ONLINE
53




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


PARIS: E na Olimpíada... União dos povos?
PARIS: E na Olimpíada... União dos povos?

Editorial traz participação do Brasil e agenda das competições

s

2024-07-26 às 14:46:46) E hoje, daqui há poucos minutos, às 15 horas, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris 2024. Quanta saudade...!

Visitei a capital que recebe esta festa do esporte mundial, quando estive na Irlanda e resolvi dar uns passeios! Isso você lê em meu livro, “De Jornalista a Jornaleiro”.

É muito gratificante quando nos noticiários, se fazem flashes ao vivo, e justamente de locais no mundo, que você já visitou! Não há dinheiro que pague! Tenho costumado dizer que você é a fé em Deus, a Família que você tem ou construiu, amizades, as comidas que você aproveitou e comeu, e as viagens que você fez!

Eu tinha recém retornado de Dublin, voltado ao Brasil em definitivo, quando se deram as Olimpíadas de Londres! Aquela festa de encerramento, com Paul McCartney cantando Hey Judge, apenas inundou meus olhos de emoção, ao ver jovens, estreantes e veteranos atletas, se confraternizado, e experimentando aquilo de melhor que o esporte pode nos dar! Antes, a de Pequim, na China, eu tinha acabado de chegar à Europa, e estava sob o bom impacto de conhecer lá, o povo asiático, imigrante como eu!

Nos tempos de criança deste que aqui escreve, que tem 59 anos, os prêmios nas disputas de times nos futebóis nos campinhos de terra, ou graminhas, eram os pacotinhos de K-Suco! Pedir para a mãe, para jogar queimada ou vôlei e melhor, ela deixar, era motivo de comemoração! Já, meu pai, um homem que viveu para a família e trabalho, e muito religioso, quando raramente se via jogando, adorava Maia. (Eram círculos em metal e fininhos, que tinham que derrubar marcações, em geral, em madeira e posicionados a uma grande distância).

O esporte nas escolas, que possibilitou a tantos meninos e meninas, saírem de suas cidades pela primeira vez! Dormirem fora de suas casas, pela primeira vez!  As tantas competições! E os casaizinhos, antes alunos, e cuja amizade cresceu, e eles devem a momentos como estes, hoje uma família sedimentada! Pelo esporte se conheceram, namoraram, e se casaram!

Os arcos olímpicos, dão ênfase a justamente o objetivo das olimpíadas, e em resumo, ao esporte, que é a união dos povos: cada um representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.

Nem bem se iniciaram as competições, um estranho jogo de futebol aonde se pensa que o objetivo era que a Argentina se saísse, a ferro e fogo, campeã da primeira partida, e um tempo de acréscimo de 15 minutos! Aqui não é crítica à Argentina, que claro, queria vencer, mas sim, à vassalagem da arbitragem! Nossos irmãos marroquinos, que pela sua simplicidade e garra, já na última Copa, ganharam o carinho do mundo, saíram com a primeira e marcante vitória, de 2 x 1. A equipe de Skate ser esquecida pela organização e ter que pegar táxis, além de roubo de equipamentos de atletas, são outras coisas estranhas! A destruição de linhas ferroviárias regionais francesas, por ativistas, e que atrapalharão o início aos turistas, da chegada das férias de verão... são fatores estranhos à esta grande celebração!

Que prevaleça o verdadeiro espírito olímpico, e por poucos minutos, mergulhe na grandeza que é a festa na cerimônia de abertura de qualquer olimpíada e que esta não seja diferente! Me recordo, eu ainda adolescente, exatamente a completar 15 anos, quando na Rússia, ainda URSS, o mascote ursinho Misha, no encerramento de suas olimpíadas, derramou aquela lágrima, QUE MARCOU!

Ainda vendendo meu peixe, do livro, você verá nele situações como a chegada à Paris, mas não que, tendo exagerado no uso da memória do cartão de uma máquina fotográfica minha, especificamente para vídeos, exatamente quando cheguei na Torre Eiffel, acabou o espaço e nada de se poder a registrar! Sorte que fotos foram possíveis!

--

CONFIRA:

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL EM 2024 - PARIS (Via Terra)

COMPETIÇÕES DO BRASIL PARIS 2024. CONFIRA AGENDA (Via CNN)

--