Eles são das paróquias NSF e SPSP de Telêmaco Borba
2021-02-25 às 14:11:30) A ordenação diaconal que acontece neste domingo é tema da entrevista gravada ontem, com o pároco padre Primo Aparecido Hipólito, da Matriz Redentorista, Nossa Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba. Também foi abordado com ele, o papel do cristão na observância da prevenção ao contágio por Covid19, bem como a linda e humanitária missão de todos os profissionais de saúde, especialmente aqueles da linha de frente.
“Bom estarmos aqui, e ainda mais para falarmos de um tema tão interessante que é da ordenação diaconal”, e frisou-a, ser, permanente, no sentido de que nessa incumbência, “ele (hoje ainda candidato ao diaconato) não vai ordenar padre, por isso que a igreja admite os casados”, tanto que esse é o estado civil de todos os que serão ordenados. Para todo o processo se dar, até que se chegue ao evento do próximo domingo, a esposa tem que autorizar. Já, se é solteiro, o critério, é sempre permanecer neste estado civil.
Por exemplo, durante a formação no seminário, seis meses antes de sua ordenação sacerdotal, todo futuro padre, como é no caso dos Redentoristas, antes foi um diácono, mas, provisório.
A ESCOLHA DA DATA
Inicialmente, a ordenação estava marcada para o dia do aniversário da cidade, no ano passado, mas com o advento da pandemia, esta foi sendo remarcada até o ensejo que este momento passasse e o que ainda não ocorreu. Assim, D. Sérgio, também com restrições por ser do grupo de risco, em termos de isolamento social, aos seus 72 anos, comunicou em janeiro, que Primo olhasse a nova data.
Dos nove que iniciaram os estudos e preparação, serão agora, sete, pois um deles viuvou e vai repensar, e outro, também por questões pessoais, decidiu protelar a decisão. As duas paróquias – São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora de Fátima, estão juntas, nesta ordenação.
Devido às restrições e decretos, o grande espaço conhecido da matriz Nossa Senhora de Fátima estará recebendo um número de fiéis, quase equivalente a uma missa das paróquias nos bairros, e os candidatos a diácono, tem um número limitado de convites, por isso. Hipólito pede a compreensão de todos os paroquianos, neste sentido.
TRANSMISSÃO PELO FACEBOOK E YOUTUBE DA PARÓQUIA
O acesso ao evento, de toda a população, será pelo site da paróquia (CLIQUE AQUI), via plataformas virtuais da
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pelo Youtube (CLIQUE AQUI), e também, Facebook (CLIQUE AQUI)
O Oberekando também linkará via, Youtube, esta cerimônia, marcante à Telêmaco Borba, no domingo, dia 28, a partir das 15 horas.
DE VOLTA A IGREJA, APÓS A PANDEMIA
Não só no catolicismo, mas em geral nas igrejas, as crianças e adolescentes tiveram certo distanciamento da prática de ir aos templos, quando não impulsionados pelos pais. Perguntado ao pároco como será essa missão de trazê-las de volta, passado a pandemia, - visto que esse fator fez aumentar ainda mais essa incidência -, deu o nome de “mundo tanto faz,” quando não se dão os valores necessários a princípios, acrescentando que não somente nas questões religiosas, mas também, exemplificou, quando uma mãe que passa com o filho ao colo, ou segurando-lhe a mão, sem olhar a ele, mas sim, atenta no aparelho celular, ou mesmo aquela pessoa, que neste momento de pandemia, teima em não usar-se de máscara.
COVID, COMPAIXÃO E OBEDIÊNCIA AOS DECRETOS
O padre destacou a importância de se cooperar com os ordenamentos da Vigilância Epidemiológica, ponderando que a volta aos poucos das atividades, não se dá porque a pandemia passou e os números de infectados baixou, “porque está pior! Nós estamos voltando por causa principalmente, que a maioria dos nossos grupos, graças à Deus, tomou consciência, e está sabendo lidar um pouco melhor com a questão da pandemia”.
Pedido que ele deixasse uma mensagem de conforto aos familiares de Adriane Torres, funcionária querida do IDF, que foi acometida por Covid e chamada por Deus, disse, e o estendeu, a todos os familiares que tiveram, pelo coronavírus, perdas: “Deus está guardando a preciosidade de suas lágrimas, no odre Dele. Não é no meu odre, ou no seu, pobres como somos, miseráveis como somos as vezes como seres humanos”. Ele está “guardando a preciosidade de seu lamento, da sua tristeza e das suas lágrimas. E quando Deus olha com carinho a preciosidade, até de suas lagrimas, significa que ele está te abençoando. Deus abençoe vocês, e fiquem em paz! ”.
Outra mensagem dele, foi a todos os profissionais de saúde, do mais humilde ao mais graduado escalão, porque estão - de no mínimo, desde março do ano passado -, se doando para salvaguardar a vida, dos que se cuidam, e daqueles que não deveriam, mas estão até fazendo desdém quando desrespeitam os mínimos cuidados, como uso em álcool em gel, máscara, e de manter o distanciamento social.
Ao falar de compaixão e amor ao próximo, disse que se nós obedecêssemos melhor as questões sanitárias solicitadas, estaríamos amando ainda mais nossos profissionais da saúde, evitando maior contaminação, e por vezes, a trazendo para dentro de nossas casas.
RELEMBRE:
47 CANDIDATOS A DIÁCONOS RECEBERAM O ACOLITATO. Celebração neste domingo teve 9 de Telêmaco
--