ONLINE
3




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 MDA

S

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


PROCESSO SELETIVO 2018: IFPR PRORROGA INSCRIÇÕES

Diretora Karina Bonilaure comentou isto e demais fatos da instituição

2018-08-31 às 20:54:52) A professora Karina Bonilaure, que é diretora do Campus do Instituto Federal do Paraná, de Telêmaco Borba, IFPR), falou ao Oberekando na manhã desta sexta-feira, sobre a prorrogação das inscrições para o Processo Seletivo 2019, até o dia 09 de setembro, da instituição, que fica às margens da Rodovia do Papel, entre o Jardim Bandeirantes e o Centro de Eventos.

s

“Nós temos apenas um período anual para as inscrições, porque a entrada dos nossos cursos também é anual, por isso é tão importante que as pessoas não percam o prazo, e felizmente houve uma prorrogação deste.”

 s

Engenharia Elétrica é nesta ocasião, a mais nova conquista do Campus de Telêmaco. Karina disse que essa oferta vem do que é chamado processo de verticalização, pois “é uma oportunidade dos estudantes do próprio IF, que são concluintes do Ensino Médio, que podem continuar seus estudos numa graduação”. Para isso fora citado um grande investimento no corpo docente além da estrutura em laboratórios, que já faz com que essa oferta se desponte: Fato que vem ocorrendo.

 

UNIDADES DE ENSINO A DISTÂNCIA E NÚCLEOS NA REGIÃO: Já é fato de alegria à direção saber da presença de estudantes de toda a região que vem para o Campus. Também em algumas dessas cidades existem as unidades, “ligadas ao Polo, fazendo com que a educação do Instituto se fortaleça em toda região de Telêmaco Borba”.

 

DIAS 12 E 13 DE SETEMBRO: Nestas datas, acontecerá no IFPR a mostra dos projetos de pesquisas que são desenvolvidos durante o ano. Entrada franca, onde os alunos também estarão explicando aos visitantes, como tais equipamentos foram trabalhados. “Os estudantes fazem inúmeros projetos de pesquisas com seus professores, nesse sentido mesmo, de aplicar esse conhecimento, e por isso se torna tão interessante!”. Anualmente, há uma seleção dos principais deles, que participam de uma Mostra Estadual, que em 2018 se dará em Londrina.

 

LANÇAMENTO DE EDITORA PRÓPRIA DO IFPR: Recente, aconteceu em Curitiba o lançamento da editora própria do IFPR; Assim a diretora avaliou: “Avanço no sentido de dar visibilidade às publicações dos nossos pesquisadores” e mais uma oportunidade de que se consiga ter essa visibilidade também, junto à comunidade.

 

REFORÇANDO QUANTO AO PROCESSO SELETIVO

A inscrição que se paga para o fazer, é meramente para as custas do evento, pois, aprovado, o aluno terá o ensino totalmente gratuito. Os locais das provas que serão aplicadas dia 14 de outubro, ainda não foram definidos, devido à grande demanda de inscrições que estão sendo recebidas.

Um importante cuidado que o candidato terá que ter, é no preenchimento da inscrição, que se dará somente online. A secretaria do IFPR está inteiramente à disposição para qualquer saneamento de dúvidas, mas não se pode, no ato da inscrição, se incorrer em erros. Uma novidade para este ano é a escolha da segunda opção. Bonilaure também enaltece que 80% das vagas ofertadas, são para estudantes oriundos das escolas públicas, assim sendo, abrindo em muito o leque de oportunidades a todos.

Os interessados podem acessar os editais e se inscrever exclusivamente pelo site http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019/

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo fone 3221-3010 ou na secretaria acadêmica do campus.

 --

CINECLUBE E MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O CINEMA

Enquanto a diretora concedia a entrevista ao Oberekando, uma animada e numerosa turma de alunos de escola municipal usufruía, no auditório do IFPR do Projeto Cineclube e Múltiplos Olhares Sobre o Cinema (FOTOS NA GALERIA ACIMA). Este, vindo desde o dia 28, teve sessões em diversos horários, que exibiu curtas infantis, no Mostrinha Livre.

Estas sessões foram sempre gratuitas, e abertas para o público interno e externo ao Campus.