ONLINE
97




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É ELEITO PRESIDENTE
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É ELEITO PRESIDENTE

O atual presidente Bolsonaro teve 49,11% dos votos

2022-10-30 às 20:25:54) E Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, conforme os números do Tribunal Superior Eleitoral, para a presidência da República do Brasil. Neste segundo turno ele obteve 60.175.368 votos, com 50,89%. No primeiro turno, ele, também vencedor, tinha sido votado por 57.258.115 brasileiros. Jair Messias Bolsonaro, também segundo colocado no primeiro turno, com 43,20%, que corresponde a 51.071.277 votos, hoje, foram 49,11%, ou seja, escolhido por 58.084.978 eleitores.

Os números correspondem à 99,76% dos votos apurados, até às 20hr45. O pleito teve 472.075 urnas.

Para o Senado Federal, o Maringaense, Fernando Sérgio Moro foi eleito em primeiro turno, senador. Apenas nas cidades de Imbaú e Ortigueira ele não venceu o histórico político Álvaro Dias.

Reeleito já no primeiro turno, o governador paranaense é Carlos Roberto Massa Júnior, nascido em Jandaia do Sul. Na região coberta pelo Oberekando, Ortigueira foi aonde ele teve menos votos, e Telêmaco aonde teve maior votação.

 

NA CAPITAL DO PAPEL

Em Telêmaco, Bolsonaro venceu com 24.430 votos à frente do segundo colocado, Luiz Inácio Lula da Silva, com 16.271 votos. Ao final da matéria, a tabela que mostra as votações obtidas nos municípios cobertos pelo Oberekando.

 

NACIONALMENTE

Entre os governadores eleitos em primeiro turno, seis são abertamente apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL): Cláudio Castro (PL), Ratinho Jr. (PR), Mauro Mendes (MT), Ibaneis Rocha (DF), Gladson Cameli (AC) e Antônio Denarium (RR). Neste segundo turno, se consolidaram Tarcísio Gomes de Freitas (SP), e Jorginho Mello (SC),

Já, Lula da Silva, no primeiro turno, Elmano de Freitas (CE), Fátima Bezerra (RN), Rafael Fonteles (PI), Carlos Brandão (MA) e Clécio (AP). Ele teve os governadores eleitos em segundo turno, Jeronimo Rodrigues (BA), Paulo Dantas (AL), João Azevedo (PB), Renato CasaGrande (ES), aliados.

Entre os senadores eleitos com apoio de Bolsonaro, no primeiro turno, Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Cleitinho (PSC-MG).

A juíza, Dra. Eveline Zanoni de Andrade, presidiu as eleições 2022 da 111ª Zona Eleitoral, ao lado da promotora Dra. Dayane Santos Oliveira de Faria. Além da sede, TB, Imbaú compõe a Comarca. São 50.816 os eleitores da Capital do Papel.

O Cartório Eleitoral tem a chefia de Denilson Thomaz Ferreira.

--

CONFIRA AS TABELAS DE VOTAÇÃO, DO PRIMEIRO, E AGORA, DO SEGUNDO TURNO

--

CONFIRA APURAÇÃO (VIA UOL)

 

CLIQUE AQUI E BAIXE O APLICATIVO PARA CONFERIR OS RESULTADOS DO TSE

--

LEIA TAMBÉM:

DIA DO VOTO TRANQUILO EM TB: Jardim Alegre, maior colégio eleitoral, com filas maiores

COMO FOI A ELEIÇÃO EM TB E REGIÃO? Oberekando fez um balanço que mede o peso dos atuais prefeito

SEGUNDO TURNO EM TELÊMACO. Eleitores tranquilos! Veja com acompanhar resultados logo mais

--

RELEMBRE O PLEITO EM 2020, CLICANDO AQUI!

--

LULA:

Luiz Inácio "Lula" da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; Garanhuns, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi o 35.º presidente do Brasil entre 1.º de janeiro de 2003 e 1.º de janeiro de 2011. Eleito novamente na eleição presidencial de 2022, será empossado em 1.º de janeiro de 2023 como o 39.º presidente do Brasil. Ele casou após viuvar de Marisa Letícia, com Rosângela Lula da Silva, mais conhecida pelo apelido de Janja, e é paranaense de União da Vitória, nascida em 27 de agosto de 1966. (Dados: Wikipédia)

--

NOTA DO EDITOR:

O Site Oberekando mantém seu compromisso na busca pela imparcialidade, mesmo que isso, na área do Jornalismo, não renda dinheiro, mas traz a certeza do cumprimento ético da profissão. Também, como sempre foi citado pelo Oberekando, é, e será constante, o respeito a todas as autoridades constituídas. Isso, porém, sem jamais, perder sua autonomia no que reza a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, e o livre (e sempre respeitoso) trabalho da imprensa.