Audiência pública teve o tema “Justiça Eleitoral e Sociedade: Desafios e Ações para as Eleições 2022”
FONTES: TRE PR (Vídeo e foto: Oberekando)
2021-10-26 às 09:04:35) O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhado do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, participou de uma audiência pública em Telêmaco Borba, nesta segunda-feira (25), com o tema “Justiça Eleitoral e Sociedade: Desafios e Ações para as Eleições 2022”. Nesta terça-feira (26), as autoridades estarão no município de Castro.
O presidente afirmou que a visita à região dos Campos Gerais visa aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e que até o final de 2022 todas as regiões do estado devem ser contempladas. “Hoje vamos embora com a sensação de dever cumprido devido à participação efetiva da sociedade neste evento”, afirmou.
Já o diretor-geral ressaltou que as audiências, que já aconteceram nos municípios de União da Vitória e Guarapuava, também têm o objetivo de dar mais transparência ao processo eleitoral.
O município de Telêmaco Borba conta, atualmente, com 48.973 eleitoras e eleitores, 28 locais de votação e 156 seções eleitorais. Em 2022, a eleição acontece no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, em segundo turno (se houver). Serão disputadas vagas nas Assembléias Legislativas, Câmara Federal, Senado, Governo de Estado e Presidência da República.
SEGURANÇA DA URNA
No painel “Segurança da urna eletrônica na visão de um magistrado eleitoral”, o juiz eleitoral da 155ª Zona Eleitoral de Piraquara, Dr. Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, explicou porque o Brasil tem o melhor sistema eleitoral do mundo.
O magistrado, que é diretor de tecnologia da informação da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), falou sobre os procedimentos de auditoria do processo eleitoral e desmentiu boatos frequentes sobre o sistema eletrônico de votação.
CLIQUE AQUI E ASSISTA À AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ÍNTEGRA
PARTICIPAÇÃO POPULAR
A audiência aconteceu no Fórum Eleitoral do município, com platéia reduzida por medida de segurança sanitária. Na abertura, a banda Fora da Pauta, formada por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, executou o hino nacional, em uma apresentação gravada. Ao final, foram respondidas dúvidas da plateia e de pessoas que se manifestaram pelo YouTube.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa de autoridades o desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR; a doutora Eveline Zanoni de Andrade e o doutor Mateus Ávila Andrade de Azevedo, respectivamente juíza e promotor eleitoral da 111ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Telêmaco Borba e Imbaú; o doutor Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, juiz eleitoral da 155ª Zona Eleitoral de Piraquara; e o doutor Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR.
ÁREAS TÉCNICAS DO TRIBUNAL FIZERAM APRESENTAÇÕES SOBRE:
A logística das eleições;
A segurança do voto;
O Gralha Confere, programa de combate à desinformação do TRE-PR;
O trabalho voluntário de mesárias e mesários, estimulados pelo programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral do Paraná.
--