ONLINE
53




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


REDENTORISTA: Padre Egídio é homenageado

Ele emprestou seu nome à Praça no Bonavila, em TB

FONTE: PMTB

28/11/25 às 07:15:16) Uma figura religiosa que marcou seu nome na cidade, seja pela sua alegria, trabalho, carisma, conselhos, ensinamentos e pela sua fé, Padre Egídio Gardiner teve seu nome eternizado na praça que leva o seu nome, no bairro Bonavila, e foi inaugurada na tarde de quarta-feira (26).

O local, que fica entre as ruas dos Tapuias e dos Incas, recebeu investimentos como playground com piso emborrachado, academia ao ar livre, caixa de areia, calçamento em paver, bancos, iluminação em LED, paisagismo, entre outras benfeitorias que mudaram a realidade do local.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Primo Hipólito, representou os padres redentorista e emocionado lembrou do grande legado que o padre Egídio deixou em Telêmaco Borba. “Eu quero agradecer a Prefeitura e o vereador Marquinho pela proposição de eternizar o nome do Padre Egídio neste local, eternizar o seu e o nosso trabalho missionário na cidade. Que todos que lerem a placa tenha a recordação e ainda possam ser evangelizados, pois olharão e lembrarão do seu trabalho e louvar a Deus”, destacou padre Primo, que orou em seguida.

A prefeita Rita Araújo lembrou que padre Egídio casou os seus pais em Tibagi. Ela também contou das histórias e ensinamentos que teve com padre e ressaltou seu carinho pelo religioso. “O padre Egídio me lembra muito o amor e a doçura do Papa Francisco. Ele era só amor, não nos julgava. É uma homenagem muito justa, que vai gravar o seu nome aqui. Que o padre Egídio receba a nossa homenagem, recebe nosso carinho e acima de tudo nossa gratidão”, destacou.

O vice-prefeito, Jefferson Abreu, contou que não chegou a ter contato com o padre Egídio, porém sabe da sua importância, por ter ouvido falar muito dele e a da sua relevância para o município. “Também quero destacar esse espaço que vai servir as crianças e a comunidade da região, que nos cobravam esta praça. Parabéns a toda população do Bonavila e quem construiu esse espaço”, discursou.

O vereador Antonio Marco de Almeida, foi quem propôs homenagear o padre Egídio, dando seu nome à praça. “O padre Egídio é como se fosse da nossa família. Muitas pessoas tiveram contato, foram batizadas, fizeram comunhão, PLC com ele. Quem ver essa placa vai lembrar dele, dos missionários que passaram aqui, e marcaram a vida das pessoas da cidade”, comentou. Os vereadores, Hamilton Aparecido Machado e Rosangela de Assis também discursaram e enalteceram o grande trabalho que padre Egídio realizou na cidade.

 

HOMENAGEADO

O Padre Egídio Gardiner, sacerdote redentorista da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), foi uma personalidade marcante na vida religiosa e comunitária de diversas cidades brasileiras. Natural de Nova York (EUA), foi ordenado sacerdote em 18 de junho de 1939. Dois anos depois, em 1941, foi enviado ao Brasil, país onde viveria pelos próximos 73 anos, construindo uma trajetória exemplar de dedicação pastoral e evangelização.

Ao longo de sua missão, Padre Egídio serviu como pároco e vigário em várias cidades brasileiras, sempre deixando sua marca de fé, acolhimento e compromisso com a comunidade. Seu primeiro trabalho missionário no Brasil foi em Aquidauana (MS), onde atuou até 1956. Em seguida, passou por:

Tibagi (1956–1961)

Ponta Grossa (1961–1967)

Curitiba (1968–1974)

Paranaguá (1974–1980)

Telêmaco Borba (1981–2005)

E novamente Curitiba, onde viveu até seu falecimento.

Durante os 24 anos em Telêmaco Borba, Padre Egídio se destacou por seu trabalho com a juventude e os casais, especialmente com a criação da "Peregrinação do Leigo Cristão", voltada para o movimento de casais. Também foi diretor espiritual de diversos encontros religiosos, sendo lembrado por muitos como um verdadeiro testemunho de fé e dedicação ao próximo.

Em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Telêmaco Borba, por meio da Lei 852/91.

Após sua aposentadoria, passou a residir em um abrigo para religiosos idosos. Faleceu em 4 de março de 2014, aos 100 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba (PR).

O legado do Padre Egídio permanece vivo não apenas na memória dos fiéis que o conheceram, mas também através do Centro de Formação Cristã "Padre Egídio Gardiner", carinhosamente chamado de “Casa dos Padres”, que leva seu nome e honra sua história de amor à Igreja e ao povo brasileiro.

Seu exemplo de perseverança, fidelidade vocacional e serviço pastoral continua a inspirar novas gerações de religiosos e leigos comprometidos com a missão cristã.