ONLINE
11




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

S

S

AWEF

S 

D


NARCISO: Encontro de ex-seminaristas em PJC
NARCISO: Encontro de ex-seminaristas em PJC

Já, na 10º edição, o Encontro Internacional daqueles que estudaram no Ssmo Redentor em Ponta Grossa

2022-08-04 às 06:46:33) Na semana passada, uma agradável conversa foi registrada com o professor Narciso Ramón Torres (57), que é ex-seminarista Redentorista, estudante do Seminário Santíssimo Redentor de Ponta Grossa, no Paraná, dependência atual, da Universidade Tecnológica, no Baraúna. Ele, direto de Pedro Juan Caballero, fronteira seca com o Brasil, por Ponta Porã (MS), aonde dos dias 11, 12 e 13 de novembro, será realizado o 10º Encontro Internacional de Amigos do Seminário Redentorista.

Nascido em 29 de outubro de 1964, casado com dona Cristina, ele cursou na Princesa dos Campos, da sétima série ao primeiro colegial, dos anos 1978 até 1981, e hoje, está frente à coordenação deste já tradicional encontro dos amigos, sempre Redentoristas. Tem o auxílio de uma dinâmica equipe, que abraçou ao seu lado, esta causa.

“Me sinto muito feliz com esta entrevista e através disto, chegar para outras pessoas”.

Quanto aos preparativos, comentou que está correndo bem, e que os locais e contratos de serviços estão se dando e as missas sendo organizadas. Citou os amigos que estão o ajudando na organização, para que seja “um encontro legal, aonde a gente possa compartilhar, sentir-se bem, passar momentos felizes, que sempre se dão em encontros no Brasil e no Paraguai”.

Os agradecimentos, desde já, a filha do entrevistado, Crisnar, que o auxiliou na logística da gravação! Ele é pai também de Narcris, Narciso Genaro e Valentino.

Perguntado o que significou em sua vida, ter estudado no Santíssimo Redentor em Ponta Grossa, respondeu: “São momentos muito importantes que eu passei lá. Foram quatro anos, e conheci pessoas muito especiais, que são bons amigos, mais que irmãos! Na hora que eu precisei, estavam juntos de mim, estendendo a mão, e isso é muito importante - esta amizade que a gente encontrou lá, e continua. Também temos muitos irmãos brasileiros, que até agora a gente conversa. Se precisamos de orientação, eles estão juntos ai, dando força. Creio que lá em Ponta Grossa, nós construímos uma família, e esta continua firme até agora. Existe um pensamento que fala que aonde tem um (ex) seminarista, Redentorista, esse nunca estará sozinho não, pois sempre vai ter um amigo para apoiar”.

O ano que ele voltou do seminário, 1981, marcou também a volta dos paraguaios ao seu país de origem.

“A gente encontra nos brasileiros, muita abertura, muita amizade, são boas pessoas, muito similar também aos paraguaios, de conversar, compartilhar, expressivos e muito sentimentais”.

No reforço do convite aos amigos ex-seminaristas, Torres conclama à todos aqueles que estudaram em Ponta Grossa, Campo Grande ou Asunción, que possam ir, pois outro dado, é que tanto faz o ano que lá estudaram, pois quando se juntam, é como se se conhecessem há muitos anos, tal o lindo espírito de confraternização e alegria: “Procure participar, trazer outros companheiros, insistir com eles, fazer o convite para aquele de sua cidade, pois sempre tem aquele mais quieto... convidar ele a participar, pois o encontro vai ser muito bonito e muito importante para a nossa vida também, porque o tempo está passando, e cada dia mais idade! E aproveitar agora. Temos a oportunidade depois de dois anos, de nos encontrar. Aproveitar bem, para curtir mesmo, e partilhar mesmo!”, e com o espírito afonsiano (a exemplo de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas).

Ontem, dia 03, o ex-seminarista José Ramos Forbeci, como faz todos os anos, mais uma vez, fechou a parceria para um ônibus que levará, desde Curitiba, participantes para este especial momento, e conta com o apoio de Mauro Augusto, na logística. Aos 80 anos, Forbi, dileto amigo, é exemplo, como muitos outros, para todos, e dono da expressão: “Uma vez Redentorista, sempre Redentorista!”.

 

--

RELEMBRE OS ENCONTROS DOS EX-SEMINARISTAS: 

CAMPO GRANDE 2015: ENCONTRO EX-SEMINARISTAS REMEMORA AMIGOS ESPECIAIS. Evento em Campo Grande trouxe ex-alunos Redentoristas de Ponta Grossa 

CIUDAD DEL LEST 2016: SEGUNDA DE DESPEDIDAS E GRATIDÃO À RECALDE. A programação se finaliza e começa o retorno dos ex-seminaristas às suas casas 

CURITIBA 2017: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO DE EMOÇÃO E ENCERRAMENTO. Ficou decidida que a 8ª edição será em Asunción

 2018: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO FESTIVO EM ASUNCIÓN. Música, dança, homenagens, jantar e para sempre as melhores recordações 

2019: EX-SEMINARISTAS ENCONTRARAM-SE EM CAMPO GRANDE (MS). É a nona reunião de confraternização dos Sempre Redentoristas

 2021: EX-SEMINARISTAS SE ENCONTRAM EM CURITIBA: Vacinados, Redentoristas e os momentos que jamais saem do coração