ONLINE
9




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ORTIGUEIRA E TB: Klabin apoia musicalização
ORTIGUEIRA E TB: Klabin apoia musicalização

Projeto Villa-Lobos é desenvolvido em escolas municipais

FONTE: KLABIN

s

2019-05-22 às 07:41:28) Na última semana de abril, a Klabin reuniu cerca de 160 pessoas, entre educadores e estudantes de instituições municipais de ensino de Telêmaco Borba e Ortigueira, para oficinas de musicalização do projeto ‘Villa-Lobos para Todos’, apoiado pela empresa.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre as variações musicais a partir de ritmos, timbres e a altura de notas, por meio de dinâmicas em grupo e oficinas de música. Ao aprofundar o estudo desses elementos, os educadores poderão utilizar a música no cotidiano com seus alunos sem a exigência de uma especialização.

A regente e coordenadora do projeto, Dani Mattos, comentou que as oficinas servem para suprir uma carência que existe na rede pública de ensino. “O ‘Villa-Lobos para Todos’ introduz um método de que as aulas precisam ser dinâmicas e participativas, trabalhando elementos essenciais da música”, completou.

As oficinas utilizam o método “Guia Prática” do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e propõem momentos em que os participantes cantam canções infantis nacionais, em arranjos do compositor. Uma das premissas do projeto é a inclusão e a acessibilidade, dessa forma, as oficinas contaram com tradução em libras e ambos os locais foram adaptados para todos os participantes.

Para a educadora da Escola Professora Maria Emília Steiger, Luciana Messias de Paula, as atividades aprendidas servirão como base para as próximas aulas. “Já tenho tudo aqui na minha cabeça para passar. Descobri que no mundo da educação, a música serve para integrar todos”, acrescentou.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 41