ONLINE
8




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Programa “Curiúva mais café” traz benefícios

Ação aos produtores rurais alavanca produção e cultivo do fruto na região

Patrícia Moura, secretária da Agricultura, na ocasião, exaltou as Mulheres

FONTE: PMC

2024-03-14 às 07:36:55) Em média 50 famílias curiuvenses receberam nos últimos 12 meses 70 mil mudas de café para cultivo em suas propriedades rurais. O Programa Curiúva mais café, uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e Sindicato Rural Patronal, tem como objetivo incentivar cafeicultores, aumentando a produtividade e consequentemente a renda de suas famílias.

“Em Março de 2023, 35 mil mudas foram distribuídas, e agora em Fevereiro mais 35 mil, isto mostra a importância que o cultivo do café tem em nosso município e a atenção que a atual administração dá ao pequeno produtor”, afirmou Patrícia Moura, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Curiúva.

As lavouras atendidas pelo programa somam até 40% a mais de produtividade. Para a produtora rural Regiane Miguel o programa foi de grande importância. “É uma conquista para nós pequenos produtores e para todo o nosso município, já que levamos o nome da nossa cidade por todo o Paraná, produzindo um café de cada vez mais qualidade”.

 

MULHERES DO CAFÉ

Regiane é moradora do bairro Palmeirinha, distrito do Alecrim, sua produção de café foi selecionada como Bebida especial pelo Concurso Café Qualidade Paraná, em segundo lugar.  Ela faz parte do grupo “Mulheres do Café”, que é composto por 22 membras, todas destacando-se como especialistas na produção da bebida.

“Neste momento de celebração, é importante considerar a importância das mulheres do café não apenas como produtoras de uma bebida amada globalmente, mas também como agentes de mudanças em suas realidades. O seu trabalho aprimorado pelo amor pela terra e pelo café, merece todo os aplausos.”, afirmou a nota produzida pela Secretaria de Agricultura.