ONLINE
250




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Lançado Programa Vale Alimentação Social

Na ocasião também, foi assinada OS para construção da quadra poliesportiva na escola do Monte Sinai II

FONTE: PMTB E OBEREKANDO

2022-03-11 às 19:10:03) A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou na tarde desta sexta-feira (11), no hall do Paço das Araucárias, o Programa Vale Alimentação Social.

O programa consiste na contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de administração e gerenciamento de emissão e distribuição de cartões magnéticos, para a concessão do benefício eventual Auxílio Alimentação, conforme a Lei Municipal nº 2230/18, que regulamenta os benefícios eventuais destinados aos usuários da política de assistência social, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, bem como, a Lei Complementar 2354/20, que tem por finalidade trazer melhorias às condições de fornecimento dos alimentos mediante concessão de cartão.

Atualmente, a SMAS disponibiliza mensalmente cestas básicas nos tamanhos M (médio) e G (grande) para aproximadamente 350 famílias cadastradas junto ao Cadastro Único e em situação emergencial de necessidade de atendimento com auxílio alimentação.

“É motivo de satisfação e alegria podermos oferecer esse cartão de Vale Alimentação a população que tanto precisa. É uma maneira mais humana que o beneficiado escolha o que mais necessita para atender as necessidades da família”, destacou o prefeito Dr. Marcio Matos.

Neste contexto, a prefeitura, interessada em melhorar o atendimento, através da SMAS, propôs a criação do Programa Vale Alimentação Social para que as famílias usuárias da política de assistência social possam adquirir alimentos, e produtos de higiene pessoal e limpeza nos estabelecimentos comerciais em rede credenciada, mercados, supermercados e similares.

 

MERCADOS CREDENCIADOS

Já são sete mercados credenciados e a empresa contratada continua os contatos para a realização de novas parcerias.

Serão dois valores de cartão, de R$ 120,00 para famílias com composição de até 4 integrantes e de R$ 190,00 para famílias com composição acima de 4 integrantes.

“O prefeito e sua equipe tem essa sensibilidade em atender as políticas públicas nas suas reais necessidades. Política não é fazer caridade, mas levar o que é de direito a cada cidadão. Esse programa é um exemplo disso”, ressaltou a vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo.

O Cartão Vale Alimentação Social não se trata de um programa de transferência de renda e sim de um benefício eventual de auxílio alimentação que venha ao encontro de garantir a autonomia na escolha dos produtos, melhora e promoção na qualidade alimentar das famílias atendidas e/ou acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Serviço de Acolhimento.

Para o secretário de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, o lançamento deste programa é motivo de satisfação pelo empenho de toda a equipe. “Com esse cartão dará o direito a autonomia desta família ir aos locais credenciados e retirar o seu alimento e aquilo que ela necessitar. Somos referência para outros municípios na questão de políticas públicas e essa é uma marca da administração do prefeito Dr. Marcio e a Rita”.

A oferta do benefício deve ser temporária, com a possibilidade de prorrogação quando a equipe responsável pela concessão identificar a necessidade. Nesse sentido, a oferta do benefício eventual de auxílio vulnerabilidade em forma de cartão, assegura possibilidades reais de conquista da autonomia, que é referência fundamental do SUAS.

O presidente da Câmara de Vereadores, Miltinho Machado ressaltou o empenho e dedicação dos pares em avaliar e aprovar o os projetos que beneficiam a população. “Vemos que a Administração está desenvolvendo um grande trabalho e a Câmara também porque sabemos o objetivo é em comum, o desenvolvimento de nossa cidade”.

Representando os usuários das políticas da Assistência Social, Jocemara dos Santos, agradeceu o município pelo benefício. “Só tenho mesmo que agradecer, porque há seis anos recebo auxílios pela Assistência Social e que são fundamentais para manter minha família. E tenho certeza que este cartão irá nos ajudar ainda mais”. Outro usuário das políticas assistências presente foi Adilson Barradas.

Participaram da solenidade, os secretários municipais, Rubens Benck (Gabinete), Nando Matos (Planejamento), professora Rosimeyre Carneiro (Educação), Izomar Pucci (Administração), Celso Burakovski (Finanças) e Elson Ferreira (Indústria).  Os vereadores, Ezequiel Ligoski, Elis Saldivar, Marquinho Almeida, professor Klecius Silva, Sid Siqueira, Jefferson Abreu e Toninho Flenik.

 

QUADRA POLIESPORTIVA NA ESCOLA DO MONTE SINAI II

d

Rosimeyre disse da gratidão que tem de compor a atual Administração: “Como é bom fazer parte de uma gestão como essa, e aonde você olha nesta cidade, existem obras feitas”. Citou ela que ontem esteve com a APP Sindicato, ao lado do prefeito Márcio, que recebeu dela, elogio pela valorização também os professores, em relação ao reajuste, que mesmo sendo um cumprimento de Lei, em Telêmaco não foi necessário se chegar ao percentual máximo de uma vez, porque a Administração já vinha olhando com atenção, ao salário dos professores.

Hoje, ela assinou a Ordem de Serviço que trará a construção de quadra poliesportiva na escola, com adiantada construção, no Monte Sinai II. A iniciativa para a quadra, teve esforço especial da vereadora Elis, que inclusive, reside nas proximidades, e assim, atende, além de toda cidade, também à população de vários bairros próximos.

 

CAMINHOS DO TIBAGI

 s

Enquanto esperava para o início de uma reunião que, no Gabinete do prefeito Márcio, trataria do Consórcio Caminhos do Tibagi, quem falou também ao Oberekando, foi Gilson Meira Proença. Ele é vice-prefeito de Ortigueira, e tem, ao lado do prefeito Ary Mattos, estado numa enorme correria, porque é grande a demanda de trabalho daquele município vizinho.