ONLINE
19




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

dsg


Núcleo de Práticas Jurídicas em Telêmaco
Núcleo de Práticas Jurídicas em Telêmaco

Na UEPG, local será usado pelo curso de Direito

FONTE: PMTB

2020-11-27 às 06:32:29) Nesta semana, o Campus Telêmaco Borba da UEPG recebeu a primeira etapa da construção do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). As instalações, equipadas e prontas para uso, serão utilizadas para atividades práticas do curso de Direito.

A professora Maria Cristina Rausch Baranoski, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UEPG, explica que em 2021 iniciam as disciplinas de Estágio de Prática Forense Civil I e Estágio de Prática Forense Penal I, que envolvem atendimentos fictícios, sem contato com clientes, mas que já utilizam as dependências do NPJ. A partir de 2022, com a segunda etapa das disciplinas de prática forense civil e penal, está previsto o início do atendimento à população.

Como conta o professor Kleber Cazzaro, diretor do Campus Telêmaco Borba, com o início dos atendimentos a previsão é de que o espaço seja utilizado para atender à comunidade com causas práticas para serem resolvidas e tratadas pelos acadêmicos, acompanhados de seus professores. “A expectativa é colocar em prática tudo que estamos aprendendo, desde o primeiro ano até o quinto, ver os casos reais, como são as pessoas, como funcionam os processos, como funciona a conversa com quem seriam os nossos clientes. Assim, a gente pode sair da faculdade sabendo o que nos espera futuramente e aplicando a prática na teoria”, comemora a acadêmica de Direito em Telêmaco Borba, Emilly Torrecilha.

“As disciplinas de estágio têm grande relevância para o curso, uma vez que proporcionam a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática forense, preparando os acadêmicos para a atuação profissional”, enfatiza a professora Paola Damo Comel, chefe do Departamento de Direito Processual da UEPG. “Além do aspecto pedagógico, o desenvolvimento das atividades no Núcleo de Prática Jurídica atende o caráter social de uma instituição pública, ao prestar atendimento jurídico gratuito”, complementa.

A UEPG também conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas em Ponta Grossa, que atende por mês cerca de 2 mil pessoas de baixa renda. Durante a pandemia, os atendimentos de ações de Direito de família, interdição ou retificação de registros públicos têm sido realizados de forma remota.

 

CAMPUS UEPG EM TELÊMACO BORBA

O Campus Telêmaco Borba foi o primeiro campus avançado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Criado em 1985, o polo universitário já ofertou diversos cursos presenciais e a distância e, desde 2018, oferece o curso de Direito.

FONTE - UEPG.BR

--

D