ONLINE
17




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Parada geral da Klabin reduzida em Harmonia
Parada geral da Klabin reduzida em Harmonia

Novos protocolos de saúde são implantados

FONTE: KLABIN

A realização da PG visa cumprir Normas Regulamentadoras (NRs) e os cuidados extras têm o objetivo de manter a prevenção da disseminação do vírus, a integridade e a segurança dos colaboradores e da comunidade

2020-07-29 às 08:44:16) Para a execução da Parada Geral com escopo reduzido da Unidade Monte Alegre, a Klabin ampliou os protocolos de prevenção e as medidas de combate à disseminação do novo Coronavírus, com novas ações, principalmente, para os colaboradores que chegam na cidade. O objetivo é garantir o monitoramento ativo e constante da saúde dos profissionais contratados, o isolamento social durante a realização da “PG Reduzida” e evitar possíveis aglomerações, preservando a segurança de todos os colaboradores e das comunidades.

Os profissionais farão quarentena nas suas cidades de origem antes de viajarem para Telêmaco Borba (PR). Ficarão isolados por sete dias e, após esse período, 24 horas antes do embarque, farão o teste rápido da COVID-19. Na chegada, será realizado um novo teste rápido e, se tiver qualquer alteração no resultado ou no exame clínico que será feito pela equipe médica, o profissional será direcionado para isolamento em uma estrutura independente e realizará mais um teste para a COVID-19, chamado “PCR”.

A Klabin também vai colocar praticamente todos os profissionais em um único alojamento, o que permitirá o isolamento social também durante a Parada Geral Reduzida. O espaço está localizado na cidade e terá entrada e saída reservadas, monitoradas e com controle de acesso, com medição de temperatura de todos que circularem pelo local, além de três ambulatórios para as equipes de medicina que ficarão dedicadas ao acompanhamento da saúde do grupo no próprio alojamento por 24 horas. O local de estadia também contará com um serviço exclusivo de entrega da alimentação para evitar a saída e a circulação desse grupo de profissionais na cidade. Ainda, alguns colaboradores – cerca de 10% do efetivo – ficarão em hotéis e contarão com a supervisão da Klabin, além de seguir todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos.

Ainda na cidade de origem, os trabalhadores farão uma avaliação clínica de sintomas e terão que informar diariamente as próprias condições de saúde no aplicativo Klabin Saúde, desde o embarque para Telêmaco Borba até o término dos trabalhos na Unidade. A reunião de integração também será realizada ainda na cidade de moradia do profissional e, para os contratados que residem em Telêmaco Borba e região, a reunião será virtual, para evitar deslocamentos e a aglomeração de pessoas.

 

MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DE TEMPERATURA GARANTE O DISTANCIAMENTO SEGURO

Para aumentar a agilidade e a precisão da avaliação clínica dos profissionais durante a PG Reduzida, na primeira quinzena de julho, a Unidade Monte Alegre recebeu um reforço tecnológico para aferir a temperatura em todas as portarias da fábrica. É um novo sistema com sensores que medem a temperatura de maneira automática, rápida e confiável, evitando a formação de filas e a possível aproximação involuntária entre os profissionais.

A pessoa se posicionará em frente a um totem do sistema, que fará a leitura e sinalizará caso exista qualquer alteração de temperatura, e a equipe médica será acionada. Esse reconhecimento automático de temperatura também contribui para a centralização das informações, o sistema está integrado à rede da Klabin, permitindo que a companhia tenha conhecimento e uma visão geral das condições de saúde dos profissionais que entram na fábrica a cada dia e a cada turno.

Outra vantagem dessa tecnologia é a detecção do uso de máscara, obrigatório em tempo integral, e que ajudará a garantir que os trabalhadores utilizem corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

NOVO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO REDUZ AINDA MAIS A PROXIMIDADE

Desde março, a Klabin implantou um serviço de alimentação de forma individualizada, entregue em marmitas, com um cardápio único e que exige pouca manipulação dos alimentos. Para a PG Reduzida, esse sistema será ainda mais rigoroso e amplo, visando garantir as normas de distanciamento seguro de maneira organizada.

As equipes de trabalho serão divididas e terão um local específico para alimentação escalonado por cerca de oito ciclos e horários diferentes, reduzindo significativamente o número de pessoas nos espaços ao mesmo tempo, os deslocamentos e a circulação. Os ambientes definidos pela Klabin mantém a premissa inicial de serem mais arejados e com mesas distantes umas das outras, evitando a proximidade e o contato durante as refeições.

A Klabin manterá a comunicação diária com a Vigilância Sanitária, as Secretarias Municipais de Saúde e o COMCOVID e, nesse período, continuará comunicando orientações estruturadas de maneira intensa e contínua para todos os colaboradores, reforçando também a responsabilidade individual no atendimento dos protocolos para ajudar a sociedade, os colegas de trabalho e a Companhia no combate ao Coronavírus.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 70: “Prevenção em tempos de Covid”

--

D