ONLINE
246




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


LEONARDO NICKSON DO IFPR: CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR
LEONARDO NICKSON DO IFPR: CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

Num bom bate-papo com o professor, também a arte da Fotografia

d

2018-11-22 às 15:30:23) O professor Leonardo Nickson, do Instituto Federal do Paraná, em Telêmaco Borba, é formado em História pela UEL. Ele faz no momento, Especialização em Maringá na área que atua já há três anos, em Artes Visuais.

Tendo no IFPR, carga horária em sala de aula e também para o desenvolvimento de projetos, acabou focando em duas linhas: O projeto do curso pré-vestibular gratuito, algo que já havia desenvolvido na época em que era acadêmico da UEL, em Londrina, que atendia sobretudo à população carente, e viu que Telêmaco poderia compor essa demanda. No campo da Fotografia, em seu primeiro ano, um curso na Casa da Cultura foi ofertado à população. Nesses dois últimos anos, dentro do IFPR, esta área tem continuidade, junto aos alunos, em oficina que desenvolve a poética e sensibilidade na Fotografia.

Quanto ao pré-vestibular, no primeiro ano, mais de 30 aprovações dos alunos que prestaram concurso em diversas instituições, e “foi uma grande surpresa, porque foi nossa primeira experiência!”: Na UEL, na Federal do Paraná, UEPG, Unicentro e também, na Federal de Santa Catarina. Ele confessa que a expectativa era modesta, de aprovar de cinco a dez alunos, mas ai, quanta satisfação! Para esta ação, a Prefeitura de Telêmaco, na parceria, cedeu uma sala no Campus da UEPG. Inscritos inicialmente foram 120 alunos e com desistências, 80 chegaram até o final, e com um número de aprovações, acima citado.

Neste ano já aconteceram cinco aprovações na UEPG (Vestibular de Inverno), “mas a grande expectativa agora é com o Enem e com os vestibulares de verão. Este é o segundo ano em que foi ofertado, e 90% das vagas são disponibilizadas para alunos de escolas públicas, e já está se tornando tradição o programa. A partir do próximo ano será dada atenção especial quanto à renda dos inscritos, para se dar prioridade também a quem tem carência.

Na experiência de Leonardo, em cerca de dez anos, disse que já viu muitas pessoas na faixa de 50 anos, entrar num curso pré-vestibular e que são muitos os relatos de superação, além do que, trazer pra si a chance de entrar numa universidade pública, de concorrer a bolsas, integrais ou não, enfim! “É incrível ver a experiência das pessoas. Depois que elas entram num cursinho, passam num vestibular, a dignidade delas melhora! Você vê que ela está com a autoestima melhor, com a cabeça erguida e está ainda atrás de um sonho... de um objetivo! Um dos objetivos do cursinho é este, de abranger pessoas além dos 25 anos de idade, e sem limite”, neste sentido.

FOTOGRAFIA: Uma abordagem dentro do mundo da Fotografia foi feita, e o professor comentou em se usar essa arte em seus diversos aspectos: “No primeiro dia de aula eu geralmente falo isso, de que não se use a câmera no que vem pra fazer self. Use a câmera pra frente, para enxergar o mundo e não a si mesmo! Claro que enxergar a si mesmo é uma coisa importante, mas também enxergar o mundo, outras possibilidades!”, é de suma importância.

As mais diversas releituras de uma mesma imagem – pela Fotografia -, é algo muito interessante, também abordado por ele: “Então as vezes depois de sete ou oito anos que eu estou mostrando a mesma imagem, um aluno enxerga alguma coisa que ninguém tinha visto ainda! E essa que é a magia da Fotografia e da arte no geral”.