ONLINE
9




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


Relevante tema foi tratado no CCA
Relevante tema foi tratado no CCA

“Adolescência e Saúde – Nutrição/Depressão”

 FONTE: PMTB

D

2019-04-18 às 07:38:08) O CCA – Centro de Convivência do Adolescente desenvolveu durante a semana de 08 a 12 de abril, o tema: Adolescência e Saúde – Nutrição/Depressão.

Quanto à alimentação abordou-se esta temática devido a observação da equipe diante da não aceitação de experimentar, consumir verduras e legumes nas refeições realizadas no CCA, apesar de serem ofertadas diariamente.

Enquanto que a depressão é uma temática que preocupa a equipe, devido ao número de adolescentes que se mostram tomados por sentimentos de profunda tristeza, sinais de automutilação e discursos que remetem ao “acabar com o sofrimento”.

De acordo com a coordenadora do CCA, a pedagoga Luciandréa Camargo, recentemente muitos adolescentes se posicionaram de forma aberta, ao procurar os técnicos/Educadores do CCA para dialogar sobre, buscar orientações, bem como solicitar agendamento de consultas com psicólogo, desta forma unimos forças e conhecimentos no sentido de buscarmos debater sobre depressão, sintomas, tratamentos, diferenciação tristeza x depressão e onde buscar ajuda.

Educadores em sala trabalharam sobre a pirâmide alimentar através de recortes e colagem, distribuição da Caderneta da Saúde ofertada pelo Posto de Saúde da Família, roda de conversa, dinâmicas, atividades ao ar livre e Cine Fórum com os filmes: Fallen e Divertidamente.

“Recebemos na quarta feira (10) a nutricionista Anne Elisye que realizou um bate papo com os adolescentes sobre alimentação saudável e o consumo de verduras, legumes e frutas”, comenta a coordenadora.

Houve o Projeto Religiosidade em que os adolescentes puderam interagir com o músico Vanderli Betim, através de uma conversa descontraída sobre depressão intercalada com músicas.

No quesito saúde do adolescente, muitos usuários do CCA têm demostrado interesse nas aulas de zumba, atividade física indicada tanto para a manutenção da saúde quanto ao tratamento da depressão.

O CCA agradece as professoras Mary e Márcia por oportunizar saúde aos adolescentes.

Aconteceram, durantes esses dias, os Projetos Futsal feminino, Futsal masculino no Centro da Juventude, Projeto Inglês Básico.

As aulas de violão seguem evoluindo a cada semana com o instrutor Musical João Paulo Mainardes.

Para encerrar sobre o assunto, o CCA recebeu a psicóloga Bruna Luana Javorski, que realizou uma palestra esclarecedora sobre depressão, com a abertura e aproximação de muitos adolescentes que a procuraram posterior a palestra para dialogar.

Ainda sobrou um tempinho para dar uma espiadinha nos Jogos escolares no Furtadão e colaborar na limpeza e manutenção do nosso espaço.

Na sexta (12), os adolescentes foram agraciados pela equipe do Projeto Religiosidade com um convite para assistir ao Teatro Companhia Nissi, que aconteceu nas dependências da igreja OBPC.

Também neste dia (12) o CCA e CCJ foram agraciados com a entrega de um carro para uso da equipe técnica dos Centros.

“O CCA agradece a todos as pessoas envolvidas nesta semana com o tema, atividades, aulas e oficinas. Agradecemos o olhar sensível e compromisso com os adolescentes! Nosso muito obrigado”, finaliza Luciandréa.