ONLINE
21




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


PROJETO ARRECADA CARTELAS DE REMÉDIOS VAZIAS
PROJETO ARRECADA CARTELAS DE REMÉDIOS VAZIAS

Iniciativa é dos Vicentinos e tem Nelson Mota na coordenação

s

2022-01-20 às 09:19:22) E anteontem, uma entrevista com o casal Nelson Garcia da Mota (69) e Edina Ana Henrique Pereira da Mota (69). Ele é o atual presidente do Conselho Particular de Monte Alegre, da Sociedade São Vicente de Paulo, nome que ainda lembra a fundação da primeira Conferência, quando ainda não existia a cidade de Telêmaco. Na pauta, o projeto “Amigos para servir e reciclar”, que tem por objetivo, a arrecadação de cartelas de remédios, que estejam vazias.

“A gente viu essa Ong, Airbag, que é lá de Maringá. Vi a situação que foi colocada quando ela surgiu, com a arrecadação de blisters, de tubinho de caneta, e vários tipos de reciclagens que são feitas, mas a gente começou com as cartelinhas de medicamentos, para a gente dar uma despertada na comunidade, para daí, a gente pode passar para outro tipo de reciclagem, porque são materiais muito pequenos, que é fácil de se perder e demora se decompor”. Comentou ele que é um lucro ao meio ambiente, e que ninguém quer usar uma muleta, uma cadeira de rodas, mas que este é o retorno, depois de uma certa quantidade de quilos a eles repassadas, e que poderão ser emprestados, para aqueles que necessitam.

 

ARRECADAÇÃO NAS UBS´S

d

Algumas Unidades Básicas de Saúde, os postinhos, já têm os baldinhos de arrecadação, como é o caso do Caic, BNH, Cem Casas, Santa Rita, Marinha, Bela Vista, Áreas 2 e 6, bem como nas comunidades católicas, a secretaria da matriz Nossa Senhora de Fátima, também Perpétuo Socorro nas Cem Casas, e na Socomim, na Nossa Senhora Aparecida.

 

CARINHO AO PRESIDIR O ASILO

Ele, ao lado da esposa, Ana, por duas gestões, sendo iniciadas em 2003, de seis anos, e outra, de quatro anos, a partir de 2013, presidiu o asilo. Na verdade, esta função é chamada na Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), como coordenador da Obra Unida, que é este trabalho a exemplo do asilo. Este coordenador é escolhido entre aqueles que fazem parte da Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo.  Dona Ana, como ela mesmo disse, mais conhecida como ‘Ana do Asilo’, descreveu com alegria, a época que era responsável para fazer as compras, levar os idosos ao médico, e também ao hospital, além de estar com eles, e tudo era feito com muito carinho. Disse que faz tempo que não os vê, devido aos cuidados para os prevenir do Covid.

SSVP: Existem as conferências em Ventania, sendo duas, uma de adultos e outra de crianças. Também, no Barro Preto, e Telêmaco, com quatro, e é de onde saem os coordenadores do asilo, e em Curiúva.

Nelson convidou as pessoas que possam dispor de tempo, e que o queiram doar ao próximo, que entrem como vicentinos, mas independente disso, que essa inciativa do “Amigos para servir e reciclar” vai demandar de mais pessoas que ajudem. Ele deixou, inclusive, o telefone dele particular, que é o (42) 9.9914 – 8864, se colocando à disposição para sanar qualquer dúvida.

Ele agradeceu muito à Thainá, que está como prestando, voluntariamente, o trabalho de assistência social, na SSVP, e é secretária na Matriz Redentorista. Jovem, foi bastante elogiada por Mota, pelo carinho e boa vontade que dedica, a tudo que faz!

Antes de finalizar a conversa, pediu Nelson, que, caso algum empresário possa doar um container para se depositar esses recicláveis, será muito bom, porque a princípio será usado o pátio do asilo.