ONLINE
12




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PARLAMENTO JOVEM É EMPOSSADO EM CURIÚVA

Evento, bastante prestigiado, é parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, escolas estaduais e Poder Legislativo

2019-09-10 às 07:46:00) Com presença unânime dos vereadores: Geferson Boschetti – Pitti (Presidente), Antônio Geraldo Borges (Vice-presidente), Norival Ferreira de Oliveira (1º secretário), Valderi Higino dos Santos (2º secretário ), Abel Moncalvo de Oliveira, Adevir Lopes, José Luiz Siqueira de Barros, Marlene Vander Brock e Valdinei Carneiro Silva, a Câmara Municipal de Curiúva deu posse ao Parlamento Jovem, na noite de ontem, 09, sendo este um projeto do Tribunal  Regional Eleitoral do Paraná, em parceria com as escolas estaduais e o Poder Legislativo.

Antecedeu a isto, primeiramente a escolha dos eleitos, por votação nas escolas estaduais, e em seguida, deu-se também a diplomação, que foi feita pelo juízo eleitoral.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Nata Nael Nato Moura dos Santos, seu vice Vantuil Ajuz, padre Alcides Andreatta e o pastor Claudinei.

A sessão teve início com cada parlamentar jovem, adentrando ao plenário, acompanhado de familiar. Em seguida houve, frente a bandeira, o compromisso de respeito às Leis, e sucessivamente, a assinatura do termo de posse.

Após três deles usarem da palavra, foi a vez do prefeito Nato o fazer. Também o vice prefeito, cada um dos vereadores, entre eles, o presidente, Geferson.

Pitti agradeceu à juíza de Direito, às professoras e diretoras, essas que muitas vezes se desdobraram nas escolas para cumprir este pedido da juíza: “Tudo se encaminhou de uma forma muito bonita e hoje a gente está chegando aqui na posse de vocês!” Também acrescentou: “Moralizar a política é um objetivo nosso, das professoras, que todos os dias estão ensinando um pouquinho para nós!”. Ele lamentou que o político, seja motivo de chacota em rede social, pois “nem todo mundo merece!”.

Nato agradeceu aos vereadores, aos vereadores mirins e seus pais, a todos os envolvidos com o projeto e aos professores. “Acho que vocês vão ser de grande utilidade para o nosso município, porque a gente trabalhando, na parte da Educação não temos muito contato e não entendemos muito bem, mas vocês podem trazer muitos projetos para ajudar”, e citou também a fala de alguns dos empossados, que citaram a segurança da cidade, e a vinda da escolinha do Atlético Paranaense à Curiúva. Voltou ele ao tema segurança e disse que ainda existe a esperança da guarda municipal na cidade, projeto que no momento se torna difícil pela queda de arrecadação.

O vereador Adevir, compartilhou parte de sua história, aos adolescentes e jovens: “Eu, praticamente, há 60 anos, andava nove quilômetros a pé, sempre descalço, e consegui, uma grande façanha, graças aos meus pais que me mandavam ir estudar, mesmo não tendo estudo algum, nem meu pai, nem minha mãe, mas me educaram, dentro do seu sistema de educação, de respeitar o direito de cada de cidadão e a primazia da responsabilidade”

O assessor jurídico da Câmara, Dr. Marco António Joaquim e a secretária geral, Andreia Medeiros, foram citados por seus méritos na realização desta importante sessão solene.

As diretoras, professoras Cristiene Bertani Lima, da Escola Estadual Gabriel Rosa; Nilzete Aparecida Ribeiro, da Escola Estadual Jandira Ferreira Rosas, e Tania Regina Camargo Yasuhara, do Colégio Estadual José de Alencar, se fizeram presentes.

 

CONHEÇA DOS EMPOSSADOS: 

- ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL ROSA.

- ALUNO: LUCIO DA CRUZ DE MORAES

CURSANDO O 2 º ANO, TEM  15 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO ESPORTE LAZER E INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.

- ALUNA: EVYLLYN DE OLIVEIRA BENICIO

CURSANDO O 1º ANO, TEM 15 _ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO LIBERDADE RESPEITO E DIGNIDADE

- ALUNO: MURYLO ADAUTO PINHEIRO

CURSANDO O 3° ANO, TEM  17 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO EDUCAÇÃO E CULTURA

 

- ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR

- ALUNA: FERNANDA TERSO VENTURA

CURSANDO O 9º ANO, TEM 13 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO SEGURANÇA PUBLICA.

- ALUNA: GIOVANNA GABRIELA JULIANO BUACHAK 

CURSANDO O 9º ANO, TEM 14 ANOS DE IDADE FOI ELEITO PELO PARTIDO SEGURANÇA PUBLICA.

- ALUNO: LUIS AUGUSTO DE OLIVEIRA DE ALMEIDA  

CURSANDO O 9º ANO, TEM 14 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO ESPORTE E LAZER.

  

- ESCOLA ESTADUAL JANDIRA FERREIRA ROSAS

- ALUNO: MIQUEIAS MOREIRA PIRES

CURSANDO O 7º ANO, TEM 12 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO ESPORTE E LAZER.

- ALUNO: KAUÃ ROBERTO CORREIA

CURSANDO O 8º ANO, TEM 13 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO PROGRAMA EDUCAÇÃO E CULTURA

- ALUNO:  MURILO MENDES ALMEIDA

CURSANDO O 7º ANO, TEM 11 ANOS DE IDADE, FOI ELEITO PELO PARTIDO VIDA E SAÚDE.