ONLINE
16




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


OBRAS FOI TEMA COM JOÃO HENRIQUE KROLL, DE TB
OBRAS FOI TEMA COM JOÃO HENRIQUE KROLL, DE TB

O secretário municipal avaliou 2019 e comentou expectativas para 2020

d

2020-01-09 às 17:29:18) Com o Oberekando antes que ele iniciasse a correria da manhã de ontem, o secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, João Henrique Kroll (Ique) discorreu sobre as ações do ano passado, dentro de sua área, e acenou que em muito breve, uma cerimônia dará start ao Pra Frente Telêmaco em sua segunda etapa.

 

COLETA DE LIXO, ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS: A primeira pauta dele, foi quanto à coleta de lixo, também do orgânico, e inclusive, nesta quinta, hoje, estava agendada a licitação para terceirização da coleta do Reciclável. A licitação do Orgânico está marcada para dia 14: “Dois calos da Secretaria estão sendo eliminados”.

Da taxa da coleta de lixo na fatura da Sanepar, disse que cidades com mais de 50 mil habitantes são raras as que ainda não tiveram a terceirização e a cobrança, desta forma.

 

PRAÇAS: Dentre as iniciativas do ano passado, a entrega da Praça Pastor Pedro Cortês à população, totalmente reformada e revitalizada, foi apenas uma delas. Também na Área 7, na Santa Rita, no Rio Alegre, entre outras. Ao citar os benefícios do Jardim União, que também ganhou seu complexo esportivo e de lazer, informou que em breve a Rua Serra da Cantareira entrará em obras.

 

LÂMPADAS DE LED: Faltam, segundo ele, cerca de 1000 lâmpadas para que 100% de toda a cidade esteja coberta por esta modalidade que traz uma economia de energia de 70 mil reais mês: “Telêmaco Borba será o primeiro município do estado do Paraná a ser 100% led”. O trabalho, dentro do Ilumina TB, deve ser concluído entre fevereiro e março, e para a rodovia do Papel, que ficará totalmente iluminada até o trevo da Braslumber, estão programadas lâmpadas de 200 watts. Afirmou que somente na economia que isto trará, em sete anos se paga o investimento todo: “Nosso investimento é a longo prazo, mas instantâneo para a população em segurança e bem-estar”.

 

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DE TRÂNSITO: Por mais que se mude uma rotina de quem há muitos anos, por exemplo, um cidadão fazia num mesmo percurso para chegar à casa onde mora, e ai, vê o trajeto diferenciado, o secretário comentou da queda acentuada do número de acidentes em vias, devido a este trabalho.

 

PAVIMENTAÇÃO E AÇÕES NAS ÁREAS 3 E 2: Neste quesito, foi feito um plano de pavimentação municipal, concretizado, e está sendo finalizada a São Geraldo, Vila Esperança e Jd. Alvorada. “Estamos ansiosos para entrar na Área 3, com pavimentação e a obra do complexo esportivo”, logo que a Sanepar conclua o trabalho de saneamento. “Será uma mega obra na Área 3 e várias coisas que a gente conseguiu conquistar".

Na Área 2, desenrolada uma verdadeira novela mexicana, que era a quadra, que por ser do Estado, o município não podia mexer, e a viu deteriorar. O Estado fez a doação para a cidade. O próximo local a ser visto será este, após ser encerrado o ginásio paraesportivo do Socomim. Neste instante, Ique elogia o trabalho intersecretarias, especialmente, neste caso (da quadra do Socomim), com a de Esporte, que já está comprando cadeiras específicas de práticas esportivas, para atletas com deficiência física.

 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: O Centro de Eventos de Telêmaco é outro que está recebendo melhorias. Lá se realiza o aniversário da cidade. João disse que ele dá muito valor neste tipo de evento, também quando se faz uma exposição onde as empresas que estão vindo ao município, são o foco.

 

PAVIMENTAÇÃO REFEITA PELA SANEPAR, QUE TEM CEDIDA: Com as chuvas que vem caindo, o que também acabou cedendo, especificamente na Rua Chile, nas proximidades da Assembleia de Deus no Socomim, é parte do asfalto refeito pela terceirizada da Sanepar, após esta, ter executada obras de saneamento. Uma reunião no dia de ontem estava marcada com Elieser Ribas, gerente da Sanepar, informou Ique, para se resolver esta questão: Segundo ele, asfalto que fora feito há menos de um ano, teve este tipo de problema, em outros locais: “Estou em conversas com Elieser para nós tomarmos providências, quanto a empresa”.

 

TROCA DE MATERIAL RECICLÁVEL POR ALIMENTOS: O secretário disse também do sucesso que está se consolidando no programa lançado ainda no ano passado, “Feira do Bem”, que está trocando material reciclável por alimentos: “As pessoas estão aderindo. Eu achei que fosse demorar, mas a demanda foi grande! É um programa que veio para ficar na história de Telêmaco”.

 

MENSAGEM AO PREFEITO, AOS MUNÍCIPES E AOS SERVIDORES DE OBRAS: Pedido que deixasse, perante a população que assiste a entrevista na íntegra (ABAIXO), uma mensagem à Dr. Márcio, ele acrescentou a força de vontade e amor à cidade que tem o prefeito, e o muito que ele tem feito.

Perguntado de como recebe tantos elogios à sua atuação à frente da Secretaria, como os que vem sendo a ele dirigidos por populares, disse: “Um secretário não recebe elogios sozinho. É um governo todo que recebe elogios. É um programa. É uma secretaria, é um planejamento feito desde o início do mandato”. Para isso, ele vê o planejamento e o comprometimento como essenciais e para isso, são necessários os funcionários agarrarem essa situação: “Então eu devo muito aos nossos funcionários e aos chefes de Divisões, que todos os dias estão indo à campo, e vendo as mudanças que estão sendo feitas, e isso é que é muito gratificante. Ouvir deles, falar, que nossa cidade mudou!”. Ele dividiu os louros com todas as demais secretarias.

Além de saudar aos telêmacoborbenses, João Henrique finalizou lembrando que foi ultrapassada a marca de 120 quilômetros de asfaltamento executados, e que todos prestigiem o lançamento de uma nova etapa de obras que ainda será agendado.

S

(*)Ique aparece de óculos escuro nas fotos devido a recente cirurgia nos olhos

O prefeito Márcio, que chegou no local da entrevista, fez o fechamento desta, com uma avaliação dos feitos de seu secretário, a pedido do Oberekando.