso poder público não conseguiu demonstrar qual seria a utilidade se manter fechados as pequenas lojas, que em sua maioria não contam com mais de dez empregados, ou até as maiores (nossa cidade não possui megas lojas), conteriam a propagação do vírus.

Compreende-se que as medidas de restrição impostas não estão sendo aplicadas nos verdadeiros focos de contaminação.

Tanto isso é verdade, que mesmo sendo "editadas e reeditadas" tais medidas, o índice de contaminação em Telêmaco Borba passa de 50 casos por dia e os hospitais estão lotados desde dezembro!

O foco de contaminação não é o comércio!

Um local com apenas 35 casos de contaminação em quase um ano, não pode gerar 50 casos de contaminação por dia!

Precisamos conter a disseminação do vírus nos verdadeiros focos!

A comunidade em geral pode constatar o quanto zelosos são os comerciantes das chamadas atividades não essências, seguindo, praticamente em sua totalidade, tudo o que foi determinado pelos Setores Sanitários de Saúde, obedecendo os protocolos para evitar a propagação do vírus.

Contudo, não bastam as exigências e cuidados na prevenção, estão a mercê de todas e quaisquer limitações e restrições, a exemplo da restrição de horários e dias de funcionamentos (atualmente das 10h às 17h de segunda-feira a sexta-feira). Ora, havendo o respeito da lotação máxima dentro do estabelecimento, o uso de álcool em gel e máscaras ostensivamente, tais restrições não fariam sentido.

Avalia-se que o fechamento de uma via pública ao tráfego de veículos, além de prejudicar o acesso às lojas, congestionou o entorno.

Por fim, com o enfraquecimento da atividade econômica das empresas do comércio, resultará na inviabilidade das empresas e desemprego generalizado.

A ACITEL vem mais uma vez conclamar as autoridades públicas, Poderes Executivo e Legislativo Municipal, para que reavaliem essas medidas e possam dar uma solução mais exequível aos comerciantes e empresários de Telêmaco Borba.

Nosso desejo é que a vida possa seguir, respeitando obviamente todas as medidas necessárias, mas que o empresariado não seja o maior prejudicado neste período que estamos vivendo.

A ACITEL e o comércio local são os maiores interessados para que este enfrentamento a Covid seja feito de maneira séria e responsável.

Contamos com a atenção e o apoio de todos.

A DIRETORIA"

--

*Em nota reforçada por este deste Site, quando ao currículo do idealizador deste estudo, Alison Ricardo Avelar tem Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Joinville – ACE, Pós-graduação em Gestão de Negócios na PUCPR. Também tem Auditoria Interna ISO 9001:2008 no Bureau Veritas Group, além de também ter feito Análise de Concessão de Crédito na Equifax.

 

JUNTE-SE TAMBÉM À ACITEL! CONHEÇA OS BENEFÍCIOS À SUA EMPRESA!

--

D