ONLINE
8




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


NETO FALA AO OBEREKANDO, FINALIZANDO 2019
NETO FALA AO OBEREKANDO, FINALIZANDO 2019

Uma importante avaliação da gestão, e um diálogo com os reservenses

d

2019-12-03 às 08:18:13) Numa entrevista com o prefeito de Reserva, Frederico Bittencourt Hornung, uma avaliação deste ano de 2019, também seu intervalo de 30 dias para tratamento de saúde, as expectativas, asfaltos, e demais demandas e uma saudação de Natal à sua população. Confira no Vídeo ao final da matéria, a íntegra deste bate-papo.

“Fiquei 30 dias afastado. Fiz uma pequena cirurgia, e reassumi já no começo do mês de novembro e estamos aí, dando continuidade naquilo que já estávamos fazendo. Eu sempre falo para todas as pessoas, que as vezes não entendem muito, o prefeito é aquela pessoa que tem que trabalhar todo dia. Eu levanto 6 horas da manhã, e o dia inteiro: Tem muitos reparos para fazer, tem limpeza na cidade, tem estradas que estragam. Nós temos um programa de tanque... essa é a vida de um prefeito que tem responsabilidade com o povo, principalmente quando se fala em cinco mandatos! Então eu devo muito! Eu devo esse trabalho e essa atenção, e só posso pagar com muito trabalho e com obras! Eu sempre digo, não sou aquele prefeito de estar ‘tapiando’ os outros, de estar abraçando, e sempre digo que meu trabalho é obras”.

Ele confessou que políticos que fazem fofoca ao pensarem diferente, o irritam, mas faz parte: “É democracia e você tem que aceitar aquelas críticas. As vezes umas críticas que são nojentas! As críticas são importantes, mas as críticas construtivas... que ajudem! As vezes a gente até está com as coisas erradas. Eu até não posso errar muito! Cinco mandatos, a prática que eu tenho... devia não errar muito, mas o erro é humano, mas me chateiam aquelas críticas nojentas, para difamar as pessoas!”.

 

RELAÇÃO COM O GOVERNO ESTADUAL

Avaliou que tem feito muita coisa e que o ano foi bom, e da amizade com o governo. “Os meus deputados hoje são secretários”, mas ainda assim disse que as coisas não são fáceis: “Só aquelas pessoas que nunca fizeram nada, que acham fácil!”.

Ao falar da visita de Alexandre Curi e João Carlos Ortega, respectivamente deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Urbano, lembrou a população que este último, “financia e tem recursos a fundo perdido, então a visita dele foi muito importante. Era para estar o governador junto, mas ele tinha uma viagem para a França”. Na ocasião foram entregues um campinho e uma academia, e foi assinado com eles também, mais dois milhões para asfalto, e mais um milhão e duzentos mil, a fundo perdido: “Esse dinheiro vai ser aplicado no asfalto no fórum eleitoral”, citando que este órgão foi levado, sem nenhuma condição, para a divisa do município pela gestão anterior. Com outros trechos atendidos, serão mais de 2 quilômetros de asfalto.

 

PR E BR: ASFALTAMENTO EM PLANEJAMENTO E PARTE DE DUPLICAÇÃO ENTREGUE

Neste momento citou ele da conclusão da fase de Projeto que ligará Imbaú a Reserva. Mas também foi fruto de muita discussão de todos os prefeitos da região, a duplicação da BR, e grande parte dela, - no que tange Imbaú até Caetano Mendes, influindo na trafegabilidade dos reservenses -, fora liberada recentemente.

Neste momento o prefeito até citou um descompasso em termos de repercussão, que fora uma redução do pedágio, onde ninguém comentou, mas se fosse o contrário, isso seria alardeado. Nesta mesma direção, disse que numa reunião com Sandro Alex, com os 14 prefeitos da AMCG, um pedido para que as ambulâncias não necessitem fazer a parada e pagamento de pedágio. “Eu achava um absurdo, e ainda acho, uma pessoa com uma emergência, mal, e ficar ali dois ou três minutos parada. Isso as vezes salva ou faz perder-se uma vida”, conforme o que se decida!

CURVAS ASSASSINAS: Um trabalho de décadas, foi amenizar as curvas que fizeram com que muitas vidas fossem ceifadas, e Neto até batizou a elas, como estavam, de “curvas assassinas”. Mataram nesses anos, de 36 a 37 pessoas, de famílias reservenses ou de quem por elas passavam. Um detalhe observado pelo Oberekando foram as críticas em rede social, querendo na verdade atingir a vinda de representantes do governador, mas falando do asfalto feito nas curvas, que estão em excelente estado – isso verificado pelo site nesta semana passada. O que sim, o DER pode fazer, assim como logo que aparecem entre Curiúva e Harmonia o fazem, é consertar avarias que são ocasionadas pelo excesso de chuvas, no restante do trajeto de Caetano Mendes a Reserva, e que não é de responsabilidade de Hornung.

 

PATRIMÔNIO PÚBLICO DEVE SER CUIDADO PELA POPULAÇÃO

Logo depois de inaugurada a quadra com parquinho, dois brinquedos em dois dias foram quebrados. O prefeito apelou que a população ajude a cuidar, pois o patrimônio é público: “Eu já estou arrumando, pois a obrigação nossa é arrumar. Eu peço a colaboração das pessoas de bem, e aquelas pessoas que as vezes aprontam por irresponsabilidade, e vejam que é muito caro”. O dinheiro usado para consertar isso, pode faltar para comprar um remédio, justamente, e por coincidência, a algum familiar deste que danificou o brinquedo, exemplificou ele.

 

CRÍTICAS QUANTO AO HOSPITAL ENTRE OUTRAS

Ele comenta que têm recebido críticas, também em rede social, quanto ao hospital: “Ninguém fechou o hospital e ele está atendendo! O que fechou foi o Sus, mas quando são casos graves, nós estamos internando aqui! Nos demais casos, com o que ficou estabelecido, ele pode não atender o Sus, mas é levado para Telêmaco, Campo Largo, ou Curitiba.

PLENO FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL REGIONAL DE TELÊMACO: Nesta ocasião, o prefeito aproveitou e solicitou a entrega e normal funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba, aonde se agilizará em muito a questão de saúde em Reserva, com 58 quilômetros apenas de Reserva à Capital do Papel, quando a estrada até Imbaú for asfaltada.  Um outro assunto que o cobram, é quanto a um frigorífico, o que ele alega vir isso, de grupo de oposição política.

 

FELICITAÇÕES DE NATAL

Neto, ao final da entrevista, fez uma saudação de fim de ano a todos os reservenses, também em nome da primeira-dama, dona Ana Rosi: “Em meu nome e de Ana Rosi, que é a minha esposa e dos nossos secretários, eu quero desejar um final de ano com muita festa!”. Lembrou do respeito às pessoas, para que não haja excesso que desrespeitem vizinhos com pessoas adoentadas e crianças nas casas. “Espero do ano que vem, um ano melhor ainda. Não posso me queixar deste ano! Foi um ano que fizemos muita coisa e espero que ano que vem seja ainda melhor!”. Alertou para o movimento das eleições em 2020, e que todos aqueles que tiverem direito, que usufruam da disputa, mas pediu respeito aos candidatos e ao pleito, “que parem de criticar e coloquem o nome da disposição!”.

d

Sempre tão queridamente atendendo a população, o Oberekando saúda aqui a secretária direta do prefeito Neto, Jaqueline Graniska Heil, em nome de todo staff que, a este Site necessitar de informações, sempre têm sido muito atenciosos.