ONLINE
5




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 

MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


LEGISLATIVO DE TB: MAURÍCIO DIÓGENES DE CASTRO
LEGISLATIVO DE TB: MAURÍCIO DIÓGENES DE CASTRO

Presidente da Câmara comenta ações, e relação com o Executivo

d

2018-04-04 às 07:22:57) Mauricio Diógenes de Castro, nascido em 18 de outubro de 1965, é presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba e está em seu segundo mandato na vereança. Ele hoje é aval, no atual cargo no Legislativo, de benefícios para toda a cidade, mas sua principal intenção logo que entrou na política, foi de trazer melhorias e representar a localidade onde reside: a Área 3. Ele confessa que, trabalhador da Klabin por longos anos, e num local que lhe fornecia moradia, água, luz, médico e todo o conforto necessário, se deparou com uma situação diferenciada do outro lado do Rio Tibagi, do que na Fazenda Monte Alegre, morador da Lagoa, que era. Este foi o impulso que o levou a militar na política. Não sem antes ser presidente da Associação de Moradores de sua localidade (em 2009), que tinha na época, a grande referência que era o campo do Jóia, mas que necessitava de toda a infraestrutura.

 

ÁREA 6 E JARDIM PROGRESSO

Ele comenta dos 29 meses de muito trabalho e dedicação com sistema de saneamento e esgoto que seguiu-se da pavimentação. “Noites sem dormir, mas que valeram a pena. Hoje aqueles que passam na Área 6, Jardim Progresso, olham o resultado de um trabalho, que muitas pessoas diziam que não ia acontecer, mas graças a Deus está para todo mundo ver”. Para isso, lembrou da administração anterior, que deu o pontapé inicial na obra e a administração atual que entendeu a necessidade da continuação. “Tivemos muitos problemas, é verdade, mas hoje podemos ver o resultado de tudo o que aconteceu!”. Agora o saneamento tem continuidade e dos R$ 58 milhões no ato, assinado no evento do Hospital Regional com a Sanepar, estão inclusas as elevatórias do local, “dando condições de serem feitas as ligações” e concluído o saneamento “tão sonhado”.  Neste montante também, inclui-se a Área 3. “A Área 3 é um bairro que não tem nem um metro de sistema de esgoto: “Conversei com Dr. Márcio e ele entendeu isso. Fomos ao governo, solicitamos o serviço, o projeto já está sendo feito e estão fazendo a medição. Já foi assinada a ordem de serviço e há a previsão de início das obras em outubro”.

 

PLANEJAMENTO SE FAZ NECESSÁRIO E ORÇAMENTO PRÉVIO, OBRIGATÓRIO

O presidente detalhou a importância de que o munícipe esteja a par de que há o planejamento dentro dos trâmites legais, para que as obras possam acontecer em seu bairro, via PPA (Plano Plurianual). Correndo pela cidade toda, tem a noção da importância da consonância com a Administração municipal: “Se não estivermos de mãos dadas, penso eu, nós não vamos conseguir realizar os projetos que a cidade precisa e aquilo que a população que nos elegeu quer”.

 

FORÇA DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES

Na medida que o prefeito Márcio vem dando respaldo e reunindo-se sempre que necessário com as Associações de Moradores, ao ser questionado como vê isso, Maurício respondeu ser “ótimo, porque o presidente precisa ter voz e vez, apesar de que quem coloca no orçamento e faz as leis somos nós (Câmara)”.  O orçamento de 250 milhões para 2018 foi lembrado, mas que ao ter sua aplicabilidade para todas as áreas, necessita de ser bem planejado, e acaba não sendo diferente do cuidado que temos que ter, com o orçamento de um lar, que se não for bem administrado, desanda. “Mas felizmente nosso prefeito tem trabalhado muito bem. Nós temos contemplado o anseio da população”, enumerando o montante representado pela pavimentação que vem sendo feita. As obras chegando nos bairros como Jardim União, por exemplo, adjetiva como “avanços da administração”.

 

HOSPITAL REGIONAL

Uma pauta latente do site Oberekando com os prefeitos da região, sempre foi comentar a respeito da importância do Hospital Regional que mais que atender à Telêmaco, e como o próprio nome diz, o fará também aos municípios vizinhos: “Ontem (segunda-feira, dia 02/04) foi um motivo de muita alegria, porque uma obra que estava parada há dez anos, agora finalmente foi inaugurada. Vai funcionar com apenas 30% da capacidade, mas aí está o desafio nosso, de continuar lutando”, até que se chegue ao montante ora planejado, de atendimento.

 

PRAÇAS DA CIDADE RETOMADAS PELA POPULAÇÃO

Ele afirmou que este é o objetivo! “A gente fica feliz. Eu pude estar na Praça (da Família durante a Páscoa na Praça). Você vê a praça tomada pelas famílias e vendo as crianças correndo, brincando com os coelhinhos... isso é magnífico! Quando a família vai pra praça e toma seu espaço, não tem lugar pra marginalidade!”. Maurício acrescentou que as demais praças também estão recebendo melhorias. Conforme contato com a Administração, ele não poderia esquecer da Praça na Área 3, que deve nos próximos meses, ter continuidade.

 

UM PRESIDENTE CONCILIADOR

Respondendo como consegue ser um presidente conciliador, - forma com que vem conduzindo o Legislativo em relação aos demais edis -, disse que todos, mesmo que por linhas diferentes, têm um mesmo objetivo, “e o meu papel realmente, é conciliar, tentar um melhor diálogo com a Administração... com o Executivo, para que todos nós juntos, trabalhando num mesmo objetivo, com certeza vamos conseguir chegar bem mais longe”.

No trabalho Legislativo, fora citado também a importância da família na caminhada. Evangélico, e que por vezes é chamado em algumas igrejas para louvar, disse que o louvor preferido chama-se “Situações”. A pergunta de qual é o maior presente que Telêmaco possa ter de Maurício nestes 54 anos, disse: “Honestidade, serenidade e vontade de fazer as coisas acontecerem”.

 

UMA MENSAGEM AO PREFEITO MÁRCIO

Feita essa solicitação do site, ao presidente, que sempre é recebido de portas abertas no Gabinete, lembrou que tem andado com ele, e aprendido com ele, “porque a dádiva de nossa vida é aprender com aquele que sabe mais que a gente. Tenho aprendido que é possível fazer!”. Sempre viajando com o prefeito, quando chega no Palácio Iguaçu, os caminhos têm se abrido, e eu sempre fico observando. Um excelente administrador, e as obras falam por si só!”. Acrescentou o carinho e respeito por Márcio. “Enquanto presidente da Câmara, eu sempre falo que minha maior obra foi derrubar os muros que existiam entre o Legislativo e o Executivo”.