ONLINE
11




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

d

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


PROFESSOR KLÉCIUS É ASSESSOR DE TURISMO DE TB

Liderança, foi candidato a deputado e é mestre de artes marciais

2019-02-07 às 17:19:12) Uma entrevista com o assessor especial de Indústria Artesanal e Turismo Municipal de Telêmaco Borba aconteceu nesta manhã. O tão conhecido professor Klecius dos Santos Silva, Sagui como seu apelido, a pedido, fez um retrospecto de sua jornada.

d

De seu posto atual, na Assetur – Assessoria de Turismo e Eventos, disse, satisfeito: “Fui convidado, e agradeço ao nosso prefeito Márcio de Matos, e toda equipe desta assessoria que estava parada até então”, e no “eventos”, ele pretende ações que agreguem pessoas e fortaleçam o turismo, com convidados e amigos de outras cidades, também.

 

TRAJETÓRIA

Nasceu nas Cem Casas, em 21 de outubro de 1980. Além de saber-se de sua atuação nas artes marciais, ele foi em seu bairro, coordenador por oito anos do então Grupo de Jovens EPA (É Preciso Amar). Com 19 anos, teve uma passagem de quatro meses pelo seminário católico, em Tubarão, Santa Catarina.

Neto do finado Sr. João, do Bar Garrafão, viajou desde os 17 anos com a Capoeira.

Já mestre de capoeira, aos 23 anos com o falecimento da mãe, recebeu um convite do Capoeira Brasil para dar aula desta arte, na França, especificamente, Paris. Ele, nesse meio tempo, acabou que não viajou, pois fez pausa em Niterói (RJ), e foi trabalhar com seu mestre Paulinho Sabiá. Num evento que lhe trouxe de lá à Curitiba, soube de um dos vestibulares para Educação Física: “Eu já vivia Educação Física! Sempre no movimento, né?”. Fez um cursinho rápido no Positivo e passou a dar aulas neste colégio aqui em Telêmaco e é grato por essa chance, citando dentre outros, o professor Neri Mangoni: Voltou à Curitiba, fez o vestibular e passou.

Quando se formou e já praticando o MMA (Muay Thai), voltou à Telêmaco e uniu as três funções, agora como professor de Educação Física e Muay Thai. Iniciou dando aulas na Cia do Corpo e Provigor, e montou uma pequena loja de suplementação nutricional, chamada Coliseu Suplementos, ao lado do Sabor & Cia. “E quando eu montei esse nome Coliseu, eu sonhava em ter esse espaço de luta chamado Coliseu”. Recorda-se que aderiu ao Proger no Banco do Brasil. Hoje a Coliseu Top Team Academia é uma grande referência na cidade, e em todo Estado, pelo nível dos competidores e pódios conquistados em inúmeras competições. Nas Cem Casas, ele abriu um Centro de Cultura chamado Um Passo a Dois.

 

O CONVITE DA ADMINISTRAÇÃO

Já havia surgido a um tempo atrás a possibilidade de trabalhar na Administração, mas nesse período ele atuava como personal trainer em sua academia. Depois da campanha onde foi candidato a deputado estadual e obteve 7.696 votos, foi novamente chamado e começou a participar de algumas reuniões. Confessa que perguntou aos alunos, amigos, e familiares, se deveria aceitar. Entre essas, achou de extrema importância ponderações de algumas pessoas de oposição política ao prefeito, em sua decisão: “Elas foram muito coerentes. Elas não olharam o Klecius político, ou a gestão que está querendo ‘amarrar’ o Klecius, e acabaram falando que deveria ir”, seja para aprender da gestão pública e atuar para a comunidade.

Agradeceu o carinho das componentes de sua equipe, Maria Priscila Gomes e Vilma Araújo: “Eu digo que não são os opostos que se atraem. São os dispostos que se atraem. Foi muito bom pra mim, porque eu sou acelerado, sejam em coisas simples ou não. Gosto de sonhar e realizar, e elas são como eu!

 

PROJETOS

O primeiro a ser trabalhado, é o já existente Alegra-te, que é o carnaval cristão, onde cabe à sua equipe, toda a logística. Inclusive, neste evento, que atrai pessoas de várias cidades, até o ano passado, na Banda Alegra-te, ele foi percussionista. “Uma grande oportunidade que a nossa cidade tem, e a gestão está cooperando! Então é um desafio nosso, fazer um Alegra-te ainda mais forte do que teve o ano passado”.

Outra frente de trabalho é a Páscoa da Família: “A gente quer manter essa tradição da Praça da Família para que cada vez mais você possa vir, e oferecendo segurança, com certeza, também!”.  Outro sonho dele, e é plano de governo de Dr. Márcio, conforme disse, é o encontro motociclístico. Dentro desse, sua sugestão é incluir um encontro de cervejeiros: “Que a gente possa desenvolver nesse encontro, o turismo. Que as pessoas venham, gastem no hotel aqui de Telêmaco Borba, comam aqui! E uma ideia que eu já carrego há muito tempo é que ao invés de a gente trazer os food-trucks de fora, é sim priorizar e dar oportunidade a todos os cachorros-quentes de Telêmaco Borba, as hamburguerias de Telêmaco Borba. Que a gente possa sentar, fazer uma reunião e organizar entre nós, para que o dinheiro rode aqui!”.

A gravação da entrevista, não por acaso, foi feita na Casa do Artesão. E o assessor tem grandes expectativas para esse local, que compõem o turismo da cidade. Ele tomará conhecimento melhor de quem são os artesãos e quantos são, e se vê encantado com tantas peças ali confeccionadas e expostas por eles. Uma reunião com todas as pessoas que gostam de artesanato será feita, “para que a gente possa fazer isso viver realmente”. Lá, um amplo espaço existente e vago no momento, Klécius pretende inserir a capoeira, o samba, pintura, e crochê. Com a lei de credenciamento, que disse ele, estará em vigor em breve, instrutores poderão ser agregados ao espaço. “A Casa do Artesão é um lugar de artistas, é um lugar de artes. É o que eu aplico na arte marcial, onde se o aluno estiver fazendo um movimento de qualquer jeito, ele não está sendo um artista. Ele precisa ser um artista da arte marcial. Ele precisa ser um artista da capoeira. Tem que ter beleza! Ter que ter técnica! Tem que ter fundamento! E a Casa do Artesão é justamente isso. Se você passear aqui dentro e olhar, você fica encantado! Então, é um desafio que eu estou encarando e vou levar isso para a Administração!”.

Devido à atração que é a fábrica de papel, a travessia do bonde e a Harmonia, perguntado se será feito conversação com a Klabin para que também as pessoas, como profissionais estrangeiros, possam melhor conhecer as nossas potencialidades, respondeu que sim, e que assim como a Klabin, Telêmaco tem muito a oferecer à empresa.