Campanha previne especialmente câncer de próstata
FONTE: PMTB
2018-11-07 às 07:07:20) A saúde do homem entra em foco neste mês de novembro. O “Novembro Azul” é uma campanha direcionada aos cuidados da saúde do homem, voltado principalmente, para o câncer de próstata.
No município, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando palestras e orientações sobre a prevenção e cuidados, estimulando os homens a cuidarem mais da saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também vai divulgar os temas que serão abordados nas palestras nas redes sociais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Até o final do ano, a estimativa é que mais de 68 mil casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Apenas no Paraná, dados preliminares mostram 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018.
O “Novembro Azul” é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que teve sua origem em 2008. Seu objetivo é discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.
Em 2012, inspirado pelo “Movember” - movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, a campanha se concentrou no mês de novembro, que no dia 19 de novembro comemora o Dia Internacional do Homem e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.
No Brasil, os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 anos enquanto a feminina atingiu 79,3.
CUIDADOS
Procurar os serviços de saúde não apenas quando estiver com uma doença; mais para se prevenir.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
Ter uma alimentação adequada e saudável.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Conversar sobre problemas e preocupações com a(o) parceira(o), familiares, amigos, profissionais de saúde.
Pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado por alguma situação de estresse.
Manter a carteira de vacina atualizada.
Utilizar preservativo nas relações sexuais.
Evitar o cigarro.
Realizar consulta com o dentista regularmente.
Cultivar bons hábitos de higiene pessoal.
Realizar exames de rotina periodicamente.