Resultado foi do balanço hídrico da Companhia em 2022
No dia Mundial da Água, medidas indicam avanços das metas internas no Estado e em âmbito nacional
FONTE: KLABIN
2023-03-22 às 08:03:43) Em conformidade com as metas ambientais estipuladas na sua Agenda 2030, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, segue comprometida em implementar ações orientadas para a proteção e restauração dos recursos hídricos. O uso consciente da água é considerado um tema estratégico para a empresa e, por sua importância e complexidade, requer um olhar abrangente e multidisciplinar, que envolve toda a cadeia produtiva. Entre as diversas iniciativas, o trabalho considera projetos voltados para redução e reuso da água, principalmente em suas operações industriais, hoje espalhadas por 10 estados brasileiros. No último ano, a Companhia reduziu em 17,8% o consumo específico de água (uso consuntivo) de suas fábricas, tendo 2018 como ano-base. A meta, presente nos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), é reduzir, até 2030, em 20% este consumo.
No Paraná, estado onde está localizada a sua maior operação, a gestão dos recursos em 2022 apresentou resultados relevantes dentro do contexto geral da empresa. No balanço do ínterim entre 2018 e 2022, houve redução de 6% no consumo de água da unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba. Além disso, como forma de levar conhecimento e engajamento proativo aos seus colaboradores sobre o tema, a Companhia realizou em setembro passado, o “Congresso do Meio Ambiente – da Água ao Papel”.
No quesito logístico e estrutural, na Unidade Puma foi definida a implantação do projeto de reuso da água tratada nas ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) I e II e nos processos de secagem de Iodos, além de melhorias dos controles relacionados à redução do uso da água. Outra ação de destaque foi o Programa Klabin Caiubi, voltado para educação ambiental e com foco pertinente à água, envolvendo as unidades de Monte Alegre e Puma, cuja expertise foi reconhecida no prêmio Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema de 2022.
Uma das ações de destaque realizadas pela Klabin é o chamado Manejo Hidrossolidário, voltado às melhores práticas de manejo florestal para extinguir ou minimizar os impactos ambientais em microbacias. O tema também está presente nos KODS, em que a Companhia mantém o compromisso de ter, até o final desta década, 100% das operações de colheita florestal em âmbito nacional sob gestão própria com manejo hidrossolidário, percentual que evoluiu de 79,7%, em 2020, para 97,3% em 2022. A empresa se compromete, ainda, a manter 100% das localidades onde atua com iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial até 2030, tendo 74% da meta alcançada no último ano.
“Na Klabin, estamos sempre investindo em inovação, pesquisas e tecnologias que nos auxiliem a preservar um recurso tão fundamental não só para o nosso negócio, mas para a vida no planeta, como é a água. Os números obtidos em 2022 sinalizam avanços em direção ao cumprimento de nossas metas internas estabelecidas na Agenda Klabin 2030, e nos motivam a seguir implementando estratégias que gerem resultados ainda melhores. Neste Dia Mundial da Água, ressaltamos a importância de ampliarmos as discussões em torno do manejo eficiente e da preservação dos recursos para a conservação dos ecossistemas”, comenta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.
A AGENDA KLABIN 2030
Divulgados em 2020, os 23 Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) consolidam um conjunto de curto, médio e longo prazos, que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários para a empresa e aderentes ao seu plano estratégico de crescimento, tendo a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores. A metodologia do SDG Compass embasa as definições, orientando as aspirações da empresa em temas ASG, alinhados aos marcos do plano de crescimento da Companhia.
Para implementar esse trabalho, a Klabin conta com o engajamento de todas as áreas e unidades industriais, a fim de gerar valor à sociedade e aos públicos de relacionamento.
SOBRE A KLABIN
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
--
ESCUTE TAMBÉM: