Expectativas, contato com o governo, relacionamento com a Câmara, obras e demais ações
2019-03-15 às 16:00:54) Numa entrevista exclusiva, na manhã desta sexta-feira ao site Oberekando, o prefeito de Curiúva, Natanael Nato Moura ao ser perguntado sobre sua forma humilde de tratar a todas as pessoas, respondeu que ser assim não é “algo que mereça elogios”, pois deve ser o normal de todos.
MÊS DAS MULHERES
“Sou muito família!”, explicou, ao homenagear, em nome de todas as mulheres do município, suas duas filhas e a primeira-dama dona Neide, com foto postada em rede social, no Dia Internacional das Mulheres. Comentou a gratidão por elas, e também por sua mãe, frisando a política de incentivo para as mulheres curiuvenses, como o curso de Corte e Costura Industrial que está sendo ofertado pelo Senai. Lembrou das mulheres nas empresas, que zelam por não faltar e pelo cuidado no serviço.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E CASA CIVIL
Nessa semana o prefeito esteve em Curitiba: “Alexandre Curi, a gente nunca pode deixar de visitar ele, pois sempre tem novidades e coisas boas para nós! É um deputado muito atuante e que atende aos prefeitos com muita alegria”. Elogiou a autenticidade dele, que se diz sim, é sim, e não é não: “Antes de eu ser prefeito aqui ele já ajudava e a cidade deve muito a ele”.
Outra visita de Nato foi ao então secretário de Infraestrutura e Logística, o deputado Sandro Alex, que também tem grande ligação com Curiúva: Dois trevos, duplicação da entrada da cidade, pavimentação além de ser com recursos próprios, e recape são algumas das reivindicações feitas e que serão; elaborados os projetos, enviados a ele.
“As portas do governo do Estado hoje estão abertas”, disse, mesmo que o governador Ratinho ainda não tenha aberto o orçamento deste ano aos municípios, “e o chefe do gabinete é o cara que foi o mais votado aqui em Curiúva”, referindo-se a Guto Silva, chefe da Casa Civil. O prefeito elogiou sua ascensão política, acreditando, por ele ser novo tanto na política quanto de idade, em uma trajetória de muito sucesso na área pública, com possibilidades de futuramente ainda ser governador do Paraná.
PISTA DE CAMINHADA
“Fico muito contente quando você faz a obra e o pessoal usa, e ali está sendo usada mesmo, e não está terminada”. Nesse momento ele aproveitou e explicou que as verbas vêm direcionadas e têm que ser usadas para tal, pois algumas pessoas criticam do porque não serem feitas, outras coisas, em outros locais. “Perdemos uma escola de 10 salas de aula, por não termos terreno”, e continuou: “e não temos recursos para desapropriar”.
Onde localiza-se a pista de caminhada, está incluso o projeto Meu Campinho: “inclusive a obra está atrasada e o dinheiro só vem se eles terminarem”, alertando a empreiteira, que não explicou a razão da lentidão. No local, também haverá playground para a criançada, academia ao ar livre, além da arborização: “Vou brigar para ter iluminação pública ali também”, citando a pista.
SEGURANÇA PÚBLICA
Mesmo sendo uma atribuição do Estado, o prefeito disse estar se empenhando nessa área. Já foi duas vezes em 2019 defender essa bandeira, em Curitiba e foi atendido, com maior ostensividade e aumento de efetivo de soldados. “A população pede e está clamando por segurança e não é só aqui, mas sim na região toda, no Paraná todo e Brasil Todo. Nossa parte vamos fazer, você pode ter certeza!”.
RELACIONAMENTO COM A CÂMARA
Ao ter assistido a entrevista no Oberekando, onde o vereador Pitty elogiou o prefeito, Nato disse que têm que agradecer”, citando que tudo que o prefeito vai fazer, ele depende da Câmara, “e eles estão lado a lado comigo, pois estão vendo que estamos trabalhando pela população”.
No entanto, Nato observou que têm vereadores ali que estão querendo trabalhar contra a prefeitura, “mas tudo o que fizerem contra a prefeitura estarão fazendo contra a população, porque eu não faço pra mim, mas faço pra população!”. Disse que se trabalha para o povo, mas se souber que há burburinho de irregularidades, ele mesmo faz questão que se investigue.
REDE DE ESGOTO
O prefeito alertou à população e pediu que se tenha paciência, pelos transtornos de valas e barro, para que seja possível a implantação de rede de esgoto. Recentemente um morador registrou elogio em rede social, dizendo que foi surpreendido pelo início, na rua onde mora, das obras de saneamento. Agora, informou o chefe do Executivo, que está faltando somente a licitação para se construir a estação de tratamento.
OBRAS, MAQUINÁRIOS, EMPREGOS, REELEIÇÃO E SEU VICE-PREFEITO
No final da entrevista, Moura lembrou que para inaugurar, só está sendo ajeitado o pátio da super-creche, e o muro. Acrescentou que apenas espera-se a licitação pois serão feitos os calçamentos da cidade tudo novamente, e a ampliação, muro e reforma do cemitério.
Está se dependendo da liberação da Caixa para um campinho na Acreve.
Existe uma verba federal de 250 mil para se mexer na estrada para o Felisberto: “Tem máquina que está pra vir, caminhão que está pra vir, e projetos para a infraestrutura da cidade”. Quanto a emprego, deixou claro saber que é a grande reivindicação, e fez um apelo ao governo do Estado que incentive que grandes empresas venham para cidades do interior: “Esse curso que estamos fazendo para mulheres – Corte e Costura Industrial – é para isso, para ir atrás de ocupação de mão-de-obra preparada”.
Quanto a reeleição, apenas essa questão será pauta se uma pesquisa na véspera mostrar ser isso que a população espera, se tiver 60 ou 70% de aprovação, porque o objetivo agora, é apenas trabalhar pela cidade”. Elogiou a atuação de seu vice, estimado como um “irmãozão”, Vantuil Auz, o Tuil: “Ele toma pra si a dor do cidadão curiuvense, e vem trazer pra mim e eu vou pra cima. Pra mim, é desses vice-prefeitos que deveriam existir em todos os municípios!”.