ONLINE
10




Partilhe esta PŠgina

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


PAULO MARCELO NOC RA E A SESS√O DE ODONTOLOGIA

Avanços, o CEO, e interessantes informações repassadas ao Oberekando

2020-06-26 às 14:21:36) A conversa de ontem foi com Dr. Paulo Marcelo Nocêra, chefe da Seção de Atendimento Médico Odontológico da Secretaria de Saúde de Telêmaco. Na pauta, os atendimentos, nesse momento de pandemia, apenas para urgências e emergências, os projetos do setor para a municipalidade, e a construção do CEO: Centro de Especialidades Odontológicas. Cuidados com a saúde bucal foi outra interessante fala com ele.

“Lembro quando você esteve comigo em 2017, logo que eu assumi o cargo de coordenação, aonde nós tínhamos traçados alguns planejamentos para o setor Odontológico, e passados quase quatro anos, rápidos demais, e hoje posso falar que o setor, comparado especialmente o que nós tínhamos em 2017, vai estar sendo entregue no final da gestão, muito melhor do que a gente recebeu. Isso me alegra bastante”.

 

NA PANDEMIA: ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS, SOMENTE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

Atendimentos de casos eletivos, a exemplo dos pacientes que não sentem desconforto com dores, “infelizmente, dentro deste contexto (de pandemia) e respeitando as portarias que recebemos, tanto do Ministério da Saúde, como da Secretaria Estadual da Saúde, do Conselho Regional de Odontologia, e do próprio município, a gente teve que fazer segregação destes, e dar exclusividade aos atendimentos de urgência e emergência”.

Se por um lado ele lamenta este fato, por outro, também houve mudança em todos os protocolos, em todas as áreas e no mundo inteiro, e tem-se também que se olhar pelos cuidados com os profissionais da Saúde, inclusive, da Odontologia. Nas unidades que têm dentistas, haverá esses atendimentos, mas houve uma redução entre 40 a 45% dos profissionais, afastados por estarem em grupo de risco, sejam por idades ou comorbidades.

 

O CEO COM OBRAS ADIANTADAS

O Centro de Especialidades Odontológicas é obra adiantada em Telêmaco, e um grande sonho de Nocêra, logo de sua chegada à função, se tornando realidade. Seria pretensão que o prédio pudesse ser entregue entre julho e agosto, mas com o avento da pandemia, acabam havendo incertezas no calendário.

O atendimento no CEO será mais especializado, no sentido de maior abrangência, em detrimento daquilo que hoje se encontra nas UBS´s: Tratamentos de canal, periodontal, determinadas cirurgias, pediatria, e atendimento a pacientes especiais.

 

ATENDIMENTO NAS UBS´S

Apesar deste momento, com alterações no atendimento como já foi comentado acima, é louvável depoimentos que se tem de pacientes atendidos nas UBS´s nos consultórios odontológicos, e Dr. Paulo disse que este é um dos temas mais solicitados aos responsáveis, no trato dos pacientes em suas comunidades.

 

PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL E O EQUÍVOCO DO PASSADO COM ESCOVAS DURAS

“Cuidados com a criança ainda engatinhando, certamente vão trazer frutos futuros”.

Falado por este jornalista sobre certo equívoco no passado – de décadas passadas -, quando na inocência e até por desconhecimento, mas nas melhores das intenções, pais achavam que escovas mais duras davam melhor qualidade de escovação. Hoje a realidade é outra, pois tanto nos Cmei´s como nas escolas de ensino fundamental, são plantados todos os cuidados com as crianças, para se resultados na qualidade no aspecto bucal sejam colhidos no período de adolescência e adulto. A saúde bucal e material disponível a isso aos estudantes, é disponibilizado. No caso, até para que a escovação correta seja feita nas casas dos mesmos.

 

SAÚDE DOS DENTES SIGNIFICA SAÚDE EM VÁRIAS PARTES DO ORGANISMO. O CONTRÁRIO É VERDADEIRO!

Muitas pessoas têm por vezes, diversos sintomas que em nada tem a ver com os dentes... mas sua saúde bucal está em atraso. Ledo engano ai pode se dar, porque problemas com os dentes, por vezes desconhecidos até então, podem ocasionar outras anomalias.

Explicou Dr. Paulo Marcelo: “O dente, na verdade, faz parte de uma engrenagem que se chama corpo humano. Assim como nós temos o sistema nervoso, o sistema muscular, o sistema respiratório, nós temos também o sistema de mastigação ao qual os dentes fazem parte. E todos eles se unem... tem uma conexão! Problemas musculares, neurológicos, pulmonares, cardíacos, hidrocardíaco-bacterianos podem ser causados por problemas dentários.

 

CLÍNICA ODONTOLÓGICA DO BEBE

Mais uma das ações da Odontologia Municipal, e com os bebês nos primeiros meses de vida, é a verificação de alteração que a criança possa ter, em relação à mucosa, a língua, especialmente o “freio da língua, que é nosso ponto de maior atenção em relação às nossas crianças”.

Esta debilidade pode trazer problemas de amamentação a este bebê, o que pode acarretar problemas de peso neste. Futuramente, se este problema existe e não é sanado prematuramente, a criança pode ter problemas na fala, com a conhecida “língua presa” e sofrer, inclusive, bulling devido a isso. Este atendimento também será contido no futuro CEO. Nesta idade materno, é um procedimento extremamente simples.

 

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Uma merecida fala em tributo aos profissionais da Saúde foi feita. Gloriosos guerreiros que estão na linha de frente. Nocêra fez questão de os cumprimentar, e sem jamais esquecer aqueles, de sua área de atuação e sob sua responsabilidade.

Ao se recordar também neste momento de pandemia, dos educadores, e lhes prestar homenagens, inclusive incluindo a esposa de Dr. Paulo, professora Vanessa Karoline Cangussu Nocêra, que é diretora do Colégio Estadual Professor Custódio Netto, fez-se um especial momento de silêncio em homenagem póstuma à professora Giselle Oliveira, que compunha a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco e faleceu nesta semana.

A entrevista foi encerrada com agradecimentos do odontologista ao secretário de Saúde municipal, Dr. Ede Pukanski e ao prefeito Márcio, além de toda sua equipe: “Eu também não posso deixar de agradecer a eles, que tanto suporte deram para que eu pudesse realizar o trabalho idealizado em 2017 e praticamente, todo ele, realizado nestes quatro anos. Para eles vai o meu agradecimento, pela confiança que eles me depositaram”.

(*) Fez-se uma pauta geral dos trabalhos, mas é necessário lembrar as restrições neste momento de pandemia

--

D