ONLINE
10




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

S 

D

W


NATO E PITHI E OS AVANÇOS DE CURIÚVA
NATO E PITHI E OS AVANÇOS DE CURIÚVA

Prestação de contas e expectativas de muito mais para a população

s

2021-09-16 às 10:03:40) A descontraída e esclarecedora entrevista de ontem, quarta-feira, foi com o prefeito Nato, Nata Nael Moura dos Santos, de Curiúva, e com Pithi, que é presidente da Câmara Municipal, vereador Geferson Boschetti. Antes, mais uma vez, o presidente respondeu de onde veio seu apelido, explicando que veio do italiano, que remete a pequeno, ou magro, “pititico”, quando era criança. A conversa, inclusive, teve nos bastidores, o seu pai, Adolfinho Boschetti, como expectador.

d

Neste momento, as dependências da Câmara passam por uma importante reforma, além de um mandato bem produtivo. Estão sendo trocados os pisos, e as portas, pois as anteriores, de madeiras, os cupins as atacaram. Elas serão de vidro, e também os banheiros terão acessibilidade: “Graças à Deus, Deus deu a oportunidade da gente estar junto com uma administração séria, desde o mandato passado, até neste. O povo confiou na gente, bem como no prefeito Nato, então temos que retornar à população, aquilo que começamos, e estamos continuando agora”.

de

Ele disse que no geral se tem situação e oposição, mas que existem hoje dois vereadores que se elegeram em partidos diferentes e que se esqueceu esta questão, para sim, se olhar ao povo de Curiúva. Segundo o presidente, o prefeito e a equipe tem passado à Câmara, questões com muita seriedade, e os vereadores tratado da mesma forma, aquilo que seja bom ao município, “e graças à Deus, os projetos que estão indo pra lá estão sendo aprovados, para que o trabalho continue, no dia-a-dia”. A entrevista aconteceu no Gabinete de Nato.

Moura avalizou as palavras de Pithi, e agradeceu o esforço de todos os pares da Casa de Leis. Também se remeteu aos dois vereadores que não se elegeram junto com o grupo, que são o Babil (Fabricio Fonseca de Queiroz) e Valderi Higino dos Santos, “que hoje estão fazendo base, trabalhando junto com a gente, trabalhando pelo bem da população”.

Os projetos têm sido, além de bastante estudados, mandados para a Câmara e aprovados, e deu mérito o prefeito, à sua equipe e às assessorias jurídicas, tanto do Executivo, Dr. Fábio Subtil, como do Legislativo, Dr. Marco Antônio Joaquim.

Quanto à sua administração, Nato citou de sua preferência aos mais necessitados, sem esquecer, claro, que é prefeito de todos os curiuvenses: “Estou aqui pra ser a voz dos menos favorecidos, por isso que quando eu vou à Curitiba, falar com o governador e os deputados, eu peço que mandem recursos ao meu povo de Curiúva”. Lembrou que foi parabenizada a Administração, pela economia de R$ 2 milhões e 300 mil quando das licitações de forma on-lines.

 

NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO E OUTRAS MAIS

“Acabaram de aprovar lá na Câmara, projeto de um recurso que a gente precisava lá, (do Finisa) para asfaltar, e não calçamento, o resto do município de Curiúva. Então fiquem atentos... Cohapar, Jardim Mirele, Jardim Santo António, Denoque, e também na Rua Maria de Lourdes. Já está aprovado este projeto, só não fiquem me cobrando e me apavorando, que tem tempo! Por isso que eu falo, a Câmara aprovou com os nove vereadores, por unanimidade! Tenho que agradecer!”.

Disse que deve sobrar recursos para se fazer o centro de Curiúva, com revitalização, mas primeiramente vai atender aos bairros. Existe também uma rua na Vila Esperança a se fazer, e pelo DER, já foi feita a vistoria para um recape asfáltico lá, necessário. ”O povo também da zona rural, que é o pessoal aqui do Guajuvira, hoje é dia 15, e está tendo a licitação para a gente começar o calçamento com pedra irregular, até lá”. Outro desejo do prefeito Nato, falando ao presidente da Câmara, é construir um Centro da Terceira Idade: “Falo sempre aqui dentro, que enquanto eu não fizer isso, não concretizei a minha administração!”.

