ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Klabin reduz emissão de Gases do Efeito Estufa
Klabin reduz emissão de Gases do Efeito Estufa

Iniciativa rendeu a empresa o Selo Clima Paraná

FONTE: KLABIN

s

2019-11-28 às 07:39:33) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, teve suas quatro unidades no Paraná reconhecidas, este mês, pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em Curitiba, com o Selo Clima Paraná, que destaca as empresas que quantificam suas emissões de Gases de Efeito Estufa. Rio Negro, Paranaguá, Monte Alegre e Puma receberam a certificação, sendo que as duas primeiras foram contempladas com o Selo Clima Paraná Ouro e as demais com o Selo Clima Paraná Ouro Plus, por apresentarem além da quantificação e da verificação por terceira parte, a redução de suas emissões superior a 0,5% em relação ao ano anterior.

 "O reconhecimento com o Selo Ouro reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, pautado por nosso compromisso ambiental. Este ano ainda fomos contemplados com a categoria Ouro Plus para Monte Alegre e Puma, reforçando o forte trabalho realizado pela empresa para redução do consumo de óleo combustível, priorizando a biomassa (combustíveis renováveis) para geração de energia, estando em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  Seguiremos atuando para conter, cada vez mais, a emissão de gases e contribuir positivamente para a agenda de Mudanças Climáticas", destacou o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Cesar Batista Nogueira.

O modelo de gestão ambiental, que contribui para a melhoria operacional e de processos e a ampliação da presença de fontes renováveis na matriz energética da Klabin, reflete-se em importantes resultados nessa área, como a redução na emissão de Gases de Efeito Estufa.  Atualmente, a companhia mantém uma matriz energética proveniente 89,1% de fonte renovável, gerada a partir de produtos de origem florestal. Segundo os dados de 2018, foram emitidas 6,1 milhões de toneladas de CO2 equivalente, enquanto mas as nossas áreas florestais removeram 11,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente, resultando em um saldo positivo de 5,1 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Isso significa que a sua base florestal remove mais dióxido de carbônico da atmosfera do que é emitido em todas as suas unidades industriais.

Desde 2003, a Klabin S.A reduziu em 61% as emissões de Gases de Efeito Estufa para cada tonelada de produto produzido.

 

 SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 54