ONLINE
31




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PROJETO PUMA II DA KLABIN É DETALHADO NA ACITEL

Exposição de oportunidades de negócios e empregos foram abordadas

2019-10-25 às 15:20:38) Na terça-feira, dia 22, o gerente de Relações com a Comunidade das Indústrias Klabin do Paraná, especificamente do Projeto Puma, Uilson Paiva, esteve no Salão Nobre da Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, onde expôs ao empresariado local, detalhes sobre a obra do Projeto Puma II, já em andamento. A primeira máquina da nova unidade deverá entrar em operação em 2021.

Dos desafios, cita uma obra que está surgindo dentro do espaço onde uma (Puma I) já está operante, “então, temos um trabalho interno a desenvolver”. Segundo Paiva, têm-se levadas informações aos três municípios diretamente envolvidos com a obra: Ortigueira, a sede, Imbaú e Telêmaco.

Um importante alerta, em toda reunião, foi de que todas as vagas disponíveis, exceto daqueles funcionários em cargos essenciais que possam vir com empresas, estão sendo coordenadas pelas Agências do Trabalhador.  O que se quer evitar é que pessoas possam vir, em forma quase que de aventura à cidade, e se decepcionar por não encontrar a vaga almejada, e sim, acumular prejuízo com diárias e viagem, frustradas.

 

IMPACTO NAS CIDADES VIZINHAS

Esta foi uma das principais razões para a reunião: Além de proporcionar empregos e trazer renda aos municípios, é importante que todos estejam preparados para receber uma demanda itinerante, que serão potenciais clientes.  Estas pessoas, além de residirem nos locais disponibilizados pela Klabin, três em Telêmaco, que são o alojamento na Rodovia do Papel próximo do IFPR, atrás do Jardim Bandeirantes e também na Vila São Francisco, poderão buscar casas ou repúblicas para alugar.

 

PLANO DE SAÚDE PRÓPRIO E CONSTANTES OBSERVAÇÕES DE INDICADORES NAS CIDADES

Uma preocupação da empresa papeleira, foi em que não haja custas por parte dos municípios onde os funcionários das terceirizadas estiverem, por exemplo, quanto à Saúde, “mesmo que essa seja universalizada”, e neste sentido, eles vêm já inscritos num plano de saúde privado, ou seguro saúde. Foi instituído a pedido da Klabin, um comitê com reuniões mensais para que sejam medidos e discutidos, os indicadores de Saúde, Educação, Segurança, e população, no sentido de se coibir qualquer anormalidade em decorrência deste fluxo sazonal.

 

ESCOLA DE POLÍCIA

Mais uma vez, a Companhia irá auxiliar na formação de mais uma Escola de Polícia, como fez anteriormente: “O que se almeja, é que esses (soldados formados) sejam de Telêmaco”, no sentido do pedido de sempre, quando o fator é o efetivo insuficiente de policiais no 26º Batalhão: “A Klabin sozinha não resolve. O que se almeja é que a população também auxilie e junto com a Klabin, busque mais policiamento!”.

 

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECICLAGEM

Logo no início da exposição do gerente, citou-se o Centro de Tecnologia da Klabin, anexado à Klabin Monte Alegre, em Harmonia, com avançados estudos naquilo que o papel e ou a madeira, possa vir a substituir, por exemplo, o plástico, além de outros produtos que venham em alternativas, naquilo que antes, no processo da fabricação do papel e celulose, pudesse ter melhor fim industrial.

No retorno social do que é acordado em favor dos municípios que estão no entorno do Puma II, serão diversos investimentos, além da continuidade daquilo que já é feito, por exemplo, nas áreas de Educação, Meio Ambiente, dentre outros. Neste segmento, diversos cursos e inclusão de alunos das redes municipais das cidades ora abrangidas. Em Telêmaco Borba, uma crescente parceria no projeto Reciclagem, onde a empresa faz toda uma formação de alunos das escolas municipais, que levem avante a conscientização de se fazer a coleta seletiva, e com isso, possibilitar mais renda, por um material corretamente depositado pela população, no envio de produtos que possam ser mais rentáveis à cooperativa de recicláveis, ao qual a Klabin dá total apoio. Fotos abaixo, mostra elogiável adesão dos moradores do bairro BNH, assim como está se dando no Jardim Bandeirantes.

d xd

“Eu gostaria de fazer uma provocação aos empresários e à Acitel!”, falou Uilson, de que incentivem a reciclagem em Telêmaco Borba. 

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 52

JUNTE-SE TAMBÉM À ACITEL! CONHEÇA OS BENEFÍCIOS À SUA EMPRESA!