Setor pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social
FONTE: PMTB
2024-07-04 às 06:41:00) A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou na tarde de terça-feira (02), a Loja Cidadã, que fica onde funcionava a Casa do Artesão.
O espaço onde funciona a Loja Cidadã recebeu melhorias e passou por reforma, com investimento de aproximadamente R$ 60 mil, que incluiu: pintura, instalação de divisórias de drywall para a sala de estoque e três provadores, instalação de porta de vidro, troca de janelas para melhoria da iluminação do espaço, aquisição de balcão de atendimento e espelhos, dentre outras benfeitorias.
A “Loja Cidadã” se trata de programa da SMAS, onde os usuários encaminhados e acompanhados pelos serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial podem escolher e experimentar roupas e calçados que receberão como benefício eventual da Política de Assistência Social, garantindo desta forma, mais dignidade e autonomia às famílias.
A SMAS deu início aos serviços da Loja Cidadã, considerando que se trata de uma meta do Plano de Governo da atual gestão. De acordo com o relatório de prestação de contas dos atendimentos realizados pela SMAS no ano de 2023, foram concedidas a população 7.124 peças, para 692 famílias.
Os beneficiários diretos do programa Loja Cidadã se tratam de usuários da Política de Assistência Social, em acompanhamento pelas equipes de referência dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e demais serviços da SMAS, os quais se encontram em situação de vulnerabilidade e risco, identificados na maioria das vezes em situação de pobreza e extrema pobreza.
A vice-prefeita, Rita Araújo, representou a gestão municipal e destacou o tempo que ficou à frente da SMAS. “Eu fui moldada no serviço público vendo as mazelas do povo. Eu gosto muito de estar e ver o quanto essa secretaria atua, mesmo que de forma discreta, em vários setores, e ajuda quem mais precisa de governo”, ressaltou.
Rita também lembrou que antigamente na Campanha do Agasalho, as roupas eram separadas e entregues em sacos pretos, coisa que foi abolida com a Loja Cidadã. “As pessoas precisavam de casacos e recebiam calças, não era o produto adequado e ficavam dependendo de trocas. Hoje não, a pessoa vem, escolhe a peça, experimenta e vai para casa feliz”, contou.
O discurso de Rita foi ratificado pelo secretário municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, que destacou que a Loja Cidadã traz dignidade e autonomia. “Essas duas palavras mostram a luta que temos diariamente para que elas alcancem seus objetivos. Obrigado ao Dr. Marcio e Rita pela sensibilidade de ceder esse espaço onde atenderemos mais de 5 mil famílias, que poderão escolher as peças de roupa que precisam. E logo, além das roupas doadas, teremos roupas novas para atender o nosso público”, declarou.
A usuária dos programas sociais da SMAS, Dayane Francine dos Santos, também fez menção à comodidade que a Loja Cidadã traz. “Antigamente a gente pegava a roupa e não servia. Hoje temos dignidade, somos bem recebidos, levamos a roupa que queremos. Torço para que vocês continuem com projetos bons e nos atendendo com carinho”, elogiou.
A chefe da Divisão de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda, Eliane Aparecida Cartes Cunha, mostrou a sua emoção com a inauguração da loja. “Eu lembro do tempo do saco preto, e o saco lembra lixo. Hoje nós vemos essa linda loja que representa a dignidade do usuário. Sou apaixonada pela Assistência Social e pela minha equipe”, comentou.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Ligoski Betim, parabenizou a equipe da Assistência Social pelo trabalho. “São pessoas escolhidas por Deus para exercer essa profissão. Quero agradecer ao Dr. Marcio e a Rita pelos oito anos de trabalho pelo nosso município, principalmente pelo olhar na Assistência Social. Só quem mais precisa, sabe o quanto isso é importante”, finalizou.