ONLINE
249




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Monte Carlo e o vírus da raiva
Monte Carlo e o vírus da raiva

No local, foi capturado morcego positivo

FONTE: PMTB

2021-09-09 às 08:48:57) A Vigilância Sanitária de Telêmaco Borba alerta que no dia 23 de agosto foi capturado um morcego em uma residência no bairro Monte Carlo e após exame, foi obtido laudo positivo para raiva.

Devido a esse acontecimento, a Vigilância Sanitária esclarece a população sobre como proceder quando deparar com algum morcego. De acordo com a média veterinária, Ana Cláudia Natel, se alguém encontrar um morcego e ele estiver caído no chão a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem. Vale salientar que nem todos os animais carregam o vírus da raiva. Morcegos encontrados a noite, voando normalmente e próximo a locais onde estão suas colônias não devem ser mortos.

Ana Cláudia orienta que no caso de encontrar um morcego em situação atípica a seu comportamento (durante o dia, caído no chão, se debatendo ou já morto) o animal seja isolado: “A pessoa deve colocar algo em cima, como uma caixa, um balde ou outro objeto, com um peso em cima para que o animal não fuja e evitar que pessoas e ouros animais entrem em contato”, explicou, acrescentando que em seguida a pessoa deve informar a Vigilância Sanitária pelo telefone: (42) 3273-1022.

Caso haja algum contato com o morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, ou comunicar a Vigilância Sanitária. Em momento nenhum a pessoa deve matar o animal, pois trata-se de crime ambiental, com penalidades previstas* na Lei 9.605/1998.

Ana Cláudia lembra também que é muito importante manter cães e gatos vacinados contra a raiva, pois o vírus está circulante no município em área urbana.

--

D