Em Curitiba, já está agendado, a cobrança, indo com os vereadores, das secretarias, do governo, da Casa Civil, “junto com nosso representante o deputado Alexandre Curi, ver se tem alguma coisa enrolada, para a gente desenrolar (em termos de projetos que possam ser liberados para Curiúva)”. Conforme Nato, na área de segurança, e também as 30 casas populares, do Minha Casa Fácil, “que já tem o terreno que é exigência da Cohapar, fora as 73 casas que a gente já começou a construir”. Neste momento, ele falou aos curiuvenses que este dinheiro está voltando ao povo, que é fruto de investimentos que foram feitos pela população na própria cidade, e pediu a todos que priorizem gastar em empresas dentro da cidade, incentivando o comércio local: “Tudo que vocês gastam aqui, retorna pra cá, e este dinheiro agora é valorizado, em Curiúva”.

PROJETOS BEM FEITOS: Uma fama que a cidade, atualmente têm, é de projetos bem elaborados, e esta é uma das razões dos recursos e obras que se conseguem. Esta, segundo Nato, é a razão, por exemplo, de benfeitorias que ele possa solicitar, e até não receber durante o seu governo, como é o caso de uma escola, protocolada pelo deputado federal Sérgio Souza, no Mec. O atual prefeito usufruiu, por exemplo, de projetos também feitos no mandato de Amadeu Bicudo, e no caso da Super-Creche, até mesmo de já e recentemente falecido, Márcio Mainardes. Neste sentido, disse que em Curitiba, estará cobrando projetos de fundo de vale! “Vai vir muita coisa pra nós, só que tudo tem que ter paciência”.

 

VISITA PRESIDENCIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

Na semana que vem, perguntado se vai prestigiar a vinda do presidente Jair Messias Bolsonaro aos Campos Gerais, disse que sim, mas sem ser apenas mais um na multidão, e sim, na qualidade de prefeito, e aproveitou para, como respeito às autoridades, elogiar as atitudes de honestidade que nele vê, e especialmente, cristão que é, “e o que mais tem de valor nele, que eu admiro, porque um homem para ser honesto, de verdade, primeira coisa que ele tem que ter, é temor à Deus!”. Quem está organizando a agenda dele em Pirai do Sul, Castro e Ponta Grossa, é a deputada federal Aline Sleutjes, que inclusive, para a Saúde, já liberou recursos, e esteve com Nato.

Em bom tempo da conversa, exaltaram-se os valores familiares, e neste quesito, feita alusão também à importância dos filhos e esposas, respectivamente, dona Neide, a primeira-dama do município, e Sheron, esposa do presidente da Câmara, as filhas Natielen e Michele, de Nato, e Vitor e Adolfo, de Pithi. Neste momento, relembraram a participação na passeata em comemoração aos 25 anos da Apae em Curiúva, onde ambos deixaram novamente, a saudação aos professores, aos alunos, e especialmente à diretoria desta imprescindível escola, e todo trabalho em prol das pessoas com deficiência, da cidade. Nato justificou sua ausência no evento, porque teve compromissos médicos, e também devido ao adiamento pela chuva, pois este deveria ser feito no sábado, e ocorreu na segunda.

 

GUERRA CONTRA O COVID, E NOVE DIAS SEM NOVOS CASOS: AGRADECIMENTOS E PRECAUÇÃO

Um agradecimento todo especial aos colaboradores, médicos, pessoal da linha de frente, desde o mais humilde ao mais graduado, na luta contra o Covid19, e ao secretário de Saúde Municipal, Christiano Borges, ao Neilor Costa, diretor de Saúde, e à população, pela resposta satisfatória e pelo nono dia sem nenhum novo caso registrado da doença, na cidade, mas que a batalha ainda não está encerrada, e pede esta compreensão da população.

 

CENSO MOSTROU 1600 PESSOAS A MAIS EM CURIÚVA

Na positiva contramão de muitas cidades que tiveram diminuição de sua população, Curiúva teve aumento. Nato, perguntado pelo Oberekando, enalteceu os cerca de 800 empregos que a Klabin proporciona na cidade, e lembra a falta de mão-de-obra especializada que é uma carência de toda a região, mas que, felizmente, em Curiúva, se tem oferta de serviço, mas ainda assim, vê que o Governo do Estado deveria incentivar a vinda de empresas de grande porte a municípios menores, o que fomentaria as cidades vizinhas, também!

 

LEIA TAMBÉM:

CURIÚVA: Apae comemorou 25 anos. Evento, marcado para um sábado chuvoso, foi realizado ontem

--

D