ONLINE
20




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


O ANO LETIVO NO ESTADO ESTÁ VIGORANDO
O ANO LETIVO NO ESTADO ESTÁ VIGORANDO

Chefe do NRE, professora Sueli Martins pede empenho dos alunos, ajuda dos pais e parabeniza professores

 d

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, professora Sueli Aparecida Martins, gentilmente concedeu entrevista ao site Oberekando, desta feita, via Whats App, e por áudio. O principal tópico foi o Programa Aula Paraná, onde com sistema EAD, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, adequou para este momento de Covid-19, a continuidade do ano escolar para mais de um milhão de alunos. Neste número, claro, inclusos os estudantes dos municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema, Ventania e da sede, Telêmaco Borba, da jurisdição deste NRE.

Por parte de alguns alunos, e o que acabou gerando certa dúvida aos pais, circula um boato de que o ano letivo de 2020, já certo, seria refeito no ano de 2021, em decorrência da necessidade de adequação pela pandemia. Isto foi afirmado pela professora, como notícia fake, e que esta decisão do modelo de aprendizagem, pelo Conselho Estadual de Educação, foi deliberada de forma favorável por 17 votos a 1.

“Esta situação de pandemia, é uma situação que ninguém gostaria que tivesse ocorrido, e o único meio para que os alunos pudessem continuar o ano letivo, eram as aulas de educação à distância (EAD). Para isso, a Secretaria de Educação e do Esporte, através do secretário Renato Feder, em reunião com nosso governador Ratinho Júnior, decidiu-se que nós estaríamos fazendo as aulas EAD”.

 

OS ACESSOS ÀS AULAS ONLINE

Pelo Google Classroom, os alunos baixam o aplicativo Aula Paraná http://www.aulaparana.pr.gov.br  nos celulares. Também, as aulas estão disponíveis no Canal 21.2, da RIC TV, em Imbaú e Telêmaco Borba. No Youtube, essas estão sendo exibidas. O material impresso está disponível apenas para aqueles alunos que não possuem nenhuma forma de acesso, seja à televisão, ou a internet. Esse pode ser retirado a cada 15 dias em seus colégios.

MERENDA ESCOLAR: Na mesma data em que esse aluno recebe o material impresso, há uma equipe para tirar dúvidas. Paralelamente, o estudante retirará o kit da merenda: Esta, somente para aqueles, inscritos no programa Bolsa Família. Eles não devem esquecer de portar o cartão, que dará direito ao recebimento.

 

IMPORTÂNCIA DOS PAIS EM ACOMPANHAREM SEUS FILHOS. ATENTOS A ELES, NA INTERNET

A professora Sueli pede que os pais, nesse momento, atuem junto aos seus filhos, no acesso ao Aula Paraná, para que haja a interação junto aos professores. Mesmo que a Educação seja um dever o Estado, neste atual panorama, é um dever mais da família, que os filhos estejam recebendo uma educação de qualidade.

ONLINE COM RESPONSABILIDADE: A pedido do Oberekando, ela deixou um recado aos pais, que ajudem estando atentos, a que seus filhos de fato, quando online, e se online, estejam estudando pela plataforma, devido a inúmeros perigos que podem ser encontrados, na internet. Ela entende que é um período estafante aos pais, por terem os filhos o dia todo com eles, e por vezes não, pela necessidade de trabalho dos pais, deixando eles em casa, sem os poderem acompanhar. “Mas eu sei também que as vezes a gente precisa ter um acompanhamento mais próximo dos nossos filhos, principalmente quando eles estão na internet, e ao tipo de atividade que eles estão fazendo, principalmente agora que estão precisando utilizar seus celulares: “Quero crer que todos estão empenhados, e que os pais estão tomando pra si, principalmente neste momento, a responsabilidade, de fazer com que os seus filhos assistam as aulas e façam as tarefas”.

 

SUELI CONGRATULA-SE COM OS PROFESSORES E OS AGRADECE

Sem que se saiba até quando isso perdurará, a professora espera que o Paraná continue, em relação aos demais estados brasileiros, com um eficiente modelo de prevenção que vem tendo no combate ao corona, e que melhore ainda mais, mesmo que felizmente a pandemia está chegando aqui, bem devagar. É grande a expectativa dela pela alegria da volta às aulas, com os estudantes. “Nossos professores estão com muita vontade de voltar ao convívio com os seus alunos. Foi uma mudança muito repentina”. O volume de carga horária dos professores neste período está indo além, e eles tiveram que se adaptar ao novo, pois estão, em suas casas, atendendo ao sistema Classroom: “Aqui eu quero me congratular com todos os professores, com todos os diretores, com todos os pedagogos, que estão fazendo um trabalho maravilhoso! ”.

Ela alerta que sem a execução das tarefas, não serão computadas as presenças e as notas, e que o ano letivo está transcorrendo, mesmo desta forma, normal. Quem não cumprir estas obrigações, será reprovado.

Um comentário que o Oberekando tem escutado pelas ruas e de pais, é o reconhecimento de que de fato, os professores são verdadeiros heróis, porque agora, mais que nunca, muitos deles perceberam que o comportamento dos filhos, sempre em casa, se por um lado é motivo de alegria, por outro, haja eles ligados em 220! Como os professores aguentam? Eles merecem o céu em vida! ”, já escutou este jornalista, durante este tempo.

 

LEIA TAMBÉM:

Ensino a distância cobre 99,7% do Estado