ONLINE
131




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


NO OBEREKANDO, A VICE-PREFEITA RITA MARA ARAÚJO
NO OBEREKANDO, A VICE-PREFEITA RITA MARA ARAÚJO

Uma conversa com temas mais específicos, com ela, que fora primeira-dama por duas gestões

  

2023-11-20 às 11:56:03) Uma entrevista aonde não se viu os mais de 60 minutos passarem, tal a gentileza de sempre, da vice-prefeita de Telêmaco Borba, Rita Mara de Paula Araújo, traz como centro na redação da mesma, tópicos escolhidos pelo Oberekando, no entanto, diversos outros e importantes aspectos, foram abordados. ASSISTA NA ÍNTEGRA O VÍDEO!

“Hoje em dia eu estou neste cargo, primeiramente pela vontade de Deus e segundo, pela decisão da população, e eu tenho um mandato que finaliza em dezembro de 2024, e quero poder estar trabalhando para nossa população da melhor forma possível, e o futuro à Deus pertence, então, deixaremos estas questões à parte”, disse ela, quando este jornalista informou aos expectadores do Oberekando, que foram convidadas outras lideranças políticas na cidade, para entrevistas, mas não deram retorno.

 

DE PRIMEIRA-DAMA À VICE-PREFEITA

Foi narrado por ela, a pedido do Site, esta mudança de cargos: “Quando meu marido se candidatou, eu tinha uma farmácia alopática e homeopática, fazia manipulação destas medicações, e a gente tinha um ritmo de trabalho, muito parceiro, e ele atendendo no seu consultório como médico do trabalho e médico homeopata, e eu na farmácia nessa função (Farmácia Guartela, na frente do hoje correio)”, e continuou: “E lá atrás, eu tive a oportunidade quando meu marido eleito, que viesse ajuda-lo. Fechei minha farmácia, vendi”, quando veio, segundo ela, de corpo e alma para a Assistência Social. Confessou que meio refutava o termo Primeira-dama, pois as pessoas ligam ele a um cargo meio social, à questão de assistencialismo “e eu nunca gostei muito disso. Eu sempre gostei de defender políticas da área de assistência. Nunca usei a prerrogativa de ser a mulher do prefeito para ficar distribuindo cestas básicas, vamos dizer assim, para fazer uma politicagem velada”. Rita vê que isto validou seus oito anos de trabalho junto à TB, entendendo que a população em situação de vulnerabilidade merecia respeito, trabalho, dedicação e dignidade, aonde afirmou que seu esposo a falava ser ela uma de suas melhores secretárias.

A composição, ao ter voltado junto com Dr. Márcio, agora pelo segundo mandato consecutivo, fora encima disso, construída. Ao convidá-la para compor o governo, confessou Rita: “Dr. Márcio trouxe algo que me ensinou, e que eu não tinha nos oito anos, nos mandatos de meu marido, que levar o lazer, o esporte à população, e levar a inclusão social de tantas comunidades que hoje em dia têm complexos de lazer, com quadra de futebol, quadra de basquete, parquinho, academia da terceira idade e centro comunitário reformado... isso também é política da área de assistência”.

 

CLICK E MOMENTO IMPRESCINDÍVEL COM O PAI

O dia que ela recebeu esta foto, que fora feita com o pai, na noite do baile de debutante dela, marcou... Sr. Zenor Ribas de Paula -, que estava com forte diabetes, no dia seguinte, perdeu a visão!

Ele, com 67 anos, foi chamado por Deus... Fora exatamente no dia 25 de dezembro. Ela, entre 19 para 20 anos! Dona Rita é filha mais velha do segundo casamento de sua mãe, Terezinha Alice Teixeira de Paula, falecida em janeiro de 2020. O sonho de debutar, era uma realização de seu pai, com uma das filhas, porque anteriormente, Suzí, aos 13 anos, fugiu para casar, coisa que na época era não raro!

No dia da gravação da entrevista, dia 17, o filho primogênito de Dona Rita e Dr. Eros, Bernardo, completou 36 anos.

 

GRUPOS MINORITÁRIOS

O tema é bastante delicado, mas, com a sapiência e experiência de vida político-administrativa de Rita, foi abordado, com franqueza e sem rodeios! Dito por este jornalista, de que pela própria raiz da palavra, a minoria, conforme preconiza a democracia, perde sentido se esta, impor-se sobre a maioria. Ela, no entanto, não deve ser abafada pela maioria, assim como também, entenda o dever de respeitar espaços, hoje de possível e afável convivência de todos, e para um bem comum!

“Nós vivemos momento extremamente delicado! Muito delicado! Eu diria que nós estamos caminhando encima do fio da navalha! Fazer este equilíbrio entre determinadas situações, e outras, o que a gente não pode ter é posições radicais em lado nenhum”.

Situações como de moradores de rua, Centro de Convivência do Idoso e outras, foram citadas, quando se falam no direito de todos, sendo observados, e após averiguadas, respeitadas.

De forma madura, se permitem aqui este jornalista citar, observou ela que “também existem alguns equívocos em certas políticas, e a gente tem que estar atento à tudo isso, para que a gente não caia do outro lado... não caia de um lado, nem do outro lado”. Falou que recebeu pastores dias destes em reunião, e foi perguntada, na relação de tantas mudanças neste tema, “Dona Rita, o que a senhora continua pensando?”, respondendo que continua defendendo os mesmos valores que um dia defendeu quando seu esposo fora prefeito na primeira gestão, cujo lema era “Fé e família” e na reeleição era “Fé, família e trabalho” e, “esses valores são inegociáveis. A gente defende a família e outras questões, que são extremamente delicadas, mas por outro lado, eu sou representante também das minorias, mas tomando este cuidado que uma coisa não se sobreponha à outra!”.

Temas conversadores, como o respeito aos mais velhos, aos pais e filhos, relação familiar, e neste momento, revelou ela que quando sua mãe estava viva, fazia ligações a ela, as vezes 10 vezes ao dia, algo rapidinho, mas para especialmente ouvir o tão valioso ‘Deus te abençoe, minha filha!’.

A vice-prefeita, conforme citou este Site, abordou muitas temáticas, mas o Oberekando fez aqui, o relato de temas mais afins, e em prévia concordância com ela! Ela agradeceu à população pelo sempre carinho, e da mesma forma, ao prefeito Dr. Márcio, por a ter escolhido, sua vice, e claro, ao seu sempre prefeito, o esposo, Dr. Eros Danilo Araújo.

 

 

Convidada e sempre presente em eventos que ressaltem atenção à comunidade, esteve ela recentemente, na Ginástica Artística, com grupos de mulheres evangélicas, na posse da diretoria da Acitel, do Consórcio Territorial Vale do Tibagi e também foi de fundamental importância no lançamento do Pra Frente Telêmaco 3, projeto que é coordenadora.