ONLINE
7




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Programa Klabin Semeando Educação

União da educação ambiental e arte nas escolas dos Campos Gerais

Alunos de sete instituições de ensino da região retornarão às aulas em um ambiente com cara nova

FONTE: KLABIN

2024-02-16 às 09:08:12) Uma novidade marcará o retorno às aulas das escolas da rede municipal de ensino participantes do Programa Klabin Semeando Educação. Os muros dessas instituições ganharam vida e personalidade. Eles foram coloridos com grafites relacionados à sustentabilidade, que ilustram, caracterizam e enaltecem o ecossistema da região. A arte faz parte do reconhecimento especial às instituições de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, que se destacaram nas formações pedagógicas realizadas pelo Prêmio Klabin Semeando Educação.

As ilustrações ficaram por conta de Bruno Cruz, artista natural de Telêmaco Borba, que contou com a ajuda dos alunos do ensino fundamental, além de pais e de professores, para a concepção de ideias e pinturas. As artes foram elaboradas ao longo do ano passado e finalizadas em dezembro.

Os desenhos valorizam a fauna e a flora locais, e incluem figuras como lobo-guará, puma, tucano e araucária, representantes da Mata Atlântica e da região dos Campos Gerais. Também foram retratados pontos turísticos regionais, como o Bonde Aéreo de Telêmaco Borba, conhecido como Bondinho. Com a ação, o objetivo do programa Klabin Semeando Educação é oferecer um conjunto de benefícios aos estudantes, como o conhecimento mais completo da riqueza ambiental e cultural da região, o trabalho em equipe e o cuidado com o patrimônio escolar, temas importantes no currículo escolar.

Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, ressalta a participação da comunidade no trabalho. “Esta é uma maneira de valorizar o desempenho das escolas que se destacaram no Semeando, além de valorizar o sentimento de orgulho de pertencer a este território. Ao mesmo tempo, buscamos o envolvimento das crianças e das comunidades, que são as protagonistas da iniciativa. Estimulamos ações que auxiliam no aprendizado dos alunos”, enfatiza Uilson.

Alguns dos grafites estão próximos aos parquinhos das escolas, oferecendo a possibilidade das crianças aprenderem enquanto brincam. Para Sergio José de Souza, diretor da escola Antônio Ferreira Ruppel, em Ortigueira, o assunto também será trabalhado dentro de sala de aula. “Vamos reforçar o aprendizado sobre a importância do meio ambiente para as nossas vidas, seja ela dentro da escola, da sala de aula ou no convívio do dia a dia”, explica o diretor.

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lú, em Imbaú, Adriana Sokulski Paes, entende que a pintura vai além dos muros da escola e permite que pais e responsáveis se sintam mais acolhidos com a iniciativa. “Realizamos um sonho, porque a pintura ficou linda. Os pais e as mães gostaram e elogiaram o trabalho que, agora, será a porta de entrada do nosso centro infantil”, comemora Adriana.

O movimento também foi enriquecedor para o artista plástico, autor dos desenhos e cidadão do território. “É muito bacana ver a alegria e a vontade que crianças, pais e professores têm em produzir e mexer com a arte. Agora, eles podem contar que fizeram parte disso”, diz Bruno Cruz.

O Klabin Semeando Educação foi criado para apoiar professores e gestores na construção de uma educação melhor. Conduzido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de 20 municípios, os gestores recebem formação de especialistas de uma consultoria em educação. Desde 2019, é desenvolvida uma estratégia para reconhecer os profissionais que se destacam nos planos realizados pelo programa, inspirando outros professores e gestores a seguirem com práticas inovadoras e inclusivas.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

ESCUTE TAMBÉM:

MINUTO KLABIN - SEMINÁRIO MATAS SOCIAIS