ONLINE
14




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


MEL: Ortigueira ganha a UBM
MEL: Ortigueira ganha a UBM

Inauguração aconteceu dia 29

FONTE: PMO

s

2018-09-05 às 07:05:42) Foi inaugurada no dia 29/08 em Ortigueira a Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM) APOMEL, localizada às margens da BR 376 KM - 354, em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira às 15 horas.

A Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM) APOMEL irá agregar valor ao produto e ampliar o mercado.

Estiveram presentes no evento, juntamente com a prefeita Lourdes Banach, Ademir Frazzato – Vice-Prefeito, Walter Luiz Larocca – Secretário Agricultura e Abastecimento, Osmar Rati – Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os Vereadores: Mauri Cordeiro e Geovane Casturino de Souza. Além dessas autoridades estiveram presentes também, Lucas Bastos – Chefe da SEAB Regional Ponta Grossa, Claudio Marques Bitencourt – Fiscal do Convêncio SEAB/Banco Mundial Pró Rural, Henry Rosa – Técnico da Emater, Luis Shimizu – consultor credenciado do Sebrae, Fernando Pizane – Gestor e consultor do Sebrae, Lucas Bastos – Representante – Chefe da SEAB (EMATER) Regional Ponta Grossa, Dona Ana Mozuski Kutz – Apicultora e Ex Presidente da APOMEL, Loana Johansson representando a Empresa Klabin, Joel Franzin Junior – Gerente Regional do SEBRAE Ponta Grossa, parceiro executor do Programa APIS, Fernando Pizani e Marlon Farias – consultores do SEBRAE, Rafael Alves – Presidente da Cooramel e Valdemar Kieltyka – Presidente da APOMEL.

Os apicultores receberam uma moderna Unidade de Beneficiamento de Mel, que possibilitará a venda fracionada de mel agregando valor ao produto, antigo sonho dos apicultores que vendiam a granel para outras UBM.

De acordo com o presidente da cooperativa Cooramel, Rafael Alves, que falou em nome do presidente da APOMEL e toda sua diretoria, a UBM vai permitir atingir diretamente o consumidor final, o que não era possível até o momento. Ficamos, até então, nas mãos dos entrepostos. Agora, nossa expectativa é agregar ainda mais valor ao nosso mel, que é de excelente qualidade e ter facilidades para a compra de insumos e materiais para a atividade apícola”, explica. Segundo ele, os apicultores de Ortigueira e região têm capacidade para trabalhar com a capacidade máxima produtiva da UBM, mas isso será possível conforme novos mercados forem conquistados.

Inicialmente, a UBM deverá beneficiar 60 apicultores do Município e região. Com investimento de R$ 1 milhão, a UBM terá capacidade produtiva anual de 400 toneladas e será administrada pela Cooperativa Ortigueirense dos Apicultores e Meliponicultores (Cooramel).

A unidade de beneficiamento foi projetada de acordo com as normas e padrões para o registro de estabelecimentos junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pretende conseguir a chancela de inspeção Federal – SIF, que permite a exportação do produto para vários países, incluindo a União Européia.

s